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Projecto II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
PAP30005 |
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Sigla: |
PROJII |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
10 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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José Amilcar Capinha Gil | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular surge na sequência da UC Projecto I e visa enquadrar a proposta e as primeiras fases de desenvolvimento de um projecto que seja uma resposta possível a uma situação detectada numa Instituição.
Pretende-se que os estudantes consigam integrar diferentes tipos de saberes construídos no seu processo de formação neste curso. Assim, deverão integrar no desenvolvimento do seu projecto de intervenção as dimensões teóricas, metodológicas e práticas no desenvolvimento da resposta a um problema, devidamente fundamentado e conhecido.
Programa
Etapas do processo de elaboração de um projecto
Características de um bom projecto
Erros a evitar na elaboração de um projecto
Planeamento de um projecto: elementos essenciais e regras básicas
Métodos de Ensino
As actividades a desenvolver procurarão concretizar os objectivos da disciplina através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com as necessidades e experiências dos alunos.
Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
Sessões presenciais de enquadramento teórico com o recurso a metodologias diversificadas.
Sessões presenciais de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes, nomeadamente na forma de Seminários.
Discussão orientada sobre temas, baseada na leitura de textos.
Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades.
Estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos diversos em Português, Inglês ou Francês.
Sessões de acompanhamento tutorial.
Realização de um pequeno projecto de intervenção, cujo relatório terá um máximo de 20 páginas.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
o Participação nas componentes teórico-práticas 30%
o Projeto de intervenção 60%
o Apresentação do Projeto de intervenção10%
A avaliação contínua realizar-se-á de acordo com as atividades propostas no programa, implicando uma presença regular nas atividades letivas não inferior a 50%, sendo obrigatória a apresentação do projeto de intervenção.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
60 |
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Total: |
60 |
Bibliografia Principal
BARBIER, Jean-Marie ;Elaboração de Projetos de Ação e Planificação, Porto: Porto Editora, 1993 |
BARDIN, Laurence ;Análise de conteúdo. , Lisboa: Edições 70, , 1994 |
Observações
Trabalho de campo junto de instituições no âmbito da realização do projeto.
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