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Animação, Promoção e Património Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
LAIS20018 |
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Sigla: |
APPC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Artes |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
12 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O estudante adquirirá competências ao nível da: (a)organização e gestão de informação baseada no
levantamento e identificação de indicadores culturais, nomeadamente ao nível do património construído, das
estruturas sociais e comunitárias existentes, dos produtos realizados, dos aspectos simbólicos produzidos
num dado contexto; (b)apropriação e utilização de conceitos diferenciados que permitam identificar as
especificidades e “pontes” entre, nomeadamente, cultura, educação, instrução, desenvolvimento;
(c)compreensão das limitações de ordem etária e de desenvolvimento cognitivo, que condicionam a apreensão
das mensagens culturais e a participação das populações, nomeadamente as menos informadas e mais
desfavorecidas;(d)apropriação de conhecimentos práticos, de técnicas e metodologias utilizadas na animação
e promoção do património cultural, resultantes do contacto com profissionais, empresas e serviços.
Programa
1.Abordagem e aprofundamento de conceitos fundamentais:. Conceitos de Património; Património Artístico;
Cidades Criativas; Cultura, Comunidade, Identidade Identificação; Multiculturalismo, interculturalidade,
globalização; Património Mundial, Património da UNESCO e Programas comunitários de promoção do
Património Cultural. 2. Património cultural e a educação para a cidadania: O património como recurso
educativo, socializador e integrador; As “Cidades Educadoras” como espaços territoriais de educação;
animação e promoção do património cultural em localidades, bairros e comunidades. 3.Identificação de
públicos, níveis etários e estádios de desenvolvimento: níveis etários, socioculturais e de desenvolvimento
cognitivo; Estádios de desenvolvimento gráficoplástico,4. Acções de promoção do Património Cultural:
desenvolvimento de acções de promoção por serviços educativos de museus e comunidades.
Métodos de Ensino
Os temas serão articulados de forma a demonstrarem que a Animação pode participar de forma diferente na
promoção do património, utilizando o mesmo como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania. A
par da discussão dos temas teóricos nas sessões, serão realizados contactos com entidades que
desenvolvem a sua actividade promovendo aspectos específicos do património cultural ou animando acções
sobre o mesmo, com vista a participarem em algumas das actividades
Avaliação Contínua:1–Participação nas aulas, incluindo a apresentações das visitas à turma: 20%; 2
Intervenção nas aulas sobre os temas em discussão: 10%;3–Assiduidade:10%;4Trabalho prático que
revestirá a forma de Relatório onde serão abordados os temas e tipos de acções de promoção do património,
metodologias e técnicas empregues, resultado das visitas e contactos com profissionais: 60%.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
ARNHEIM, R. (1980) Arte e Percepção Visual. São Paulo: EDUSP.
GERVEREAU, Laurent (2007) Ver, Compreender, Analisar as Imagens. Lisboa: Edições 70
LOPES, Marcelino de Sousa (2008) Animação Sociocultural em Portugal. Edição Intervenção – Associação para
a Promoção e Divulgação Cultural. Amarante.
MIRANDA, José A. Bragança de (2002) Teoria da Cultura.Lisboa: Século XXI
NABAIS, A. J. C. M., (1993) “Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas” In Vértice, 54 MaioJunho.
PEREIRA, José Dantas Lima; VIEITES, Manuel Francisco; LOPES, Marcelino de Sousa (2008) A Animação
Sociocultural e os Desafios do Século XXI Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação
Cultural. Amarante.
PERES, Américo Nunes; LOPES, Marcelino Sousa (2007) Animação Sociocultural – Novos Desafios. Editor:
Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP). Amarante.
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