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Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - A
Código: |
LAIS209 |
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Sigla: |
DDAP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - A
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
25 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
10,0 |
120 |
270,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Promover as competências de Investigação: Reflete sobre os processos de construção do conhecimento
científico;Identifica necessidades e problemas;Pesquisa e recolhe informação pertinente;Utiliza técnicas de
recolha de informação adequadas;Analisa informação de diferentes fontes.
Promover as competências de Interação: Compreende o sistema de relações existente num
contexto/instituição;Sabe comunicar e interagir;Sabe cooperar com os outros para pôr em prática projetos
comuns;Adapta-se a novas situações.Promover as Competências de análise crítica, elaboração, dinamização e avaliação de projetos: Conhece e
analisa criticamente programas e projetos;É capaz de elaborar um projeto tendo por base uma dinâmica de
investigaçãoação;É capaz de apresentar e discutir publicamente o projeto;É capaz de concretizar um projeto
e/ou uma parte dele;É capaz de avaliar e refletir sobre um projeto e/ou algumas das suas componentes
específicas
Programa
1.Investigação e dinâmicas de Intervenção Social
1.1.Sociologia da Ação: construção e reconstrução de saberes em estudos de investigaçãoação e de trabalho
de projeto.
1.2.Questões de natureza conceptual e operacional:
1.3.Tipologia de Projetos:
2. Design e desenvolvimento de projetos de Animação e Intervenção Sociocultural
2.1 Os problemas e a construção de recolha informação:
2.2.A Análise e interpretação da Informação:
2.3. O Planeamento da Ação:
3. Avaliação de Projetos Animação e Intervenção Sociocultural
3.1.Avaliação dos Projetos (conceitos, processos e resultados);
3.2.Monitorização e avaliação participada de projetos;
3.3.Processos de apresentação, discussão e disponibilização da avaliação
Métodos de Ensino
Análise e discussão de textos sobre metodologias de investigação e sobre investigaçãoação.
Elaboração em grupo de trabalho de um projeto pertinente para uma instituição com uma missão
social/cultural/educativa do distrito (em parceria).
Exposição e debate dos projetos elaborados pelos estudantes a professores da unidade curricular e a
membros da comunidade convidados (júri), entre os quais alguns ligados à instituição para a qual o projeto foi
elaborado.
Reconstrução coletiva do projeto tendo por base as diferentes propostas dos grupos e realização de uma
parte do mesmo, respetiva avaliação e reflexão sobre a execuç
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Bogdan e Biklen (1992). Investigação Qualitativa em Educação uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto
Editora.
Carmo, H. & Malheiro, M.(1995). Metodologia de Investigação. Lisboa: Universidade Aberta.
Capucha, L.(2008). Planeamento e Avaliação de Projectos. Guião Prático. Lisboa: Ministério da Educação
(obrigatório)
Cortesão, L. (1992). Avaliação na InvestigaçãoAcção. Comunicação. Actas do 2º congresso da Sociedade
Portuguesa de Ciências da Educação. Braga: SPCE.
Elliot, J.(1990). La investigaciónaccion en education. Madrid: Ediciones Morata
Esteves, L (2008). Visão panorâmica da InvestigaçãoAcção. Porto: Porto Editora.
Guerra, I.(2002). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção
Leite, E; Malpique, M.; Santos, M.(1991). Trabalho de Projectoaprender por projectos centrados em problemas.
Porto: Edições Afrontamento. (obrigatório)
Tuckman, B. (1994/2000). Manual de investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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