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Cultura Visual e Educação para os Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
PA03 |
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Sigla: |
CVEM |
Áreas Científicas: |
Áudio-Visuais e Produção dos Media |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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João Paulo Rodrigues Pires | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Para que os estudantes possam compreender a importância da Cultura Visual na sociedade contemporânea é importante a abordagem da publicidade/consumo, identidade/género e ideologia/violência. Os estudantes poderão assim identificar e desmontar repertórios visuais existentes nos media da atual sociedade, que visam, por vezes, o favorecimento de determinadas visões e ideologias, ou a criação de processos de alienação.
- Adquirir os conceitos base da Cultura Visual.
- Conhecer o enquadramento histórico e sociocultural da Cultura Visual.
- Conhecer os autores contemporâneos da Cultura Visual e as suas tendências, obras de referência e principais características do seu pensamento crítico.
- Fomentar processos de decomposição e análise da imagem como manifestação da Cultura Visual.
- Compreender a importância da Cultura Visual na sociedade contemporânea.
- Desenvolver as capacidades de observação, análise e compreensão de um universo visual contemporâneo.
- Desenvolver as capacidades de produzir e fundamentar discursos sobre a Cultura Visual.
Programa
Cultura Visual – Conceitos base:
- Signo, significado, significante, sintagma, paradigma, sincronia e diacronia.
Decomposição e análise de imagens:
- Elementos de comunicação visual;
- Tipos de análise vs tipo de imagem;
- Significado das imagens;
- Valor das imagens.
- Os media e a comunicação visual.
- Cultura Visual e sociedade contemporânea:
- Cultura Visual e publicidade/consumo;
- Cultura Visual e identidade/género;
- Cultura Visual e ideologia/violência
Métodos de Ensino
As aulas serão divididas em duas partes: a primeira parte terá um teor essencialmente expositivo e conceptual, incidindo nos conteúdos programáticos propostos; e a segunda parte terá uma abordagem mais funcional e prática – espera-se uma discussão participada dos alunos –, partindo da análise de reportórios visuais de imagens fixas e/ou em movimento.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua e incidirá nos seguintes componentes:
ı Componente A = 10% – corresponde ao empenho e qualidade da participação nas aulas.
ı Componente B = 45% – corresponde à elaboração de um trabalho escrito. O trabalho escrito será do tipo teórico e deverá abordar os conceitos base da Cultura Visual (a entregar no final do semestre).
ı Componente C = 45% – corresponde à elaboração de diários/narrativas visuais. Os diários/narrativas visuais, acompanhados das respetivas memórias descritivas, serão desenvolvidos a partir de temas contemporâneos da Cultura Visual (a apresentar durante o semestre)
Cálculo da Classificação Final
Nota Final = 0,10*A + 0,45*B + 0,45*C
Observações
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 2 horas.
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