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Estágio I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: MP1C10012    Sigla: ESTAG1
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 23 Plano de Estudos 10,0 120 270,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 12

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 12,00
Angela Lemos   3,00
Catarina Delgado   1,67
Filipe Fialho   4,00
Paulo Feytor Pinto   3,33


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de LemosResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O Estágio I desenvolve-se em contexto de jardim-de-infância. Assume-se como fundamental para o exercício da profissão de um/a educador/a de infância, o desenvolvimento de competências fundamentais à ação educativa (Ser, Saber-ser, Saber-fazer) promotoras de um comprometimento com a profissão, da construção de sentido e de referências que fundamentem a sua prática. Estas competências são imprescindíveis para a construção do conhecimento das dinâmicas do contexto educativo para a segunda infância, bem como para a apropriação do conhecimento sobre os processos de desenvolvimento /aprendizagem das crianças entre os três e os seis anos de idade.



Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de análise integrada e holística dos fenómenos pedagógicos, procura-se estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que se pretende que os estudantes compreendam e incorporem a função do educador de infância e a sua importância como pessoas capazes de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias. Pretendem-se criar espaços de formação em contexto de estágio e em situações de reflexão quer nas sessões de reflexão cooperada no estágio, quer nas sessões presenciais na ESE/IPS, que permitam que cada estudante desenvolva competências nas diferentes áreas transversais da intervenção pedagógica.

Programa

Conteúdos programáticos:
Os conteúdos programáticos desta UC estão organizados em torno de áreas transversais ao agir do educador de infância em contexto de jardim-de-infância, nomeadamente:
- A identidade do educador de infância no desempenho das suas funções em instituições com diferentes regimes jurídicos (Agrupamentos de escolas e Instituições Privadas com e sem fins lucrativos).
- A intervenção pedagógica do educador no jardim-de-infância: pensar, construir e agir integrando os múltiplos saberes das áreas científicas que informam as práticas pedagógicas.
- Problematização da intervenção pedagógica numa perspetiva investigativa.

Metodologias de Ensino
As metodologias centram-se em sessões de análise e interpretação dos contextos e das situações pedagógicas, promovendo a reflexão sobre a intervenção pedagógica. Prevê alternância instituições cooperantes - ESE. O docente orientador faz visitas de apoio e de acompanhamento dos estudantes (no mínimo duas).
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões presenciais e que analise e discuta as situações dilemáticas; execute os produtos de avaliação em estreita relação com o orientador cooperante e o docente que apoia e acompanha o seu estágio.


Modo de Avaliação

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  192
  Total: 192
Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 10:48:51 Última actualização: 2010-07-19