This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > IMSS2001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Portuguese Language and Culture

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: IMSS2001    Sigla: PLC

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 7 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nadine Silva   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.
A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.

Programa

Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:

- Identificação pessoal
- Formas de tratamento/contacto social
- Tarefas do quotidiano
- Serviços
- Viagens
- Saúde e bem-estar
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).


Métodos de Ensino

Relativamente aos conteúdos dos tópicos, as expressões e o vocabulário que serão privilegiados são os relativos à vida diária e às áreas de experiências pessoais.

As estruturas gramaticais serão estudadas conjuntamente com os tópicos propostos, atividades e tarefas, bem como com os tipos de textos e as necessidades comunicativas dos estudantes.

A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:

- AVALIAÇÃO CONTÍNUA (40%)

- Assiduidade e pontualidade (10%)
- Participação oral nas atividades da aula, incluindo debates e discussões (20%)
- Atividades de produção e de compreensão escrita, atividades de enriquecimento lexical – individualmente ou em grupo (10%)

- AVALIAÇÃO SUMATIVA (60%)

- Testes de avaliação sumativa.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Excetuando os estudantes cujo estatuto os isenta, só poderá realizar UC por avaliação contínua o/a estudante que assista a um número mínimo de 75% das aulas.

Bibliografia

- CASTELEIRO, J. M.; COELHO, L.; OLIVEIRA, C. (2014). Manual de Pronúncia e Prosódia, Lisboa: Lidel.

- COELHO, L.; OLIVEIRA, C.; CASTELEIRO, J. M. (2015), Português em Foco I, Lisboa: Lidel.

- COIMBRA, O. M.; COIMBRA, I. (2011). Gramática Ativa 1, 3ª edição. Lisboa: Lidel.

- FIGUEIREDO LOPES, C. (1993). História Elementar de Portugal. Porto: Porto Editora.

- KUZKA, R.; PASCOAL, J. (2015). Passaporte para Português 1. Lisboa: Lidel.

- MONTEIRO, D.; PESSOA, B. (2002). Guia Prático dos Verbos Portugueses. Edição Revista. Lisboa: Lidel.

- OLIVEIRA, C. et aliae (2012). Aprender Português 1; Lisboa: Texto Editores.

- OLIVEIRA, C. et aliae (2011). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. Níveis Inicial e Elementar A1, A2 e B1, Lisboa; Texto Editores.

- ROSA, L. M. (2002). Vamos Lá Começar. Explicações e Exercícios de Gramática. Nível Elementar. Lisboa;Lidel.

- [SN] (2009). SOS Português! - Língua Não Materna - Gramática A1 - B1. Porto; Porto Editora.

- VENTURA, Helena, CASEIRO, Manuela (2004), Guia Prático de Verbos com Preposições, 2ª edição, Lisboa: Lidel.

Online resources:

http://www.instituto-camoes.pt/
http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/Pages/Homepage.aspx
https://www.visitportugal.com/en
http://www.europensemble.eu/
http://www.vortexmag.net/
https://www.guiadacidade.pt

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 18:47:34 Última actualização: 2010-07-19