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Projeto de Animação e Intervenção
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - A
Código: |
LAIS304 |
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Sigla: |
PAI |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - A
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
30 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
30,0 |
320 |
810,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Compreende que a construção da identidade profissional do Animador Sociocultural tem constituído um
percurso complexo, influenciado social e culturalmente.
Compreende a importância das questões éticas e deontológicas ligadas ao exercício das profissões.
Conhece as competências e funções dos animadores, designadamente os processos históricos de
construção do estatuto dos animadores socioculturais e do código deontológico.
É capaz de refletir sobre as diferentes características da Animação Sociocultural em função dos seus
objetivos, instituições, suportes, equipamentos e públicos.
Compreende a natureza, missão e limitações das instituições que se dedicam a esta área.
Compreende e sabe utilizar fundamentação de natureza pedagógica nas intervenções propostas.
Conhece e sabe aplicar as metodologias de planeamento da intervenção
É capaz de refletir sobre a sua própria prática como animador sociocultural.
Programa
1.Os Animadores Socioculturais
Construção da Identidade(s) Profissional(is) como processo individual, institucional e social (colectivo).
Evolução das concepções profissionais da Animação e atuais confluências (o voluntariado, a
profissionalização...).
Estatuto do Animador em Portugal, na Europa e no seio das Organizações Internacionais.
2. As Práticas de Animação e Intervenção Social
Os princípios da pedagogia social que enformam a profissão
A diversidade e a especificidade dos projetos e atividades de Animação Sociocultural contextos, âmbitos e
para públicos diferenciados.
Métodos de Ensino
Aulas centradas em dois objetivos fundamentais:
a) Enquadramento e abordagem dos conteúdos programáticos e reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos
estudantes nas instituições da comunidade.
b) Orientação tutorial – apoio aos estudantes na escolha de um contexto adequado ao desenvolvimento de
atividades de animação sociocultural, apoio à sua integração na instituição, planeamento e realização das
atividades e observação do desenvolvimento das mesmas em contexto.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
ANASC Associação Nacional de Animadores Socioculturais. – Estatuto
Do Animador Sociocultural. Disponível em http://anasc.no.sapo.pt/docs.htm
APDASC Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação
SócioCultural. Estatuto e Código Deontológico do Animador Sociocultural. Disponível em
http://www.apdasc.com/pt
AnderEgg, Ezequiel (1989). La Animación y Los Animadores. Madrid: Narcea SA de Ediciones
Barbosa, L.& Ricardo, M. (1992).Gerir o Trabalho de Projecto. Lisboa: Texto Editora.
Barbier, J.M (1996). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora.
Boutinet, J. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
Cevallos, P. L e Larrazábal, M. S. (1988). Formación de Animadores y Dinámicas de la Animación.Editorial
Popular SA.
Leite, E., Malpique,M.,& Santos, M. (1991). Trabalho de Projecto. Porto:Afrontamento.
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