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Roteiros e Percursos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
PAP20018 |
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Sigla: |
RP |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
6 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A. Conhece a importância dos roteiros e percursos em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros e percursos.
Programa
A. Os roteiros e percursos no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada
B. A elaboração de roteiros e percursos no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros e percursos com base no património museológico, edificado e imaterial
C. A elaboração prática de roteiros e percursos
Tipos de roteiros e percursos
A importância do público-alvo
A construção informada, (com base nos documentos técnicos e científicos), das propostas de roteiros e percursos
A seleção da informação
A construção do texto informative
Métodos de Ensino
As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Trabalho de campo (saída de campo).
Ênfase nas abordagens integradas (física e humana) no território regional.
Realização de um trabalho de grupo e de um teste individual escrito.
Apresentação dos trabalhos de grupo
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo e um teste presencial. O trabalho de grupo terá um peso de 70 % e o individual de 30 %.
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