This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP20016
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Animação, Promoção e Património Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: PAP20016    Sigla: A.P.PC
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 9 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Isabel Jesus   0,00
Pedro Felício   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível da:

a) Organização e gestão de informação (baseada no levantamento e identificação de indicadores culturais, das estruturas sociais e comunitárias existentes);
b) Apropriação e utilização de conceitos diferenciados (que permitam identificar as especificidades e “pontes” entre, nomeadamente, cultura, educação, instrução, desenvolvimento);
c) Compreensão dos fatores que orientam a fruição cultural;
d) Apropriação de conhecimentos práticos, utilizadas na animação do património cultural;
e) Realização de trabalhos e de apresentação e discussão dos mesmos, incidindo sobre os temas referidos nas alíneas anteriores e explicitados nos conteúdos programáticos.

Programa

1. Literacia artística
2. Cultura visual
3. Serviços educativos de bibliotecas e museus: organização e boas práticas
4. Animação e promoção do património cultural em diversos contextos
5. Objeto artístico como elemento indutor de animação sociocultural
6. Criação de elementos (artefactos) gráfico-plásticos de apoio à animação sociocultural


Métodos de Ensino

Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-activa na animação do património, utilizando o mesmo como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da discussão dos temas teóricos nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo, com vista a participarem em algumas das atividades ou visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio e um guião previamente definido relativamente à apresentação dos respetivos relatórios.
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, por grupo ou individualmente, e de acordo com o tema dos trabalhos a elaborar.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:

a) Participação e discussão nos temas abordados nas sessões teórico-práticas - 20%

b) Projeto de animação do património cultural, onde serão desenvolvidas metodologias e técnicas de animação do património cultural - 40%

c) Criação de elementos gráfico-plásticos de apoio ao projeto de animação do património cultural - 40%.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

DEBORD, G. ;A sociedade do espectáculo, Lisboa, Antígona , 2012 (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972)
FORTUNA, C. e SILVA, A. S. (org;Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal, Porto, Afrontamento, 2002
GERVEREAU, L.;Ver, Compreender, Analisar as Imagens. , Lisboa: Edições 70, 2007
MIRANDA, J. ;Teoria da Cultura, Lisboa: Século XXI, 2002
PEREIRA, J.; VIEITES, M.; LOPES, M;A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. , Amarante: Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural., 2008
PERES, A.; LOPES, M. ;Animação Sociocultural – Novos Desafios, Amarante: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP)., 2007
SILVA, A.; JORGE, V. [orgs.] ;Existe uma cultura portuguesa? , Porto: Edições Afrontamento., 1992 (Mesa redonda realizada na Casa das Artes (SEC, Porto) em 27 de Abril )
VIDIGAL, L.;Museologia e animação de espaços museológicos, Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. , 2000

Observações

Em complemento ao Programa será disponibilizado um documento com as indicações detalhadas acerca dos trabalhos a realizar no âmbito desta Unidade Curricular, bem como a respetiva calendarização das atividades a desenvolver.

Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 05:17:09 Última actualização: 2010-07-19