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Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: PG_EE11    Sigla: INEDC

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 20 Plano de estudos_14 5,0 20

Docência - Horas

Horas de Contacto: 1,3

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,30
Gina Lemos   1,30


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular propõe desenvolver no estudante conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam intervir com e em crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com enfoque no domínio cognitivo, a saber: défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade com défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (leitura, escrita, matemática), sobredotação e altas habilidades.
No final desta unidade curricular o estudante será capaz de: a) Descrever as respostas educativas disponíveis para a intervenção na criança/jovem com NEE; b) Descrever as medidas educativas que integram a adequação do processo de ensino e de aprendizagem à criança/jovem com NEE; c) Construir planos de intervenção com adequação do processo de ensino e de aprendizagem às necessidades específicas da criança/jovem com NEE; d) Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito das NEE.

Programa

Programação e planeamento da intervenção educativa: o Programa Educativo Individual (PEI) e Plano Individual de Transição (PIT).
Respostas educativas: Medidas educativas, Apoio pedagógico personalizado, Adequações curriculares individuais, Adequações no processo de matrícula, Adequações no processo de avaliação, Currículo Específico Individual (CEI), Modalidades específicas de educação (Unidades especializadas).
Modelos, estratégias e programas de intervenção nas NEE no domínio cognitivo: Défices intelectuais, Perturbação do espectro do autismo, Perturbação de hiperatividade com défice de atenção, Perturbações específicas da aprendizagem, Sobredotação e altas habilidades.


Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão tratados numa alternância entre momentos mais teóricos e momentos mais práticos.
Nos momentos mais teóricos recorre-se, por um lado, ao método interrogativo, interpelando os estudantes com questões que procuram introduzir e gerar interesse no grupo pelo tema a abordar e proporcionar a sua participação e, por outro, ao método expositivo, apoiado na apresentação de diapositivos que procuram sintetizar os aspetos-chave do tema/conteúdo explorado. Sempre que possível, os temas mais polémicos ou geradores de maior interesse no grupo são propostos para debate no sentido de desenvolver o sentido crítico relativamente aos temas/conteúdos em estudo.
Nos momentos mais práticos recorre-se a metodologias mais dinâmicas, eminentemente do tipo demonstrativo e ativo. Esta componente das aulas é caraterizada por uma forte interação entre professor e estudantes para desenvolver os conhecimentos, as aptidões e as competências que lhe permitam intervir nas NEE com enfoque no domínio cognitivo. Neste contexto, o objetivo central dos momentos mais práticos das aulas é o confronto com vários exemplos de situações/casos práticos para, por um lado, facilitar a compreensão das respostas educativas e das medidas educativas que integram a adequação do processo de ensino e de aprendizagem às necessidades específicas da criança/jovem com NEE no contexto de equipas colaborativas e, por outro, contribuir para a consolidação dos conhecimentos e treino das aptidões e competências em causa.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Estão previstas a avaliação de conhecimentos teóricos e a avaliação de aptidões e competências. Será dado privilégio ao trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula, no âmbito da exploração de situações/casos práticos, seja em termos individuais, seja em grupo.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  22,1
  Total: 22,1
Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 10:11:44 Última actualização: 2010-07-19