|
Oficina Multimédia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
PAP30007 |
|
Sigla: |
OFMLT |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
12 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
70 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
a) Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de comunicação e informação.
b) Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas.
c) Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos.
d) Reconhece e caracteriza as formas de expressão de diferentes médias.
e) Identifica princípios de organização e expressão multimédia.
f) Revela conhecimentos básicos da forma e linguagem visual.
g) Desenvolve projetos multimédia no domínio da promoção da arte e do património.
Programa
a) Texto e Tipografia;
b) Áudio (captura, edição e exportação);
c) Imagem digital (captura, edição e exportação);
d) Vídeo digital (captura, edição e exportação);
e) Animação (stopmotion);
f) Desenvolvimento de projetos multimédia;
g) Apresentação de produtos multimédia
Software
Adobe Photoshop
Sony Vegas
Audacity
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
a) A discussão e análise de textos, vídeos ou bandas sonoras
b) O estudo da anatomia e glossário de fontes
c) A utilização de noções de legibilidade e leiturabilidade em textos
d) A exploração de programas para edição de imagem digital
e) A análise de plataformas de organização e divulgação de imagens online
f) A exploração de programas de edição de áudio digital
g) A análise de plataformas de organização e divulgação de áudio online
h) A captura e edição de vídeo digital
i) O estudo de conceitos de narrativa multimédia
j) A realização de um produto multimédia
k) A apresentação e discussão de trabalhos
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Espera-se que cada aluno:
a) Participe na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente o seu trabalho final - produto multimédia
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
a. Desenvolvimento da componente teórico-prática 50%
1. Texto/tipografia (individual) 5%
2. Imagem (individual) 5%
3. Áudio (individual) 5%
4. Vídeo (individual ou em par) 15%
5. Animação (individual ou em par) 20%
b. Produto multimédia (individual) 50%
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
70,5 |
|
|
Total: |
70,5 |
Bibliografia Principal
CARDOSO, Bernardo ;Vídeo Digital no PC, Lisboa: FCA, 2003 |
CHAPMAN, Nigel ;Digital Multimedia, London: Wiley, 2009 |
GARDIES, René (org.) ;Compreender o Cinema e as Imagens. , Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008 |
GIDDENS, Anthony ;Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras: Celta Editora, , 2001 |
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean;O Ecrã Global. Lisboa: , Lisboa: Edições 70, 2010 |
MACDONALD, Dwight et al;A Indústria da Cultura, Lisboa: Editora Meridiano, 1970 |
MAYER, Richard ;Multimedia Learning, Cambridge: Cambridge University Press, 2009 |
PURVES, Barry ;Basics Animation: Stop-motion, 2010 |
Observações
A avaliação do produto multimédia está sujeita à sua apresentação presencial.
A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.
|
|