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Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: M12C10008    Sigla: DPORT
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
M12C1 7 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Ana Luísa Gaspar Costa   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular Didática do Português (DP) surge no currículo do curso de Mestrado em Ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico como espaço privilegiado de reflexão sobre de ensino da Língua Portuguesa. Organiza-se em articulação com a Unidade Curricular Introdução à Didática do Português da Licenciatura em Educação Básica, visando o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais dos estudantes, no âmbito da sua formação na área científica de Língua Portuguesa e, sobretudo, o desenvolvimento de competências profissionais necessárias à atividade docente com crianças dos 6 aos 12 anos.
Esta UC fornecerá bases teóricas, de descrição, de experimentação e de pesquisa autónoma, essenciais ao conhecimento dos contextos da Educação Básica, constituindo um espaço de aprofundamento de competências, conhecimentos e atitudes facilitadores da tomada de decisões didáticas, tendo em vista a resolução de problemas colocados pela complexidade do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
No final da UC de Didática do Português, os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir criticamente sobre resultados de investigação recente em Didática do Português e em Linguística Educacional.
- Questionar teorias, crenças e conceções relativas ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos anteriores sobre Didática do Português e sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar propostas de intervenção educativa.
- Programar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de alunos dos 1.º e 2.º ciclos.
- Planificar atividades de ensino e de aprendizagem da oralidade, da leitura, da escrita e da gramática do português.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Construir uma perspetiva pessoal fundamentada sobre os documentos orientadores do ensino do português.
- Desenvolver competências profissionais pelo aprofundamento de conhecimentos, capacidades e atitudes didáticas.
- Percorrer itinerários individualizados de formação e de investigação em Didática do Português, que possibilitem uma análise crítica do processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino básico.

Programa

A. Investigação em didática e em ensino do português
1. Didática do Português e Linguística Educacional: delimitação epistemológica.
2. Reflexão crítica sobre os documentos orientadores do ensino do português (Metas Curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino Básico.
3. Desenvolvimento de competências nucleares em Língua Portuguesa ao longo do Ensino Básico.
B. Desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa
1. O ensino da gramática
1.1. O conhecimento linguístico no início das aprendizagens formais: variação e diversidade linguística.
1.2. Desenvolvimento do conhecimento linguístico, promoção da consciência linguística e construção de conhecimento metalinguístico.
1.3. Algumas razões para o ensino da gramática; abordagens curriculares ao ensino da gramática («funcionamento da língua», «conhecimento explícito» e «gramática»).
1.4. Construção de atividades e tipologias de exercícios para a manipulação de estruturas linguísticas e para construção do conhecimento metalinguístico.
1.5. Avaliação do conhecimento linguístico e do conhecimento metalinguístico.
2. Domínio da escrita
2.1. Dimensões gráfica e ortográfica: do oral ao escrito.
2.2. Dimensão textual: texto, competência textual e discursiva; géneros textuais e desenvolvimento da literacia de escrita; componentes do processo de escrita.
2.3. Modelos de ensino e de aprendizagem da escrita para os 1.º e 2.º ciclos e os projetos de escrita (os «estaleiros de escrita»).
2.4. Questões de avaliação da expressão escrita. Construção de instrumentos de avaliação da escrita.
3. Domínio da leitura
3.1. Pré-história da aprendizagem da leitura; desenvolvimento da linguagem oral, consciência linguística e desenvolvimento da leitura.
3.2. Panorama sobre métodos de aprendizagem da leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos; a decifração: vias de acesso fonológica e lexical.
3.3. O ensino da compreensão de textos: fatores derivados do texto, do leitor e do contexto; Processos e estratégias de leitura; fluência na leitura de textos.
3.4. Construção de atividades de leitura visando diferentes níveis do processo de compreensão, bem como diferentes objetivos e estratégias.
3.5. Modalidades de avaliação. Construção de instrumentos de avaliação da leitura.
4. Domínio da oralidade: a compreensão e a expressão orais
4.1. O desenvolvimento da consciência fonológica e aprendizagens formais da leitura e da escrita.
4.2. O conhecimento de géneros do discurso oral para o desenvolvimento da compreensão e da expressão orais.
4.3. Análise e construção de atividades de desenvolvimento e de avaliação da compreensão oral.
4.4. Planificação e avaliação de atividades de expressão oral orientada.


Métodos de Ensino

Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
A avaliação incluirá a participação dos estudantes nas aulas e a realização de trabalhos práticos e de reflexão sobre os temas desenvolvidos. Neste sentido, a classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade, participação nas aulas e realização de pequenas tarefas de aula - 5%
- Recensão crítica de um artigo, capítulo de livro ou livro sobre um tema de Didática da Língua (individual) - 30%
- Proposta de sequência de atividades, prevendo o desenvolvimento articulado de duas ou mais competências do Português e incluindo um enquadramento teórico e didático (pares/grupo) - 40%
- Apresentação oral de parte da sequência de atividades proposta (individual) - 25%

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia
ALEIXO, Conceição (coord.) (2010). Roteiro avaliação de textos: da aferição das aprendizagens à sala de aula. Lisboa: GAVE.ME.
BARBEIRO, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: e dimensão textual. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BOTELHO, Fernanda (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português - um estudo prospectivo, tese de doutoramento em Ciências da Educação - Didáctica do Português, apresentada à Universidade Aberta.
COSTA, João et al. (2010). Guião de implementação do Programa. Conhecimento Explícito. Lisboa: DGIDC.ME.
DUATE, Inês (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
FERRÃO TAVARES, Clara (2007). Didáctica do Português língua materna e não materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
FREITAS, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
FREITAS, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa e Adelina Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e implicações para o ensino do português como língua materna. Lisboa: Colibri, APP.
GIASSON, J. (1993). A compreensão na leitura. Porto: Edições Asa.
GRABE, W. & R. Kaplan (1996). Theory and practice of writing. Londres e Nova Iorque: Longman.
JOLIBERT, J. (coord.) (1988). Former des Enfants Producteurs de Textes. Paris: Hachette-Écoles.
________ (2000). Formar crianças leitoras. Porto: Edições Asa.
MENYUK, Paula & Brisk, Maria Estela (2005). Language Development and Education. Children with Varying Language Experiences. New York: Palgrave. MacMillan.
NIZA, Ivone et al. (2011). Guião de implementação do Programa. Escrita. Lisboa: DGIDC.ME.
SIM-SIM, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2009). O ensino da leitura. A decifração. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
SILVA, Encarnação et al. (2011). Guião de implementação do Programa. Leitura. Lisboa: DGIDC.ME.
TAVARES, Clara Ferrão e Luís Filipe Barbeiro (2011). As implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. (2009). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º ciclo do ensino básico. Coimbra: Almedina.
Documentos orientadores
DGE (2012). Metas curriculares de Português. Ensino básico. Lisboa: DGE. ME.
_______ (s/d). Metas curriculares de Português. Caderno de apoio. Aprendizagem da leitura e da escrita. Lisboa: DGE. ME.
DGIDC (2008). Dicionário Terminológico para Consulta em Linha (DT) [http://dt.dgidc.min-edu.pt/]
________ (2009). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.ME.

Opções
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