|
Discurso dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
CS30005 |
|
Sigla: |
DMED |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
35 |
Plano de Estudos |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A. Conhecer e compreender de modo analítico e crítico:
as categorias de “experiência”, “discurso” e “mediação”;
os fenómenos mediadores contemporâneos;
as dimensões discursiva e pragmática dos media;
a função dos media numa Democracia Deliberativa.
B. Saber aplicar essas aquisições à actividade profissional de mediação (no jornalismo, na produção e na
programação cultural), em situações novas, mobilizando abordagens intersubjectivas e interdisciplinares
C. Pensar e resolver problemas com autonomia e fundamentação argumentativa, em exercício de
reconhecimento e gestão da pluralidade.
D. Recolher, seleccionar e interpretar informação sobre os acontecimentos, sobre investigação científica,
sobre debates no espaço público e sobre tendências de desenvolvimento.
E. Comunicar informação, ideias e projectos no plano conceptual e no plano prático, visando públicos diversos
(socialmente e profissionalmente)
Programa
1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).
Métodos de Ensino
Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.
Avaliação distribuída sem exame final
50% média de pequenos trabalhos; 50% teste
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
Adriano Duarte Rodrigues;Estratégias da comunicação, Presença, 3ª ed., 2001 |
João Pissarra Esteves;O espaço público e os media, Colibri, 2005 |
Christian Fuchs;, Foundations of critical media and information studies, Routledge, 2011 |
João Pissarra Esteves,;Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte, 2002 |
Introdução à mediologia;Regis Debray, Livros Horizonte, 2004 |
Pierre Bourdieu;O poder simbólico, Perspectiva, 1974 |
Michel Foucault;A ordem do discurso, Relógio d’Água, 1997 |
João Pissarra Esteves (org.);Digital divides, CIMJ, 2011 |
Klaus Bruhn Jensen;A handbook of media and communication researc, Routledge,, 2002 |
|
|