This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: CS100009    Sigla: CE
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 45 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   0,54
Isadora de Ataíde Fonseca   3,46

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objectivo geral

Compreender teorias e conceitos da comunicação institucional e aprender a desenvolver e aplicar estratégias de comunicação em organizações são os objectivos centrais da unidade curricular.

Objectivos específicos

 Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações;
 Desenvolver competências para a implementação de estratégias de comunicação;
 Conhecer os diferentes sectores da comunicação institucional e as suas especificidades;
 Actuar nos distintos campos do trabalho de comunicação empresarial e das relações públicas;
 Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
 Aprender a aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação.

Conteúdos programáticos

1. Teorias da comunicação institucional e empresarial.
Teorias e conceitos da comunicação empresarial e das relações públicas.
Evolução histórica.

2. Teorias e conceitos de Marketing.
Teorias e conceitos de marketing.
Micro e macro ambiente de acção.
Públicos.

3.Campos da comunicação institucional.
Empresas privadas.
Organizações corporativas e representativas.
Organizações públicas e órgãos de governo.
Organizações não-governamentais.

4.Ética e Responsabilidade Social.
Ética.
Responsabilidade Social.

5.Áreas da comunicação empresarial.
Comunicação interna.
Comunicação externa.
Assessoria de Imprensa.
Marketing e publicidade.

6.Estratégia de comunicação.
Missão, identidade e imagem corporativa.
Públicos-alvo.
Planeamento estratégico.

7.Tecnologias e ferramentas da comunicação empresarial.
Produtos e processos de Comunicação.
Produtos e processos de publicidade e marketing.

8.Gestão da comunicação.
A estratégia no contexto da empresa.
A execução da estratégia.
Serviços externos.
Gestão dos profissionais.
Distribuição e disseminação dos produtos, serviços e práticas.
Processos de avaliação.
Gestão de crises.


Metodologias de ensino

A disciplina tem como método privilegiado a articulação entre teoria e estudos de caso para a concretização do seu objectivo.

Metodologia e provas de avaliação

1.Avaliação individual, através de trabalho escrito. O aluno deverá desenvolver o plano estratégico de comunicação de uma organização.
2.Avaliação colectiva, através de trabalhos em grupo com apresentação escrita e oral. Planear, criar e desenvolver um produto/serviço de comunicação e realizar a sua implementação.
3.Avaliação contínua: participação nos encontros; leituras, discussão e interacção com o grupo; capacidade de investigação, método de trabalho, reflexão, análise e criatividade.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

ALMEIDA, Vítor. 2000. A Comunicação Interna na Empresa. Práxis.

BÉON, Philippe. 1993. Como desenvolver a comunicação na empresa. Mem Martins: Publicações Europa-América.

BLAND e JACKSON, Michael e Peter. 1992. A comunicação na empresa. Lisboa: Presença.

CAETANO e RASQUILHA, Joaquim e Luís. 2005. Gestão da Comunicação. Quimera Editores.

CORNELISSEN, Joep. 2011. Corporate Communication, A Guide to Theory and Practice. Londres: Sage.

GOMES, António Silva. 1994. Publicidade e Comunicação. Lisboa: Texto Editora.

GRUNING, James. E. 1992. Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

HACKLEY, Chris. 2009. Marketing: a critical introduction. Los Angeles: Sage.

KOTLER e Armstrong, Philip e Gary. 1999. Principles of Marketing. Londres. Prentice-Hall International.

LAMPREIA, J. Martins. 1998. Comunicação Empresarial: as relações públicas na gestão (colecção de textos). Lisboa: Texto.

LEE e KOTLER, Nancy R e Philip. 2016. Social marketing: changing behaviors for good. Londres: Sage.

LINDON, LENDREVIE, LÉVY, DIONÍSIO e RODRIGUES; Denis, Jacques, Julien, Pedro e Joaquim Vicente. 1999. Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing. Alfragide: Dom Quixote.

LIPOVETSKY, Gilles. 2008. A Cultura-Mundo, Resposta a Uma Sociedade Desorientada. Lisboa: Edições 70.

LLOYD e LLOYD, Herbert e Peter. 1995. Relações Públicas: as técnicas de comunicação no desenvolvimento da empresa. Lisboa: Presença.

O’HAIN, Friedrich e Dee; Dan, Gustav W. e Lynda. 2005. Strategic Communication in Bussiness and the Professions. Boston: Houghton Miffin Company.

PIRES, Aníbal. 1991. Marketing: conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo.

SALLY, Dibb. 1995. Marketing: concepts and strategies. Boston: Houghton Migglin.

SEITEL, Fraser. 2004. The practice of Public Relations. New Jersey: Pearson Prentice Hall.

TAYLOR, Simon. 2005. Defending your reputation: a practical guide to crisis cummunications. Ghaziabad: Thorogood.

WESTPHALEN, Marie-Hélène. 1991. A comunicação na empresa. Lisboa: Rés-Editora.

WHITE e MAZUR, Jon e Laura. 1995. Strategic communications management: making public relations work. Wokingham: Addison-Wesley.

Observações

Páginas na internet

Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
http://www.apce.pt/

Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
http://www.apap.co.pt/

Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas
http://www.apecom.pt/

Entidade Reguladora para a Comunicação Social
http://www.erc.pt/

SOPCOM
https://www.sopcom.pt/page/home

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 22:28:58 Última actualização: 2010-07-19