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Didática da Educação de Infância I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: MP1C10001    Sigla: DEI1
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 29 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
António Vasconcelos   1,30
Augusto Pinheiro   1,30
Luciano Pereira   1,30


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular Didáctica da Educação de Infância I contempla o desenvolvimento de saberes
integrados das áreas que se apresentam a seguir e implica a concepção e a organização de situações
pedagógicas no âmbito da Educação de Infância, em articulação com a prática pedagógica.
Deste modo, a área de didáctica da Língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de
aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças; a área de didáctica das Expressões congrega
(i) a expressão musical que tem como finalidade o desenvolvimento do sentido e da criatividade musical e a
experienciação e compreensão das qualidades dos fenómenos sonoros e musicais; (ii) a expressão
dramática que visa a iniciação à linguagem não verbal e ao jogo simbólico; (iii) a expressão físico-motora
que tem como finalidades essenciais o desenvolvimento das capacidades coordenativas e das habilidades
motoras rudimentares e fundamentais; (iv) a expressão plástica que visa desenvolver o sentido estético e
as capacidades criativas e críticas.

Programa

aprofundar aspectos teóricos e experimentais, essenciais à compreensão e apropriação
dos processos comunicativos nos períodos pré-verbal e verbal e salientar a importância destes períodos
para o desenvolvimento linguísticos das crianças.
O educador, enquanto gestor do currículo, toma decisões fundamentais sobre o acto educativo. A acção
educativa pressupõe o trabalho de observar, registar e planear propostas educativas e de acompanhar o
desenvolvimento das crianças, reflectindo e avaliando o seu trabalho constantemente.A importância da actividade motora no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a Infância. pela natureza própria das práticas dramáticas no contexto educativo, o estudo das
dimensões lúdica e pedagógica da experiência performativa multidisciplinar, fundamentais para o
desenvolvimento integral da pessoa


Métodos de Ensino

Os estudantes deverão ser capazes de planificar actividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas
do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito da didática das expressões e da pedagogia-
.

Cálculo da
Classificação Final

Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de
desenvolvimento da linguagem pré-verbal e/ou verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões
(motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto,
dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
Os trabalhos são individuais, podendo ser articulados por instituição educativa.
1 – Avaliação e classificação – ponderação
10% - Assiduidade/participação nas aulas da unidade curricular
90% - Trabalho individual

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

75%

Bibliografia

Adragão, J. V. (1998). Língua Portuguesa Gramática de uso. Texto inédito. Setúbal: Escola Superior de
Educação de Setúbal, Departamento de Línguas. (não publicado)
Botelho, F. (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português- um estudo prospectivo. Tese
de doutoramento inédita, Universidade Aberta, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças.
Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência
fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento
Curricular.
Bassedas, E., Huguet, T., & Sole, I. (1996). Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed.
Gandini, L., & Edwards, C. (2002). Bambini; A Abordagem Italiana à Educação Infantil. Porto alegre:
Artmed.
Gallahue, D., & Ozmun, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª ed.). USA: Brown & Benchmark.
Haywood, K.M., & Nancy, G. (2005). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Perez, L. (1987). Desarrollo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos S.A

Opções
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