|
Artes Performativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
CS100002 |
|
Sigla: |
AP |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:
- Dominar os conceitos basilares das artes performativas.
- Identificar e perceber a dimensão performativa na vida quotidiana, na política e na comunicação nos novos media e nos media tradicionais.
- Compreender o papel do indivíduo enquanto ator social nos contextos de intervenção social e profissional.
Conteúdos programáticos
1. Artes performativas e performance social
Os estudos da performance
‘É’ performance vs. ‘como’ performance
Os tipos de performance
As funções da performance
2. O mundo é um palco: a performance na vida quotidiana
A representação e o espetáculo como dimensões estruturantes da vida quotidiana
Os rituais
A política como espetáculo
O espetáculo da comunicação
3. O indivíduo enquanto ator social
Atores e papéis sociais
Sujeito e representação
A arte de administrar impressões
Metodologias de ensino
A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
Metodologia e provas de avaliação
A modo de avaliação inclui:
Teste de aferição de conhecimentos (40%).
Exercícios em sala de aula (20%).
Trabalho em grupo (40%).
Bibliografia
Burke, P (1992). O Mundo como Teatro – Estudos de Antropologia Histórica. Lisboa: Difel.
Debord, G. (1972). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Afrodite.
Goffman, E (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’Água.
Monteiro, P.F (2010). Drama e Comunicação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Schechner, R (2013). Performance Studies: An Introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Schechner, R (2003). Performance Theory. Londres e Nova Iorque: Routledge.
|
|