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Respostas Sociais de Apoio à FamÍlia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: AF08    Sigla: RSAF
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 21 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de LemosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Ema Isabel Inácio   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O programa desta Unidade Curricular pretende desenvolver uma perspetiva alargada da diversidade de contextos sociais em que se situam os sistemas familiares e o conhecimento de medidas, modelos, ações, direitos e técnicas de apoio à família, tendo por principais objetivos:

- Compreender a importância dos direitos humanos e localizá-los historicamente e na atualidade, identificando os que dizem respeito à família;
- Compreender e debater o conceito de necessidades básicas de vida e de bem estar social;
- Distinguir as diferentes perspetivas de Ação Social compreendendo a sua relação com as Políticas Sociais;
- Conhecer as bases do Estado de Providência e a sua importância face à exclusão social;
- Distinguir o que significa pobreza, privação e exclusão social, igualdade e equidade;
- Identificar, no âmbito das políticas sociais estatais, as que dizem respeito à família, percebendo quais as entidades governativas que intervêm sobre as questões da família;
- Conhecer os sistemas de proteção social à família;
- Identificar e diferenciar as diferentes respostas sociais apoiadas pela Segurança Social, bem como as regras que as regem;
- Identificar nas organizações sociais as respostas à família apoiadas pela Segurança Social;
- Relacionar as diferentes respostas sociais com as faixas etárias de maior vulnerabilidade social;
- Compreender as problemáticas da dependência social e equacionar formas de as superar;
- Contextualizar a abordagem sistémica da Família e o Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano nas famílias contemporâneas;
- Desenvolver estratégias de caraterização, intervenção e acompanhamento familiar.


Respeitando o artigo 6º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes.
No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

CONHECIMENTOS
C1 Conhecimento da evolução histórica dos diferentes modelos de Ação Social;
C2 Conhecimento dos sistemas e âmbitos de proteção social à família;
C3 Conhecimento da intervenção social familiar dentro da abordagem sistémica e ecológica da pessoa e da família;
C4 Conhecimento de técnicas e dispositivos de caracterização e intervenção familiar.

APTIDÕES
AP1 Analisar e identificar apoios sociais à família na comunidade próxima e alargada;
AP2 Refletir sobre a instituição familiar atual e suas principais problemáticas;
AP3 Caracterizar e analisar os recursos da família face às suas necessidades de inclusão social;
AP4 Desenvolver respostas adequadas de mediação e acompanhamento de famílias;
AP5 Mobilizar e relacionar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares na compreensão e utilização dos conteúdos desta UC.

ATITUDES
AT1 Evidenciar autonomia e empatia na comunicação com a família e serviços de ação social;
AT2 Demonstrar capacidade de articular os diferentes meios, medidas e políticas sociais numa resposta integrada e assertiva face aos problemas identificados na família;
AT3 Evidenciar uma perspetiva educativa e comunitária no reconhecimento dos direitos sociais e na intervenção com as famílias.

Conteúdos programáticos

1. Direitos Sociais e Cidadania
1.1. A Declaração Universal dos Direitos Humanos
1.2. A Declaração Universal dos Direitos da Criança
1.3. Dimensão socio-histórica dos direitos sociais
1.4. Comunidade, família e cidadania

2. Inclusão e bem-estar social
2.1. Necessidades básicas de vida
2.2. Pobreza, privação e exclusão social
2.3. Vulnerabilidade, fatores de proteção e resiliência
2.4. Risco psicossocial e risco familiar

3. Da Prática Social à Ação Social
3.1. Estado Providência e Estado Social: conceitos e problemas
3.3. Políticas públicas e políticas sociais: dimensões económicas, jurídicas e organizativas
3.4. Sistemas de proteção social à família: âmbitos, instituições e respostas

4. Métodos e Técnicas de caracterização e intervenção familiar
4.1. Dinâmica e comunicação familiares
4.2. Ciclo familiar: desafios, competências e recursos familiares
4.3. Análise de interação familiar
4.4. Genograma
4.5. Psicofigura
4.6. Linha da vida
4.7. APGAR familiar
4.8. Círculo familiar
4.9. Ecomapa

5. Intervenção em contexto sociofamiliar
5.1. Práticas e projetos desenvolvidos no âmbito das respostas sociais à família
5.2. Estudo de caso
5.3. Plano Individualizado de Apoio à Família


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos abordados promovem uma visão global das várias medidas e políticas sociais de apoio à família, bem como a informação básica necessária para a compreensão do sistema familiar à luz de problemáticas atuais, permitindo atingir os objetivos desta UC de forma integrada.

Metodologias de ensino

A gestão do programa desta UC e todo o seu processo de estudo e aprendizagem serão desenvolvidos através de métodos ativos e participativos:

- Análise e interpretação de documentos - artigos de investigação, artigos de imprensa, fotografias, representações artísticas da família, filmes e documentários;
- Produção escrita de pequenos textos de recensão crítica;
- Jogo dramático e jogo de papéis;
- Estudo de caso;
- Interpretação e construção de instrumentos de análise e avaliação familiar;
- Círculo de estudos e debate em pequeno e grande grupo;
- Feira de ideias e investigação intervencionista;
- Pesquisa descritiva (quantitativa e qualitativa);
- Criação de PIAF (Plano Individual de Apoio Familiar)
- Seminário sobre programas e práticas direccionadas ao bem estar familiar

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Tendo em conta o objeto de estudo desta UC, são privilegiados métodos ativos e participativos que permitem ao aluno situar-se de forma mais vivencial no seu processo de aprendizagem, num diálogo constante entre a sua realidade e uma perspetiva mais macroscópica dos fenómenos estudados. Concorrem igualmente para uma eficaz realização dos objetivos desta UC as técnicas de pedagogia da descoberta e a articulação entre o trabalho individual, de pequeno grupo e de grande grupo, oferecendo uma abordagem dinâmica e interativa das temáticas abordadas.

Metodologia e provas de avaliação

Tipo de trabalho/Modalidade/ Ponderação

- Assiduidade e participação nos trabalhos de aula: Individual, 30%


- Ficha formativa: Individual, 30%

- Criação e apresentação de PIAF com proposta de intervenção familiar a partir de estudo de caso: Grupo, 40%

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta os textos propostos e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Bibliografia

Branco, F. Acção Social, Individuação e Cidadania (2010). Revista Cidades, Nº17.
Caeiro, R.T. Registos Clínicos em Medicina Familiar. Ministério da Saúde, DGCPS.
Candau, V.M. (1999). Sou criança: tenho direitos, Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Ed. Vozes.
Cleese, J, Skinner, R. (1990). Famílias e como sobreviver com elas. Porto: Edições Afrontamento.
Cyrulnik, B. (2001a). Resiliência – Essa Inaudita Capacidade de Construção Humana. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget.
Cyrulnik, B. (2001b). Uma Infelicidade Maravilhosa – Vencer os fracassos da Infância. Lisboa: Ambar.
Ramos, N. (2004). Psicologia Clínica e da Saúde. Lisboa: Universidade Aberta.
Rodrigues, F. (2008). Exclusão Social e (re)inserção social: explorando aprendizagens do/para o campo das políticas. Ousar Integrar: revista de reinserção social e prova, Vol. 1, Nº1, pp. 55-63.
Rodrigues, F. Figueira, M. Antunes, M., Tapajós, L., Paiva, B. (2003). Acção social na área da exclusão social. Universidade Aberta.
Pais, J.M., (2003b). Traços e Riscos de Vida. Uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Lisboa: Ambar.
Pereirinha, J.A. (2008). Política Social, Formas de Actuação no Contexto Europeu. Lisboa: Universidade Aberta.
Pereirinha, J.A., (2008) Política Social, Fundamentos da Actuação das Políticas Públicas. Lisboa: Universidade Aberta.
Sampaio, D., Cruz, H., Carvalho, M.J. (2011). Crianças e Jovens em Risco, A família no centro da intervenção. Fundação Calouste Gulbenkian.

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Página gerada em: 2024-05-07 às 03:49:37 Última actualização: 2010-07-19