|
Estágio I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
MP1C10012 |
|
Sigla: |
ESTAG1 |
Áreas Científicas: |
Prática de Ensino Supervisionada |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
23 |
Plano de Estudos |
1º |
10,0 |
120 |
270,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O Estágio I desenvolve-se em contexto de jardim-de-infância. Assume-se como fundamental para o exercício da profissão de um/a educador/a de infância, o desenvolvimento de competências fundamentais à ação educativa (Ser, Saber-ser, Saber-fazer) promotoras de um comprometimento com a profissão, da construção de sentido e de referências que fundamentem a sua prática. Estas competências são imprescindíveis para a construção do conhecimento das dinâmicas do contexto educativo para a segunda infância, bem como para a apropriação do conhecimento sobre os processos de desenvolvimento /aprendizagem das crianças entre os três e os seis anos de idade.
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de análise integrada e holística dos fenómenos pedagógicos, procura-se estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que se pretende que os estudantes compreendam e incorporem a função do educador de infância e a sua importância como pessoas capazes de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias. Pretendem-se criar espaços de formação em contexto de estágio e em situações de reflexão quer nas sessões de reflexão cooperada no estágio, quer nas sessões presenciais na ESE/IPS, que permitam que cada estudante desenvolva competências nas diferentes áreas transversais da intervenção pedagógica.
Programa
Conteúdos programáticos:
Os conteúdos programáticos desta UC estão organizados em torno de áreas transversais ao agir do educador de infância em contexto de jardim-de-infância, nomeadamente:
- A identidade do educador de infância no desempenho das suas funções em instituições com diferentes regimes jurídicos (Agrupamentos de escolas e Instituições Privadas com e sem fins lucrativos).
- A intervenção pedagógica do educador no jardim-de-infância: pensar, construir e agir integrando os múltiplos saberes das áreas científicas que informam as práticas pedagógicas.
- Problematização da intervenção pedagógica numa perspetiva investigativa.
Metodologias de Ensino
As metodologias centram-se em sessões de análise e interpretação dos contextos e das situações pedagógicas, promovendo a reflexão sobre a intervenção pedagógica. Prevê alternância instituições cooperantes - ESE. O docente orientador faz visitas de apoio e de acompanhamento dos estudantes (no mínimo duas).
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões presenciais e que analise e discuta as situações dilemáticas; execute os produtos de avaliação em estreita relação com o orientador cooperante e o docente que apoia e acompanha o seu estágio.
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
192 |
|
|
Total: |
192 |
|
|