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Sociologia da Arte
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
PAP30009 |
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Sigla: |
SCART |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
10 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Unidade Curricular de Sociologia da Arte pretende constituir um espaço de reflexão sobre o objecto artístico e a sua leitura, na vertente que pressupõe a tomada de consciência prévia do carácter específico da linguagem figurativa e, igualmente, da existência de um pensamento plástico irredutível a qualquer outro.
Esta Unidade Curricular visa contribuir não só para a compreensão social e histórica do fenómeno artístico, mas também para a compreensão do papel fundamental que a experiência artística desempenha no desenvolvimento do ser humano.
Programa
1. A Sociologia da Arte como problemática do imaginário
O objecto artístico como documento e sua leitura
Sociologia da Arte e problemática do imaginário
Função social da arte
2. As relações da Arte com os grupos criadores e fruidores das obras
A condição social do artista: papel e estatutos sociais
O público e as diferentes formas de Arte: o gosto, a fruição e o uso.
O mercado da Arte: mecenato, produção, comércio e consumo.
Os Museus: evolução e problemática.
3. A complexidade sócio-histórica da construção do fenómeno artístico
O lugar da arte no conjunto da vida social: do quotidiano ao global
Arte, Ciência e Tecnologia: o valor simbólico da arte
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de materiais variados.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Assiduidade e participação nas aulas – 20%.
Teste – 40%
Trabalho de grupo - 20%
Trabalho individual (portfólio de notícias) - 20 %
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Bibliografia Principal
ARGAN, G. C.;Arte e Crítica da Arte., Lisboa: Estampa, 1995 |
BOURDIEU, P.;As Regras da Arte: Génese e estrutura do Campo literário., Lisboa: Editorial Presença., 1996 |
CALABRESE, O.;A Linguagem da Arte., Editorial Presença., 1986 |
CRISPOLTI, E.;Como estudar a Arte Contemporânea., Lisboa: Editorial Estampaa., 2004 |
ESQUÍVEL, P.;Teoria e Crítica da Arte em Portugal., Edições Colibri-IHA FCSH/UNL, 2007 |
FRANÇA, J. A.;A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX., Lisboa: Livros Horizonte, s.d. |
FRANÇA, J. A;(In)definições de cultura., Lisboa, Editorial Presença , 1977 |
FRANCASTEL, P.;Arte e Técnica nos Séculos XIX e XXl., Lisboa: Livros do Brasil, s.d. |
FRANCASTEL, P.;Sociologie de l'Art in Traité de Sociologie, Tome II, Dir. G. Gurvitch, Paris: P.U. F., 1960 |
GONÇALVES, C. A.;Introdução à Sociologia da Arte,, Lisboa: Universidade Aberta., 2001 |
TOTA, A. L.C. A.;A Sociologia da Arte., Lisboa: Editorial Estampaa., 2000 |
Observações
AAVV, Panorama da Cultura Portuguesa no século XX. Arte(s) e Letras, Edições Afrontamento, Porto 2001, Fundação Serralves.
ARGAN, G. C., Arte e Crítica da Arte, Lisboa, Estampa, 1995.
BARZUN, J., Da Alvorada à Decadência. 500 anos de vida cultural do Ocidente. De 1500 até à actualidade, Lisboa, Gradiva, 2003
BOURDIEU, P., As Regras da Arte: Génese e estrutura do Campo literário. Lisboa, Editorial Presença, 1996.
CALABRESE, O., A Linguagem da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1986.
CASTELLS, M., A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. A Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
CRISPOLTI, E., Como estudar a Arte Contemporânea, Lisboa, Editorial Estampa, 2004
DORFLES, G., A Evolução das Artes. Lisboa: Editora Arcádia, 1988.
As Oscilações do Gosto. Lisboa, Livros Horizonte, 1989.
ESQUÍVEL, P., Teoria e Crítica da Arte em Portugal, Lisboa, Edições Colibri-IHA – FCSH/UNL, 2007.
FRANÇA, J. A., A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX, Lisboa, Livros Horizonte, s.d.
(In)definições de cultura, Lisboa, Editorial Presença, 1977.
FRANCASTEL, P., Arte e Técnica nos Séculos XIX e XX, Lisboa, Livros do Brasil, s.d.
A Imagem, a Visão e a Imaginação, Lisboa, Edições 70, 1998.
La Réalité Figurative, Éditions Denoel / Gonthier; Paris, 1965. (Tradução em língua portuguesa: A Realidade Figurativa: Elementos Estruturais de Sociologia da Arte, Editora Perspectiva. S. Paulo, Ed. Universidade de S. Paulo, 1973.
“Sociologie de l’Art” in Traité de Sociologie, Tome II, Dir. G. Gurvitch. Paris, P.U. F., 1960.
GONÇALVES, C. A. Introdução à Sociologia da Arte, Lisboa, Universidade Aberta, 2001.
HAUSER, A., A Arte e a Sociedade. Lisboa, Editorial Presença, 1985.
KRIZ, E. e KURZ, O., Lenda , Mito e Magia na Imagem do Artista - Uma experiência histórica, Lisboa, Presença, 1988.
MELO, A., Arte, Lisboa: Difusão Cultural, 1994, (colecção “O que é”).
MELO, A., Artes Plásticas em Portugal: dos anos 70 aos nossos dias. Lisboa: Difel, 1988.
TOTA, A. L., A Sociologia da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 2000.
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