This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP0084
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Pensamento Crítico e Trabalho Académico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: OP0084    Sigla: PCTA

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 22 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0
LGP 2 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria do Rosário Rodrigues   2,00
Maria Isabel Jesus   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Isabel de Chagas Henriques de JesusResponsável
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que as/os estudantes:
. Alarguem os horizontes temáticos que habitualmente condicionam os seus quotidianos e os
tratem de modo reflectido e crítico;
. Identifiquem, analisem e critiquem a informação e reconheçam a credibilidade das fontes;
. Produzam e sistematizem conhecimento;
. Mobilizem novos saberes;
. Justifiquem as opções conceptuais tomadas e reconheçam a possibilidade de outras abordagens;
. Utilizem e apliquem de modo rigoroso, quer conceptual quer formalmente, esses
conhecimentos/saberes;
. Utilizem as tecnologias no suporte às atividades criativas e formais de produção de texto.
. Produzam textos com características académicas, quer ao nível dos conteúdos, quer da sua
problematização, quer ainda no respeito pela estrutura exigida por um trabalho dessa natureza.

Programa

Sendo esta UC de carácter fundamentalmente metodológico, os conteúdos temáticos serão flexíveis
e ajustados às características das turmas, apresentando-se como um meio para atingir formas de
elaborar o pensamento de um modo interrogativo, problematizador, crítico, organizado e
estruturado. Para isso, explorar-se-ão os seguintes aspectos:

- Interpretação de textos teóricos e exploração das mensagens neles veiculadas;
- Apreensão de conceitos;
- Argumentação e problematização;
- Sínteses, resumos e palavras-chave;
- Conteúdos, estrutura e formato de um texto académico;
- Bibliotecas científicas online e a sua utilização como suporte à formulação de novas questões
decorrentes da prévia análise crítica; - Potencialidades de construção automática de índices e sumários;
- Gestão de referências bibliográficas com utilização do processador de texto;
- Plágio e direitos de autor;
- Segurança na internet;


Métodos de Ensino

Esta é uma UC de opção. É lecionada por dois/duas docentes com formações complementares que
articularão entre si o trabalho de tutoria da turma.
Pretende-se que seja uma UC com grande enfoque no desenvolvimento de estratégias de
aprendizagem por parte dos/as estudantes, sendo que a equipa docente se posicionará como recurso
mobilizador quer da pesquisa de fontes quer da construção de instrumentos de recolha e de análise
crítica da informação com vista à produção individual e colectiva de conhecimento.
Dependentemente do tipo de trabalho sugerido os/as estudantes pesquisarão quer individualmente
quer em pares, havendo também lugar a produções individuais, em par, ou coletivas no
grupo/turma. O trabalho em grupo será suportado por ambientes de produção online, quer se
constituam por plataformas de gestão de aprendizagem (LMS) ou ambientes de hospedagem online
(iCloud).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
College of duPage Library. (2010). College of duPage. Citing Sources: APA Style. Disponível em
http://www.cod.edu/library/research/cite/apa/multimedia.htm
Figueiredo, A. D. (2010) A Geração 2.0 e os Novos Saberes, Seminário ‘Papel dos Media’ das
Jornadas “Cá Fora Também se Aprende”, Conselho Nacional de Educação
Nobre, C. (2009). PLÁGIO É CRIME, SABIAS? Participação na aula aberta “Plágio é crime,
sabias?”, com Lucas Serra e Nuno Carvalho, organizada pela secção de Ed. Física da
ESECS / IPL, Aud. 1, Leiria, 17 de Fevereiro de 2009. Acedido em Fevereiro 09, 2014, a
partir de https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/657/1/PL%c3%81GIO %c3%89
CRIME%2c SABIAS.pdf
Piedrahita, D. (Producer). (2012). Normas APA em Microsoft Word 2010. Disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=uGgpzRxMvGA
Remondes, J. (2009). Inserir citações e bibliografia (Word). Retrieved from
https://www.youtube.com/watch?v=x_oxUm3drPg
Savater, Fernando (1998). Ética para um jovem. Lisboa. Editorial Presença
Shauna Kelly. (s.d.). Making the most of word in your business. Disponível em
http://shaunakelly.com/word/numbering/tableofcontents.html
Silva, O. S. F. (2008). Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira
de Educação, 13(38), 357-414. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf
Strahan, M. (2014). APA Reference Style Guide. Northern Michigan University. Disponível
em http://library.nmu.edu/guides/userguides/style_apa.htm

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 13:33:24 Última actualização: 2010-07-19