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Metodologias e Projetos de Animação Socio-educativa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS20022    Sigla: MPAS
Áreas Científicas: Matemática, Pedagogia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 23 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Helena Simões   2,00
Luísa Ramos de Carvalho   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular espera­se que os estudantes manifestem as seguintes competências:
­ Identificar necessidades de animação sócio­educativa;
­ Identificar boas práticas de animação socio­educativa;
­ Analisar um projecto de animação socio­educativa; identificando as suas diferentes componentes;
­ Elaborar, implementar e avaliar uma acção de intervenção socio­educativas;
­ Construir, adaptar ou utilizar diferentes materiais, dinâmicas ou jogos educativos de acordo com os objectivos
de intervenção a que se refere.

Programa

­ Conceitos de Animação Sócio­educativa;
­ Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude (perturbações do comportamento social, abandono e
insucesso escolar, negligência e maus tratos);
­ Elaboração, implementação e avaliação de projectos de animação sócio­educativa;
­ A realidade portuguesa: boas práticas de animação socio­educativa.


Métodos de Ensino

­ Análise bibliográfica.
­ Análise de boas práticas em animação socio­educativa;
­ Elaboração de um relatório escrito referente à aplicação das metodologias e das acções desenvolvidas pelo
estudante num contexto de animação por ele escolhido .(100%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
AMBRÓSIO, Teresa; ESTEVÃO, Lucas; FRANÇA, Luís de; PINTO, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos
Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e
Pedagogia. Lisboa.
JACQUIN, Guy (1963) A Educação pelo jogo. Livraria Editora Flamboyant. Colec. Psicologia e Educação. São
Paulo.
MAISONNEUVE, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.
SALGUEIRO, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de
Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663
SAMPAIO, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial
Caminho. Lisboa. P.214.

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Página gerada em: 2024-05-03 às 05:45:23 Última actualização: 2010-07-19