This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30024
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Estatística e Probabilidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: EDB30024    Sigla: EP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 12 Plano de Estudos 2015_16 5,0 15 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas bem como noções de probabilidades na análise e resolução de problemas da realidade.
• Recolher, selecionar e analisar dados para desenvolver projetos de carácter investigativo, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
• Interpretar e analisar criticamente dados para resolver problemas, fazer inferências estatísticas (informais) e tomar decisões apropriadas usando recursos tecnológicos.
• Usar simulações para estimar probabilidades de acontecimentos usando, sempre que possível recursos tecnológicos.
• Determinar e usar probabilidades experimentais ou teóricas para modelar situações da realidade e resolver problemas que envolvam situações de incerteza.

Programa

• Estatística
-Generalidades: Noções de população e amostra; Ciclo de investigação estatística; Classificação de variáveis
-Organização de dados em tabelas e gráficos; Identificação e análise de erros comummente realizados na construção de tabelas e gráficos
-Características amostrais: Medidas de localização e de dispersão; Identificação e análise de erros comummente realizados no cálculo e interpretação destas medidas.
-Distribuições bidimensionais:Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação; Reta de regressão
- A tecnologia como suporte ao desenvolvimento de estudos estatísticos e à realização de inferências estatísticas informais.
• Probabilidades
-Generalidades
-Definições de probabilidade
-A tecnologia como suporte à realização de simulações de fenómenos aleatórios
-Probabilidade condicional
-Acontecimentos independentes
-Modelos de probabilidade. Modelo normal.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando alcançar os objetivos referidos acima. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de tarefas que permitam abordar os conteúdos programáticos referidos no ponto anterior e a realização de atividades de preparação para a conceção de projetos estatísticos de caráter investigativo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação é contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação sumativa incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta a realização e apresentação de um trabalho de grupo (40%), que inclui a conceção do projeto referido no item (iv) no ponto 6, e um teste escrito (60%).
Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 21:41:16 Última actualização: 2010-07-19