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Estágio III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: MP1C20011    Sigla: EIII
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 47 Plano de Estudos 15,0 150 405,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 18

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 18,00
Ana Cristina Sequeira   3,80
Filipe Fialho   3,47
Helena Simões   3,47
Jorge Pinto   3,80
Maria de Fátima Mendes   3,47


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se que os/as estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam:
- aprofundar o conceito de currículo, de gestão curricular e de projeto curricular de turma;
- conhecer os documentos orientadores do Ensino Básico, em particular do 1º ciclo;
- conhecer a (s) dinâmica (s) de gestão e organização das escolas do 1º ciclo e, em particular, da escola cooperante;
- aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento dos programas das várias áreas curriculares disciplinares;
- conhecer e compreender a gestão da sala de aula em que decorre a formação em contexto;
- conceber e concretizar ações de intervenção pedagógica adequadas à turma onde decorre o estágio;
- ensaiar soluções a partir de problemas identificados;
- compreender e agir de forma adequada sobre as dificuldades dos alunos;
- problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto;
- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação sobre as suas práticas.

Programa

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de cinco temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação
4) Apoio aos percursos escolares dos alunos
5) O professor como investigador


Métodos de Ensino

A atividade do/a professor/a implica um conhecimento profundo do contexto (escola e a sua organização); do seu objeto de trabalho (currículo); perceber e ser capaz de por em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho tendo em conta os seus alunos.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exige saberes específicos que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, saber este que necessita de uma formação em contexto de trabalho.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes); a formação na ESE permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 11 semanas, os/as estudantes estagiam de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas do saber e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção e agir pedagogicamente de forma colaborativa com o/a colega de grupo, e caminhando de forma progressiva para o desenvolvimento desta capacidade, de forma autónoma, embora coadjuvada com o grupo de alunos.
A supervisão/tutoria é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do/a futuro/a professor/a. O/a supervisor/a deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se, também, que haja uma interação permanente entre os/as professores/as cooperantes e os/as supervisores/as de estágio.
O relatório de projeto pressupõe o desenvolvimento de uma investigação sobre um aspeto da sua prática. A concretização deste projeto permite o desenvolvimento de competências na área da investigação sobretudo na recolha e análise de dados sobre a prática, que permite olhá-la de forma distanciada, interrogá-la teoricamente e tomar decisões sobre a ação pedagógica.

Cálculo da
Classificação Final


Sessões na ESE - participação (qualitativa
Estgio Planificações (15%)
Estágio:desempenhona sala de aula (25%)
Estágio:reflexões (10%)
Relatório do Projeto de Investigaçãoe discussão (50%)

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)


A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre indicadas na tabela seguinte. A classificação obtida nos produtos de avaliação será também ponderada pela assiduidade, pontualidade e pertinência do trabalho desenvolvido nas aulas na ESE.

Obrigatória

Bibliografia

AFONSO, N. (2005) A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa.
ALARCÃO, I. (2001). Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In B. P. Campos (Ed.), Formação profissional de professores no ensino superior (Vol. 1, pp. 21-31). Porto: Porto Editora. [disponível no site: http://www.inafop.pt/revista]
BELL, J. (2002) Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva/ trajectos, nº 38, 2ª edição.
BOGDAN, R. & BLIKEN, S. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Observações

Salienta-se que esta UC não pode ser realizada através de exame e que a validação desta UC está sujeita a:
-ter nota igual ou superior a 10 na componente ”Intervenção na prática pedagógica” (para tal entre outros aspetos, é necessário respeitar os prazos de entrega das planificações e reflexões);
- ter nota igual ou superior a 10 no item “Estágio: desempenho na sala de aula ”da componente intervenção na prática pedagógica”;
-ter nota igual ou superior a 10 no “Relatório do Projeto de Investigação” e respetiva discussão.

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 16:26:19 Última actualização: 2010-07-19