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Animação, Promoção e Património Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
PAP20016 |
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Sigla: |
A.P.PC |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
7 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível da:
a) Organização e gestão de informação (baseada no levantamento e identificação de indicadores culturais, das estruturas sociais e comunitárias existentes);
b) Apropriação e utilização de conceitos diferenciados (que permitam identificar as especificidades e “pontes” entre, nomeadamente, cultura, educação, instrução, desenvolvimento);
c) Compreensão dos fatores que orientam a fruição cultural;
d) Apropriação de conhecimentos práticos, utilizadas na animação do património cultural;
e) Realização de trabalhos e de apresentação e discussão dos mesmos, incidindo sobre os temas referidos nas alíneas anteriores e explicitados nos conteúdos programáticos.
Programa
1. Literacia artística
2. Cultura visual
3. Serviços educativos de bibliotecas e museus: organização e boas práticas
4. Animação e promoção do património cultural em diversos contextos
5. Objeto artístico como elemento indutor de animação sociocultural
6. Criação de elementos (artefactos) gráfico-plásticos de apoio à animação sociocultural
Métodos de Ensino
Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-activa na animação do património, utilizando o mesmo como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da discussão dos temas teóricos nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo, com vista a participarem em algumas das atividades ou visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio e um guião previamente definido relativamente à apresentação dos respetivos relatórios.
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, por grupo ou individualmente, e de acordo com o tema dos trabalhos a elaborar.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:
a) Participação e discussão nos temas abordados nas sessões teórico-práticas - 20%
b) Projeto de animação do património cultural, onde serão desenvolvidas metodologias e técnicas de animação do património cultural - 40%
c) Criação de elementos gráfico-plásticos de apoio ao projeto de animação do património cultural - 40%.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Bibliografia Principal
DEBORD, G. ;A sociedade do espectáculo, Lisboa, Antígona , 2012 (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972) |
PERES, A.; LOPES, M. ;Animação Sociocultural – Novos Desafios, Amarante: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP)., 2007 |
FORTUNA, C. e SILVA, A. S. (org;Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal, Porto, Afrontamento, 2002 |
SILVA, A.; JORGE, V. [orgs.] ;Existe uma cultura portuguesa? , Porto: Edições Afrontamento., 1992 (Mesa redonda realizada na Casa das Artes (SEC, Porto) em 27 de Abril ) |
VIDIGAL, L.;Museologia e animação de espaços museológicos, Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. , 2000 |
GERVEREAU, L.;Ver, Compreender, Analisar as Imagens. , Lisboa: Edições 70, 2007 |
MIRANDA, J. ;Teoria da Cultura, Lisboa: Século XXI, 2002 |
PEREIRA, J.; VIEITES, M.; LOPES, M;A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. , Amarante: Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural., 2008 |
DEBORD, G. ;A sociedade do espectáculo, Lisboa, Antígona , 2012 (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972) |
PERES, A.; LOPES, M. ;Animação Sociocultural – Novos Desafios, Amarante: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP)., 2007 |
FORTUNA, C. e SILVA, A. S. (org;Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal, Porto, Afrontamento, 2002 |
SILVA, A.; JORGE, V. [orgs.] ;Existe uma cultura portuguesa? , Porto: Edições Afrontamento., 1992 (Mesa redonda realizada na Casa das Artes (SEC, Porto) em 27 de Abril ) |
VIDIGAL, L.;Museologia e animação de espaços museológicos, Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. , 2000 |
GERVEREAU, L.;Ver, Compreender, Analisar as Imagens. , Lisboa: Edições 70, 2007 |
MIRANDA, J. ;Teoria da Cultura, Lisboa: Século XXI, 2002 |
PEREIRA, J.; VIEITES, M.; LOPES, M;A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. , Amarante: Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural., 2008 |
Observações
Em complemento ao Programa será disponibilizado um documento com as indicações detalhadas acerca dos trabalhos a realizar no âmbito desta Unidade Curricular, bem como a respetiva calendarização das atividades a desenvolver.
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