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Animação Desportiva
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
LAIS20016 |
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Sigla: |
AD |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
19 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Paulo Alexandre Correia Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identificar e conhecer os principais fundamentos da Animação Desportiva.
Conhecer os métodos e técnicas de programação, organização e intervenção, em diferentes contextos de
prática física e desportiva.
Dominar as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos
indivíduos e dos grupos no processo de Animação desportiva.
Programa
FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
A ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Finalidade e Objectivos.
Os benefícios da prática da atividade física.
O Animador Desportivo.
ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DA ANIMAÇÂO DESPORTIVA
As características dos grupos.
Os factores de organização da Animação Desportiva.
Tipologia de Animação Desportiva e a adaptação aos diferentes contextos de Intervenção.
PRÁTICAS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Atividades de manutenção e melhoria da Condição Física: jogos de força, de velocidade, de resistência, de
destreza e exercícios de flexibilidade.
Atividades de iniciação e aperfeiçoamento Desportivo: jogos prédesportivos e Jogos desportivos colectivos.
PROJECTO DE ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Métodos de Ensino
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza
expositiva e na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos da UC, e, numa segunda
fase, em aulas direcionadas para o levantamento de problemas e a conceção e desenvolvimento de projetos.
Acompanhamento tutorial: Fornece feedback em relação aos trabalhos a realizar, orientando e acompanhando
o percurso curricular dos alunos
Avaliação do Processo (80%): É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, podendo assumir a forma
de trabalho de projeto, análises sumárias, questionamento e participação crítica durante o processo.
Avaliação do Produto (20%): Resulta do desempenho do aluno num teste escrito ou apresentação prática do
trabalho de projeto. Prova oral sobre o trabalho de projeto.
Modo de Avaliação
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