This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200015
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Sociologia da Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: CS200015    Sigla: SC
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 40 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Fernando Almeida   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos AlmeidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta UC pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
• Conhece e compreende os fenómenos e processos de comunicação enquanto objetos sociológicos.
• Desenvolve atividades de investigação no domínio dos fenómenos comunicativos.
• Comunica de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins académicos.
• Gere eficazmente informação relevante sobre os fenómenos comunicativos e no âmbito da Sociologia da Comunicação.
• Utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
Tendo em conta as competências a desenvolver o estudante deve evidenciar as seguintes aprendizagens:
• Revela um conhecimento dos fenómenos de comunicação compreendendo-os enquanto processos sociológicos.
• Conhece as diferentes perspetivas teóricas e metodológicas da Sociologia na abordagem das realidades comunicativas.
• Conhece as características dos contextos organizacionais onde se inscreve a prática dos profissionais da comunicação.
• Identifica, enuncia e desenvolve problemáticas de estudo e de pesquisa no âmbito da comunicação, na multidimensionalidade das suas manifestações, dos seus fatores e dos seus impactos e em relação com os contextos sociais e culturais em que se enquadram.
• Revela capacidades de questionamento dos contextos e dos saberes, no âmbito do estudo dos processos e fenómenos de comunicação.
• Identifica fontes de informação, recolhe e analisa dados de fontes e de tipos diferentes.
• Articula e integra adequadamente informações teóricas com dados de natureza empírica.
• Compreende e mobiliza informação proveniente de uma diversidade de textos, de complexidade variável, seja oralmente, seja por escrito.
• Exprime-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas complexos.
• Reconhece e utiliza os discursos específicos dos seus contextos de intervenção.
• Elabora documentos em formatos e suportes diversificados.
• Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
• Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
• Trabalha de forma autónoma.

Programa

A Comunicação como objeto sociológico - reducionismo sociológico e pluridimensionalidade da comunicação.
A emergência da sociedade de massas - as transformações económicas e sociais no séc. XX e os meios de comunicação social.
A Comunicação de massas - Os estudos dos efeitos: O Paradigma de Lasswell e os efeitos ilimitados.
Processos de mediação e os efeitos limitados da comunicação de massas: Os modelos do two-step flow e do multi-step flow.
A crítica Marxista - da manipulação ideológica à cultura de massas.
Dos efeitos das mensagens aos efeitos das tecnologias da comunicação: Mc Luhan e a aldeia global.
A produção da comunicação - o gatekeeping e os critérios de seleção das notícias
O Agenda-setting e a construção da realidade social.
Tematização e opinião pública.
A comunicação num contexto organizacional As Profissões da comunicação.
Globalização e Revolução Tecnológica: A Sociedade em Rede.


Métodos de Ensino

Nesta uc, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
• Sessões presenciais de enquadramento teórico com o recurso a metodologias diversificadas.
• Sessões presenciais de enquadramento metodológico do trabalho a desenvolver pelos alunos.
• Discussão orientada sobre temas, baseada na leitura de textos.
• Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
• Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades.
• Estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos diversos em Português, Inglês ou Francês.
• Comunicação com o professor e colegas por email.
• Utilização das páginas da UC na Internet ou da respectiva plataforma interactiva (Moodle).
• Realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia: vídeo, fotos digitais, powerpoint, etc.
• Realização de um pequeno projecto de investigação em grupo.
• Realização de um teste referente aos conteúdos da UC.
Face às exigências dos trabalhos de projeto que irão ser realizados pelos alunos, serão calendarizadas sessões de acompanhamento tutorial dos grupos de trabalho, que se desenvolverá também através do Moodle.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

No âmbito desta UC proceder-se-á à avaliação sistemática de:
Aulas e sessões de trabalho;
Atividades desenvolvidas pelo docente;
Participação dos alunos nas aulas e noutras atividades;
Trabalhos produzidos pelos alunos;
Assim, a classificação final de cada aluno terá como base o seu desempenho nos trabalhos em grupo ou individuais previstos e de acordo com o seguinte:
O teste contribuirá em 50% para a classificação final;
O trabalho de grupo com 40%
A participação nas atividades letivas com 10%, o que supõe a presença regular dos estudantes nas atividades letivas.
No caso dos estudantes que beneficiam de estatutos especiais e que não podem assegurar uma presença regular nas atividades letivas o teste contribuirá em 55% para a classificação final e o trabalho de grupo com 45%.
Os trabalhos de grupo serão elaborados por grupos de quatro ou cinco alunos e deverão ter um máximo de 30.000 carateres (incluindo espaços e entre a introdução e a conclusão).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  51,2
  Total: 51,2

Observações

Consultar a versão completa do programa da UC em Documentos.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 02:06:15 Última actualização: 2010-07-19