This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP20018
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Roteiros e Percursos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: PAP20018    Sigla: RP
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 6 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   0,00
Maria Clara Correia   0,00
Pedro Felício   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A. Conhece a importância dos roteiros e percursos em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros e percursos.

Programa

A. Os roteiros e percursos no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada

B. A elaboração de roteiros e percursos no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros e percursos com base no património museológico, edificado e imaterial

C. A elaboração prática de roteiros e percursos
Tipos de roteiros e percursos
A importância do público-alvo
A construção informada, (com base nos documentos técnicos e científicos), das propostas de roteiros e percursos
A seleção da informação
A construção do texto informative


Métodos de Ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Trabalho de campo (saída de campo).
Ênfase nas abordagens integradas (física e humana) no território regional.
Realização de um trabalho de grupo e de um teste individual escrito.
Apresentação dos trabalhos de grupo

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo e um teste presencial. O trabalho de grupo terá um peso de 70 % e o individual de 30 %.

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 23:44:00 Última actualização: 2010-07-19