This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20025
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Da Produção Científica à Comunicação Científica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: CS20025    Sigla: PCCC
Áreas Científicas: Matemática, Ciências da Natureza

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 7 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Boavida   1,33
Leonor Saraiva   2,67


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo atual: revela conhecimentos básicos
nas várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
­Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
­Regula a sua ação de acordo com os princípios éticos e deontológicos da profissão.
­Revela autonomia na abordagem e resolução de problemas.
­Analisa e avalia fontes de informação de áreas específicas do conhecimento.
­Utiliza uma linguagem científica apropriada a diferentes contextos e públicos.
­Revela capacidade de reflexão sobre o papel dos media na divulgação e comunicação da ciência.
­Analisa documentos de jornalismo científico, identificando a qualidade dos assuntos do ponto de vista
científico e jornalístico assim como a credibilidade das fontes.
­Elabora documentos de jornalismo científico.

Programa

1. A comunicação de ciência:
1.1­ Modelos de comunicação.
1.2­ Caraterísticas de um comunicador de ciência.
2. As várias modalidades de jornalismo científico:
2.1­ Tipos de periódicos e critérios distintivos: periódicos generalistas, sensacionalistas, populares e de
especialidade.
2.2­ Leitura, análise e revisão crítica de textos selecionados de “divulgação científica” em diversos tipos de
periódicos e em livros/revistas confiáveis da especialidade.
2.3­ Produção de textos de divulgação científica: critérios de transformação de um artigo científico.
3. Análise e discussão crítica de textos que fazem notícia, envolvendo informação relacionada com a
Matemática:
3.1­ A omnipresença social dos números.
3.2­ O uso, não uso, mau uso e abuso que se faz da Matemática.


Métodos de Ensino

A transformação do conhecimento científico em informação jornalística científica fiável será fonte de análise
permanente ao longo das sessões de trabalho, constituindo um contexto facilitador para a aprendizagem da
transformação destas linguagens. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Pesquisa
documental e em base de dados; b) Discussão orientada de temas/textos/resultados de pesquisas; c) Análise e
interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o
professor, designadamente online; e) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; f)
Elaboração de textos ou de produtos multimédia, visando a divulgação de aspetos da cultura científica a
públicos diversificados.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos escritos 70%; participação individual 30%.

Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 19:59:31 Última actualização: 2010-07-19