|
Carteira de Competências
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - A
Código: |
LAIS305 |
|
Sigla: |
CC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - A
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
30 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As aprendizagens e competências a desenvolver têm como referência as competências desejáveis ao futuro
profissional e na sua construção considerouse uma interação entre três vertentes: as Competências Gerais
da ESE, as Competências Específicas e as Competências Profissionalizantes do Curso.
As competências gerais da ESE são consideradas como uma dimensão da matriz formativa da instituição e,
portanto, “unificam” perspetivas e práticas dos professores tutores que intervêm nos diferentes cursos. As
competências associadas ao curso de AIS são duas outras dimensões da matriz que remetem para os perfis
do estudante e do futuro profissional. Assim, por esta via, esta UC é também um instrumento de integração e
acompanhamento do estudante, um dispositivo tutorial.
As competências associadas ao curso foram apresentadas mais atrás, no campo “1. Objetivos gerais do ciclo
de estudos”, pelo que nos dispensamos de as apresentar de novo.
Programa
Esta UC não tem conteúdos fixados a priori. Ela pretende valorizar e creditar as aprendizagens e competências decorrentes da participação do estudante em ações /atividades de natureza diversa, de diferentes domínios
(DO), ao longo do seu percurso formativo na ESE, aproveitando oportunidades de participar, por exemplo, em:
Domínio 1 Profissional /Técnico: estágios nãocurriculares, atividades de animação e de tempos livres
(colónias de férias, grupos desportivos, IPSS, outros), cursos de curta duração, cursos de formação
profissional, organização de eventos, etc.
Domínio 2 Científico: conferências, encontros, seminários, publicações em suporte papel ou multimédia,
artigos, etc.
Domínio 3 Académico (não letivo): associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de
representantes, etc.
Domínio 4 Social e de Cidadania: ações de voluntariado, movimento associativo, ONGs intercâmbios
nacionais e internacionais, etc.
Métodos de Ensino
Existem tutores por grupos de 15 alunos, que os acompanham do 1º ao 3º ano. O tutor é o seu docente
orientador sobre atividades, competências, relatórios, etc., valorizando as estratégias de autoformação,
motivandoos a procurar e desenvolver, ao longo dos 3 anos, atividades significativas, relevantes e
diversificadas, que lhe proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.
A modalidade de trabalho predominante são os encontros com o tutor, individuais ou de pequeno grupo, os
quais, em regra: a) são previamente combinados com o tutor; b) pressupõem, por princípio, a definição prévia
dos conteúdos /objetos de trabalho desses encontros; c) podem pressupor a prévia entrega pelo estudante de
um produto sumário (explicitação de intenções de observação/participação ou do préprojecto, dúvidas,
dificuldades, etc.); d) visam preparar a elaboração e/ou a discussão dos relatórios do estudante e do seu
portefólio.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
CASTRO, L. e RICARDO, M. (1993). Gerir o trabalho de projecto. Lisboa Texto ed.
GOMES, I. e FRANKLIN, A. (1994). Eu vou fazer um trabalho, Porto: Porto ed
SALOMON, D. (1991). Como fazer uma monografia. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes
|
|