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Estatística e Probabilidades
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
EDB30024 |
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Sigla: |
EP |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
12 |
Plano de Estudos 2015_16 |
3º |
5,0 |
15 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
• Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas bem como noções de probabilidades na análise e resolução de problemas da realidade.
• Recolher, selecionar e analisar dados para desenvolver projetos de carácter investigativo, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
• Interpretar e analisar criticamente dados para resolver problemas, fazer inferências estatísticas (informais) e tomar decisões apropriadas usando recursos tecnológicos.
• Usar simulações para estimar probabilidades de acontecimentos usando, sempre que possível recursos tecnológicos.
• Determinar e usar probabilidades experimentais ou teóricas para modelar situações da realidade e resolver problemas que envolvam situações de incerteza.
Programa
• Estatística
-Generalidades: Noções de população e amostra; Ciclo de investigação estatística; Classificação de variáveis
-Organização de dados em tabelas e gráficos; Identificação e análise de erros comummente realizados na construção de tabelas e gráficos
-Características amostrais: Medidas de localização e de dispersão; Identificação e análise de erros comummente realizados no cálculo e interpretação destas medidas.
-Distribuições bidimensionais:Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação; Reta de regressão
- A tecnologia como suporte ao desenvolvimento de estudos estatísticos e à realização de inferências estatísticas informais.
• Probabilidades
-Generalidades
-Definições de probabilidade
-A tecnologia como suporte à realização de simulações de fenómenos aleatórios
-Probabilidade condicional
-Acontecimentos independentes
-Modelos de probabilidade. Modelo normal.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando alcançar os objetivos referidos acima. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de tarefas que permitam abordar os conteúdos programáticos referidos no ponto anterior e a realização de atividades de preparação para a conceção de projetos estatísticos de caráter investigativo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.
Cálculo da Classificação Final
A avaliação sumativa incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta a realização e apresentação de um trabalho de grupo (40%), que inclui a conceção do projeto referido no item (iv) no ponto 6, e um teste escrito (60%).
Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
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