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Padrões e Álgebra
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
EDB30022 |
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Sigla: |
PA |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
58 |
Plano de Estudos 2015_16 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
-Identificar, analisar e representar diferentes tipos de padrões e relações, presentes em situações matemáticas, em fenómenos diversos ou em situações do quotidiano, recorrendo, nomeadamente a ferramentas tecnológicas;
-Explorar sequências de números através da recursividade e da procura de expressões gerais, enquanto expressões funcionais;
-Usar o pensamento algébrico na exploração de situações numéricas;
-Reconhecer relações que decorrem da generalização da Aritmética;
-Representar e analisar situações e estruturas matemáticas, usando diferentes representações, nomeadamente a simbologia algébrica;
-Resolver problemas usando modelos matemáticos para representar e compreender relações quantitativas;
-Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos relativos a Padrões e Álgebra;
-Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos;
-Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes;
-Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema, usando diversos raciocínios e métodos de prova.
Programa
Os conteúdos desta UC organizam-se em torno de 3 grandes temas:
• Da Aritmética à Álgebra: desenvolver o pensamento algébrico
• Padrões e funções
• Modelação e exploração de padrões e funções
Da Aritmética à Álgebra: desenvolver o pensamento algébrico
Propriedades dos números e das operações em diferentes estruturas algébricas.
Relações de igualdade e desigualdade.
A aritmética generalizada.
Relações de proporcionalidade direta e inversa.
Padrões e funções. Sequências e padrões numéricos e geométricos.
Padrões de repetição e de crescimento. Sequências lineares e quadráticas.
Dos padrões às funções: desenvolvimento do pensamento funcional.
Sucessões. Progressões aritméticas e geométricas.
Representações de funções: linguagem natural, tabelas, gráficos e linguagem algébrica.
Modelação e exploração de padrões e funções
Construção e exploração de modelos matemáticos. A tecnologia como suporte à modelação de situações matemáticas e de fenómenos do quotidiano.
A folha de cálculo na construção e exploração de modelos, na generalização numérica e na construção de relações recursivas e funcionais.
Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) e os applets: a dinamicidade, a interatividade e as múltiplas representações proporcionadas pela tecnologia.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas.
As sessões incluirão a apresentação e análise dos diversos conteúdos programáticos, tendo por contexto a resolução e discussão de problemas e a exploração de tarefas de investigação. Os processos de trabalho incluirão a: (a) resolução de tarefas propostas e elaboração de relatórios sobre a atividade desenvolvida; (b) elaboração, apresentação e discussão de trabalhos escritos; (c) leitura, discussão e análise de artigos científicos e técnicos, considerados estruturantes da unidade curricular. Ferramentas tecnológicas como a folha de cálculo, os AGD e os applets, constituirão recursos que valorizarão algumas abordagens aos padrões e à Álgebra.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que, no final da UC, os estudantes: (a) mobilizem conceitos relacionados com Padrões e Álgebra, nomeadamente na resolução de problemas; (b) realizem atividades relacionadas com Padrões e Álgebra envolvendo, nomeadamente ferramentas tecnológicas; (c) apresentem uma atitude crítica na interpretação e resolução das tarefas matemáticas; (d) usem criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos; e (e) fundamentem ideias e posições recorrendo a argumentos matemáticos, incluindo métodos de prova.
Os estudantes que participem nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua, do qual constará a realização de dois testes escritos individuais.
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.
Cálculo da Classificação Final
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois testes ser positiva, é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
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