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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
EDB20034 |
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Sigla: |
ADL |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
53 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- Apropriar-se de conhecimentos básicos, essenciais ao estudo das Ciências da Linguagem;
- Refletir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da língua portuguesa;
- Problematizar as principais teorias interpretativas do fenómeno da aquisição da linguagem;
- Equacionar o papel do desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global da criança;
- Caracterizar processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal (oral/escrita; língua materna/L2; desenvolvimento típico/atípico);
- Relacionar linguagem, literacia e aprendizagem;
- Planificar estratégias educativas para promotoras do desenvolvimento da linguagem verbal das crianças;
- Compreender a importância da emergência da literacia no contexto do sucesso da leitura e da escrita;
- Relacionar práticas culturais e sociais, relativas à leitura e à escrita, com diferentes perceções sobre linguagem escrita;
- Problematizar o papel das práticas educativas no desenvolvimento da linguagem.
Programa
A. Comunicação e linguagem: a especificidade da linguagem humana
1. Aquisição da linguagem
1.1. Bases biológicas, cognitivas e sociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem; 1.2. Teorias interpretativas: as perspetivas comportamental, inatista, cognitivista e socio-cognitivista;
1.3. Fatores favorecedores da aquisição e desenvolvimento da linguagem: a interação verbal.
2. Linguagem e cognição
2.1. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo;
2.2. Propriedades da linguagem (e dos usos da língua);
2.3. Aquisição e aprendizagem;
2.4. Metodologia de recolha de dados em aquisição (métodos naturalistas e métodos experimentais; métodos transversais e métodos longitudinais).
B. Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas no período pré-verbal.
2. Papel da linguagem dirigida às crianças na aquisição e no desenvolvimento linguístico.
C. A Comunicação verbal
1. Compreensão e produção em língua materna.
2. Desenvolvimento da consciência linguística.
3. Desenvolvimento fonológico:
3.1. Compreensão e produção dos sons da língua;
3.2. Aquisição da sílaba.
4. Desenvolvimento sintático:
4.1. A arquitetura frásica: aspetos essenciais;
4.2. A compreensão e produção de frases e discursos.
5. Desenvolvimento léxico-semântico.
6. Desenvolvimento discursivo e pragmático:
6.1. A língua em contexto: os usos de língua;
6.2. O desenvolvimento da competência comunicativa: objetivos e estratégias no âmbito da educação pré-escolar.
7. Bilinguismo e aquisição de L2.
8. Conceções precoces sobre escrita.
Métodos de Ensino
Na UC Aquisição da Linguagem, valorizam-se metodologias que propiciam a relação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Considera-se prioritário o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de textos e de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temas do programa constituem estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará sobretudo a compreensão dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, assumindo-se como conhecimentos pressupostos as aprendizagens sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.
A abordagem aos temas do programa será da responsabilidade da docente. O aprofundamento das reflexões e a apresentação de problemas práticos a tratar serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objeto de avaliação.
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e permitirá orientar e apoiar o trabalho autónomo dos estudantes. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas. Integrará ainda o desenvolvimento de um trabalho prático (apresentado oralmente, com um suporte digital) e a elaboração de uma reflexão presencial escrita.
Os elementos de avaliação têm os pesos que de discriminam a seguir:
- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho prático: 40%.
- Reflexão presencial escrita sobre a totalidade dos temas e conteúdos do programa: 50%.
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.
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