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Comunicação Empresarial e Marketing

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS303    Sigla: CEM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 29 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, o técnico de animação sociocultural, deve ser capaz de reconhecer no Marketing (MKT) e Comunicação Empresarial (CE) poderosos aliados da sua atividade, com destaque para o MKT social. As atuais alterações da sociedade obrigam a uma ação deste tipo de profissionais de forma concertada com outros profissionais de múltiplos sectores, numa visão dinâmica da intervenção destes técnicos na comunidade. Atente-se no aumento da esperança média de vida, o acesso facilitado à formação superior, o decréscimo da diversidade de oferta nos campos do apoio à família, o decréscimo do custo no acesso aos bens culturais, a diversidade de oferta cultural, a maior disponibilidade para o lazer, o interesse das empresas – independentemente do sector de atividade - por um domínio que competia, até há poucos anos atrás, quase em exclusivo ao sector público, o crescente interesse pelo denominado marketing social, a tendência para a profissionalização deste sector, o input que as novas tecnologias têm dado ao sector ao facilitarem o acesso e a comunicação entre produtor e utente e ao abrirem novas portas aos métodos e suportes de animação, a preocupação crescente pela saúde e bem-estar…
Por isso, deste profissional espera-se que seja capaz de apoiar os utentes, independentemente das características psicográficas, como um todo, na preocupação pelo seu bem-estar social e, em simultâneo, desenvolver o gosto pela frequência de espaços e pela fruição de eventos e manifestações culturais de vária índole.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os seus conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.

Esta UC oferecida pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem faz parte do Plano de Estudos do 3º ano do Curso de Animação e Intervenção Sociocultural sendo de frequência obrigatória.

Programa

Introdução
1. Objetivos da disciplina, metodologia e sistema de avaliação
2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial

Comunicação empresarial e marketing
3. Conceitos básicos
- Tipologia de organizações
- Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
- Particularidades da gestão de Marketing – o Marketing Social, o marketing nas organizações sem fins lucrativos e a e responsabilidade social
- Das coisas às causas
4. Meio envolvente de Marketing
- O Microambiente e macro ambiente de marketing
- Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
5. Análise do comportamento e processo de compra e de consumo
- Públicos, StakeHolders e ShareHolders
6. A comunicação de Marketing
- Funções, alvos e objetivos
- Elementos básicos da imagem das organizações
- Estratégias de Comunicação de Marketing
- O Plano de Comunicação
- O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e venda pessoal – conceitos fundamentais, funções e objectivos
7. Especificidades das ferramentas da comunicação de Marketing: objectivos, alvos, técnicas e características particulares de cada ferramenta
8. Meios de comunicação social

Conclusão
9. Limites éticos e legais na comunicação empresarial

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Economia > Economia social

Ciências sociais > Economia > Marketing


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
Apresentação dos resultados das diferentes actividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint.
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respectivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador estudante.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as actividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.
Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário e local a definir; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens e emails; iv) através de contacto via correio eletrónico. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação sumativa e da realização do trabalho de grupo, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
Após o términus das atividades letivas quer o docente quer a plataforma de ensino a distância ficam disponíveis até ao final da época de exames de recurso.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Avaliação distribuída sem exame final.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Uma prova de avaliação escrita, individual – 40% da nota;
b) Um trabalho de grupo – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio;
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância, incluindo a qualidade dos exercícios/atividades desenvolvidas – 20% da nota. Em ambos os modelos consideram-se os seguintes aspectos: assiduidade e interesse demonstrados nas aulas e actividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Nota mínima de 7 valores para qualquer dos elementos de avaliação.
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano letivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados na nota da prova de avaliação escrita. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente. Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões letivas em sala de aula deem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula presencial e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões, tendo-se em consideração a frequência de presenças, apesar de não apresentar um carácter compulsório e/ou eliminatório; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma ativa e colaborante nas atividades aí propostas.

Cálculo da
Classificação Final

Em avaliação contínua, a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%) em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle. No caso dos alunos abrangido por estatutos, a fórmula corresponde a: nota final = (A*50%)+(B*50%), em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo.
A nota a atribuir aos trabalhos depende da respetiva componente oral e/ou escrita.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

AZEVEDO, Carlos; FRANCO, Raquel; MENESES, João Wengorovius;Gestão de Organizações sem fins lucrativos – o desafio da inovação social, Grupo Editorial Vida Económica, 2010
CAETANO, Joaquim, Rasquilha, Luís;Gestão da comunicação, Quimera, 2005
KOTLER, Philip;Marketing para organizações que não visam o lucro, Atlas, 1978
LENDREVIE, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2004

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

Observações

Esta UC com o código AIS30003 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 3º ano de Animação e Intervenção Sociocultural.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão lectiva presencial, para além de encaminhado junto dos responsáveis dos órgãos da ESE/IPS podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de actividade lectiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo. Até lá a versão definitiva para o ano lectivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 00:38:42 Última actualização: 2010-07-19