This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP20017
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: PAP20017    Sigla: ABEM
Áreas Científicas: Línguas e Literatura, Artes

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 4 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Clara Correia   2,00
Pedro Felício   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.

Programa

Conceitos fundamentais em Património, Museologia e Animação. Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus

¬Tipologias de Bibliotecas e Museus

¬Práticas de Animação em diferentes contextos Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e boas práticas.


Métodos de Ensino

Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Os produtos a) b) e e) são elaborados em grupo até 4 elementos. Os produtos c) e d) são individuais. Na alínea f) as intervenções são individuais em contexto grupal.
Datas e produtos de avaliação
a) documento com indicação genérica do trabalho a desenvolver até 23 de Fevereiro
b) proposta de projeto até 16 de Março
c) relatório de visita a Museu até 23 de Março
d) relatório de visita a Biblioteca até 13 de Abril
e) Projeto de animação – versão final até 15 de Maio (45%)
f) Apresentação do e/ou prática retirada do projeto 1 e 2 Junho

Cálculo da
Classificação Final

10%*(b+c+d)+45%*e+25%*f-(ver nota abaixo)

NOTA - o documento referido em a) não tem cotação autónoma. O atraso na entrega ou a sua não entrega terá implicações na nota final: menos 2% (1 dia de atraso) a que se soma 1% por cada dia extra de atraso até a um máximo de 15%

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Realização dos trabalhos de forma individual com data de entrega e realização da apresentação prática a combinar com os estudantes até 4 de Junho de 2015

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia Principal

ANICO, Marta ;Museus e pós-modernidade: discursos e performances em contextos museológicos locais. , Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2008 (. [tese] Cota: 069(469.411) ANI-MUS)
BARBOSA, Sandra Daniela Ferreira;Serviços Educativos online dos Museus: Análise de actividades. Universidade do Minho , 2006
CASSEN, Bernard ;Cette arme de domination. Manière de Voir. Nº 97. Fev.-Mar. p. 4 , 2008
FRÓIS, João Pedro ;Os Museus de Arte e a Educação. Discurso e Práticas Contemporâneas. in www.museologia.pt, ano II, n.º 2 (disponível no portal www.ese.ips.pt) )
GARCIA, Nuno Guina ;O museu entre a cultura e o mercado: um equilíbrio instável. Coimbra: Instituto Politécnico, 2003
GONÇALVES, Alexandra R;- Museus, Turismo e Território. Peniche: Congresso Internacional Turismo da região de Leiria e Oeste , 2007
GUEDES, Maria Carmina Brito de Arriaga Correia ;Guião para professores "A escola vai ao museu". Lisboa: IIE. , 2002
OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA PUBLICA - Directrizes Da Ifla/Unesco , 2003
REBELO, Carlos Alberto ;A Difusão da Leitura Pública. Porto: Campo das Letras. , 2002
VIDIGAL, Luís ;Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2000
Conselho Internacional dos Museus: http://icom.museum/
Conselho Internacional da Música; www.icm-cim.org
Instituto Português de Museus: http://www.ipmuseus.pt/pt/ipm/A3/IH.aspx
Organismo mundial para as artes performativas: http://www.iti-worldwide.org
Rede bibliotecas escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
UNESCO: www.unesco.org
Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 06:40:39 Última actualização: 2010-07-19