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Da Produção Científica à Comunicação Científica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
CS20025 |
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Sigla: |
PCCC |
Áreas Científicas: |
Matemática, Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
7 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo atual: revela conhecimentos básicos
nas várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
Regula a sua ação de acordo com os princípios éticos e deontológicos da profissão.
Revela autonomia na abordagem e resolução de problemas.
Analisa e avalia fontes de informação de áreas específicas do conhecimento.
Utiliza uma linguagem científica apropriada a diferentes contextos e públicos.
Revela capacidade de reflexão sobre o papel dos media na divulgação e comunicação da ciência.
Analisa documentos de jornalismo científico, identificando a qualidade dos assuntos do ponto de vista
científico e jornalístico assim como a credibilidade das fontes.
Elabora documentos de jornalismo científico.
Programa
1. A comunicação de ciência:
1.1 Modelos de comunicação.
1.2 Caraterísticas de um comunicador de ciência.
2. As várias modalidades de jornalismo científico:
2.1 Tipos de periódicos e critérios distintivos: periódicos generalistas, sensacionalistas, populares e de
especialidade.
2.2 Leitura, análise e revisão crítica de textos selecionados de “divulgação científica” em diversos tipos de
periódicos e em livros/revistas confiáveis da especialidade.
2.3 Produção de textos de divulgação científica: critérios de transformação de um artigo científico.
3. Análise e discussão crítica de textos que fazem notícia, envolvendo informação relacionada com a
Matemática:
3.1 A omnipresença social dos números.
3.2 O uso, não uso, mau uso e abuso que se faz da Matemática.
Métodos de Ensino
A transformação do conhecimento científico em informação jornalística científica fiável será fonte de análise
permanente ao longo das sessões de trabalho, constituindo um contexto facilitador para a aprendizagem da
transformação destas linguagens. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Pesquisa
documental e em base de dados; b) Discussão orientada de temas/textos/resultados de pesquisas; c) Análise e
interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o
professor, designadamente online; e) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; f)
Elaboração de textos ou de produtos multimédia, visando a divulgação de aspetos da cultura científica a
públicos diversificados.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos escritos 70%; participação individual 30%.
Modo de Avaliação
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