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Didáticas Específicas do 1º Ciclo II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: MP1C20004    Sigla: DE1C2
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 28 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Cristina Sequeira   1,00
António Vasconcelos   1,00
Leonor Saraiva   1,00
Maria de Fátima Mendes   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) Didáticas Específicas do 1º Ciclo II dá continuidade à UC Didáticas Específicas do 1º Ciclo I e, por isso, baseia-se nos mesmos pressupostos e é norteada por princípios orientadores idênticos. O seu principal propósito é possibilitar o enriquecimento da formação do futuro professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da reflexão, discussão e problematização de temas e questões fundamentais ao nível das didáticas de áreas disciplinares deste Ciclo de ensino. Neste âmbito, dar-se-á um relevo especial às aprendizagens relativas aos 2.º, 3º. e 4º. anos de escolaridade.
O programa desta UC estrutura-se em torno do tema “A aula do 1.º Ciclo” onde se consideram vários subtemas. A natureza quer do tema, quer dos subtemas é transversal, no sentido em que não tem um vínculo direto com nenhum tópico disciplinar particular. Esta opção decorre de se pretender proporcionar, aos futuros docentes, uma formação que lhes permita analisar e interpretar, de uma forma holística, a prática profissional do professor, nomeadamente as situações educativas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo.
A lecionação desta UC é assegurada por uma equipa de docentes de várias áreas científicas: Português, Matemática, Ciências Naturais e Expressões. Cada área científica terá um espaço de intervenção próprio. No entanto, globalmente, existe uma forte articulação ao nível dos objetivos gerais de cada uma destas áreas. Assim, para o desenvolvimento do trabalho relativo aos vários subtemas do programa contribuem todas as didáticas específicas das áreas científicas, pelo que cada subtema reflete e integra o conhecimento relativo a cada uma.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didáticas específicas das áreas disciplinares do 1.º Ciclo, tendo em vista compreender o processo de ensino e aprendizagem neste ciclo de ensino;
• Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor;
• Promover a reflexão em torno de questões relativas à prática profissional, nomeadamente no que se relaciona com a componente letiva e, em particular, com situações de ensino e aprendizagem de tópicos disciplinares dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade;
• Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração;
• Incentivar os futuros professores a assumir uma perspetiva de formação e desenvolvimento permanentes ao longo da sua prática profissional.

Programa

Conteúdos
Tema: A aula do 1.º Ciclo.
Subtemas:
- as tarefas de aprendizagem;
- comunicação/discurso na aula do 1.º ciclo;
- materiais curriculares e não curriculares;
- a tecnologia na aula do 1.º Ciclo.
O tema e os subtemas focam-se em problemáticas que se colocam nas aulas de 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade. Especificam-se, em seguida, os conteúdos da UC.
3.1. As tarefas de aprendizagem: conteúdos, organização e natureza.
3.1.1. Estudo do Meio
Desenvolvimento das perspectivas de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio:
A. Temas e estratégias integradoras para o Estudo do Meio:
A.1- Educação ambiental: conceitos e instrumentos de investigação e análise das inter-relações dos ambientes naturais e sociais;
A.2- Educação para o desenvolvimento sustentável: conceitos e elaboração de actividades investigativas sobre a sustentabilidade na Terra;
A.3- Actividades promotoras da intervenção crítica no Meio natural e social.
B. Análise e concepção de actividades potenciadoras da integração de conteúdos e processos de trabalho no ensino e aprendizagem sobre o Meio.
C. A avaliação das aprendizagens na área do Estudo do Meio: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.
3.1.2. Expressões
Expressões artísticas
As expressões artísticas (dramática; musical; plástica) no 1º Ciclo do Ensino Básico: dialogicidade entre expressão, comunicação, performance e literacia.
A. Exploração e mobilização pedagógica das potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente, das obras artísticas como recursos expressivos, comunicativos, interpretativos, educativos e artísticos;
B. Definição e selecção da(s) intencionalidade(s) educativa(s): as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre, orientada, específica, integrada e global;
C. Concepção e adaptação de trajectórias de aprendizagem com recurso à aplicação prática dos saberes inerentes às literacias artísticas e ao desenvolvimento humano nos domínios dramático, musical, plástico;
D. Organização e exploração fundamentada de situações, percursos e propostas de aprendizagem diversificadas tanto específicas como integradas: planificação/preparação, desenvolvimento/dinamização e avaliação formativa.
Expressão Físico-motora
A aprendizagem das tarefas de Ginástica, Jogos pré desportivos e Patinagem:
A. Seleção de atividades, e matérias adequadas ao nível de desenvolvimento motor e ao bloco de matéria.
B. A intervenção pedagógica como elemento potenciador das aprendizagens. O que fazer, como fazer e quando fazer em expressão físico motora.
C. A avaliação das aprendizagens: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.
3.1.3. Língua Portuguesa
Domínio escrito: A aprendizagem da leitura e da escrita
A. O ensino da escrita
A.1. A Dimensão gráfica da escrita: conceptualizações sobre a linguagem escrita - funcionalidade, aspetos figurativos e conceptuais.
A.2. Dimensão textual: princípios orientadores e estratégias de desenvolvimento
A.2.1. Complexidade do processo de escrita: ciclo e componentes da produção textual – planificação, textualização, revisão e edição
A.3. Consciência linguística e desenvolvimento da escrita.
A.4. Dimensão ortográfica - O erro: contextos, tipologias e atitudes.
A.5. Contextos, estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da linguagem escrita.
B. A avaliação da escrita.
3.1.4. Matemática
Desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial e do pensamento algébrico nos 2.º, 3º e 4º anos de escolaridade
A. Tarefas matematicamente poderosas para a aprendizagem e sua sequência
A.1. A aprendizagem das operações aritméticas: cálculo mental e algoritmos
A.2. Dos números naturais aos números racionais não negativos
A.3. Pensamento relacional e pensamento funcional
A.4. A visualização e o raciocínio espacial na compreensão de relações geométricas e de características e propriedades de figuras bi e tridimensionais.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando-se que aprofundem os seus conhecimentos sobre os conteúdos programáticos. Em particular, serão realizadas tarefas e analisados documentos de diversos tipos, relacionados com cada uma das quatro áreas curriculares do 1.º ciclo do ensino básico referidas no item Conteúdos Programáticos.
Haverá sessões de acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, focadas na orientação e organização do estudo sobre esses conteúdos, bem como no esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento poderá ser feito presencialmente ou a distância.
A totalidade das aulas presenciais desta UC decorre durante as quatro primeiras semanas do semestre. O acompanhamento tutorial inicia-se na segunda semana de outubro e termina em janeiro de 2015, na data estipulada para a entrega do último produto de avaliação previsto nesta UC.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
De modo a obter a aprovação nesta UC, os(as) estudantes poderão escolher entre a modalidade de avaliação contínua ou de exame final. Para usufruírem da possibilidade de avaliação contínua, terão que participar em, pelo menos, 75% das sessões presenciais. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar necessariamente com a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final poderão, tal como os(as) restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas ao(às) docentes.
A avaliação contínua incidirá sobre: (a) a participação dos estudantes nas sessões presenciais; (b) a realização de um trabalho individual e (c) a elaboração de um trabalho em pares.
O trabalho individual consiste na elaboração de duas fichas de leitura de textos (artigos/partes de livros) que focam os subtemas da UC e incidem sobre as seguintes áreas curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. No primeiro dia de aulas de cada uma destas áreas, o(a) docente indicará o documento selecionado. As indicações sobre a elaboração das fichas de leitura, serão apresentadas na primeira semana de aulas.
O trabalho em pares incide sobre a análise fundamentada de episódios de sala de aula relativos a duas das áreas curriculares supramencionadas: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. No início das aulas, será indicado o procedimento a seguir para a seleção daqueles a partir dos quais cada par de estudantes deverá realizar este trabalho, e cujo enunciado será colocado na plataforma moodle, no espaço da UC, até ao dia 25 de outubro de 2014.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação e a atribuição da classificação final da UC far-se-ão de acordo com o seguinte:
Trabalho individual (ficha de leitura) - 50%
Trabalho em pares (análise de episódios) - 50 %
A classificação do trabalho individual corresponde à média aritmética das classificações obtidas nas duas fichas de leitura.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60
Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 01:41:20 Última actualização: 2010-07-19