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Saúde e Sociedade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
LAIS201 |
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Sigla: |
SS |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
25 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Helena Maria Espada Simões | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica, psicológica e social.
Identifica os determinantes da saúde e factores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações.
Explicita o papel do Lic em Educação Básica em matéria de Saúde.
Planifica, de modo cientifica e tecnicamente sustentado, acções e intervenções compatíveis com a óptica da
promoção da saúde, da segurança e do bem estar.
Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a promovem.
Formula soluções inovadoras e criativas na concepção dos planos de actividades e na elaboração de materiais
para usar nas acções de promoção da saúde e segurança que orientar.
Reflecte sobre as implicações das aprendizagens desta disciplina para a sua futura actividade no Ensino
Básico.
Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma moodle e ferramentas
multimédia.
Programa
• Conceito de Promoção da Saúde
• Conceito de Saúde e seus determinantes.
• A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
• O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em
saúde. Teorias e modelos teóricos aplicáveis à análise e à mudança comportamental no domínio da Saúde
• Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
• A comunicação pedagógica, seus intervenientes e adequação da mensagem aos destinatários
• Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde
• A saúde no quotidiano, perspectivas em confronto. Saúde Escolar, Saúde Mental, Educação Sexual.
Outros conteúdos a abordar: Em resposta aos interesses manifestados pelos estudantes e ao
desenvolvimento das actividades, serão abordados outros conteúdos em áreas da saúde específicos com
especialistas convidados.
Métodos de Ensino
No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as Ciências da
Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver competências e atitudes para a prevenção e
promoção da saúde, a UC é organizada em módulos obrigatórios com temas diferentes mas articulados entre
si.
Os seminários são dinamizados com o apoio de especialistas e de equipas que desenvolvem actividades no
terreno.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Pesquisa em bases de dados; b) Participação em seminários c)
Utilização da plataforma moodle; d) Realização de projectos de intervenção em grupo (elaboração de
propostas; planificação e desenvolvimento de actividades).
Avaliação contínua centrase na participação e dinamização de actividades nas aulas ao longo do semestre.
São elementos de avaliação sumativa o teste individual e o trabalho de grupo (concepção e planificação de uma
acção de intervenção em âmbito escolar).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barroso., Pereira, A., Rodrigues, M. (2005). Educação para a Saúde – Formação
Pedagógica de Educadores de Saúde. Coimbra: Formasau.
Castro, G. (Coord.) (2001). Alimentação e Saúde. Colecção Estudos e Documentos 6. Lisboa:
Instituto Piaget.
Ewles, L., Simnett, I. (2004). Promoting Health: a practical guide (5th ed.). London:
Baillière Tindall.
Helman, Cecil G. (1998). Cultura, Saúde e Doença (2ª ed.). Artes Médicas. Porto Alegre.
Plano Nacional De Saúde 20042010 (2004). Prioridades e Orientações Estratégicas; Ministério da Saúde,
DirecçãoGeral da Saúde. Lisboa. Acedido em Dezembro 2009, disponível em http://www.dgsaude.minsaude.pt/pns/media/pns_vol1.pdf.
Organização Mundial da Saúde. (1986) Carta de Ottawa. Genebra: OMS
http://www.dgsaude.pt
Redman, B.,K. (2000). A Prática da Educação para a Saúde (9ª ed.). Loures: Lusociência.
Rosa, I. S. E C. B. Queiroz (1995). Educar Segurança! Lisboa: IIE e ESE de Setúbal.
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