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Gestão do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
DESP16 |
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Sigla: |
GD |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Promover a apropriação de conhecimentos sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados.
Utilizar de forma criteriosa e fundamentada os conhecimentos adquiridos na análise de situações de natureza prática ou aplicada.
Conhecer os conceitos básicos da gestão e analisar as suas funções fundamentais.
Dominar a estrutura e a dinâmica das organizações desportivas.
Saber aplicar os conceitos gerais de análise financeira nas organizações desportivas.
Identificar as prioridades estratégicas nos diferentes contextos desportivos.
Dominar os fatores de desenvolvimento do desporto nos diversos sectores organizacionais onde se desenvolvem as práticas desportivas, tais como, a saúde pública, a educação, as autarquias, o turismo, o ambiente, a juventude.
Identificar as prioridades estratégicas nos contextos desportivos em que opera.
Reformular e atualizar processos de gestão em função de contextos diversos em que o fenómeno desportivo se desenvolve.
Conteúdos programáticos
I – INTRODUÇÃO À GESTÃO
1. A Gestão e a sua evolução
1.1. A gestão: conceito, funções, níveis
1.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias
1.3. Evolução da gestão: principais abordagens
2. A empresa e o seu ambiente
2.1. A empresa como organização social
2.2. A empresa como sistema aberto
2.3. Os objectivos, os recursos e o ambiente das empresas
2.4. Componentes básicos de uma organização
2.5. Sistemas de controlo de trabalho nas organizações
II – FUNÇÕES DA GESTÃO
3. PLANEAMENTO
3.1. Missão e objectivos
3.2. Planos
3.3. Níveis de planeamento
3.4. Gestão por objectivos
3.5. Planeamento estratégico
4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Processo e objectivos da organização
4.2. Funções, departamentalização e diferenciação
4.3. Princípios de organização
4.4. Estruturas organizacionais: tipos de estrutura
4.5. Determinantes da estrutura
4.6. Autoridade, influência e poder
5. DIRECÇÃO
5.1. Motivação
5.1.1. Teorias sobre motivação
5.1.2. A motivação na prática
5.2. Liderança
5.2.1. Estilos de liderança
5.2.2. Abordagem comportamental
5.2.3. Abordagem situacional
5.2.4. Factores que afectam a escolha do estilo de liderança
5.3. Comunicação
5.3.1. Fluxos de comunicação
5.3.2. Canais e redes de comunicação
5.3.3. Barreiras e desenvolvimento da comunicação
6. CONTROLO
6.1. Processo e tipos de controlo
6.2. Controlo e avaliação de desempenho
6.3. Controlo financeiro
6.5. Gestão da qualidade nos serviços de Desporto
III – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM DESPORTO
7. Sistemas de Administração de Recursos Humanos
7.1. Os estilos de administração de recursos humanos
7.2. A administração de recursos humanos
8. Planeamento de Recursos Humanos
8.1. Mercado de trabalho no Desporto
8.2. Planeamento de recursos humanos
8.3. Recrutamento e selecção
9. Aplicação de Recursos Humanos
9.1. Desenho de cargos em desporto
9.2. Descrição e análise de cargos em desporto
IV – GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
10. Significações e finalidades das Organizações Desportivas
10.1. Tipos de organizações no Sistema Desportivo Nacional
10.2. Organização do sector publico
10.3. Organização do sector privado
10.4. Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
São objetivos da unidade curricular tornar os futuros licenciados aptos a identificar, analisar e resolver os problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no sector do desporto, em âmbitos e organizações diversas tais como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas.
Promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da sua especialidade, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, multidisciplinares e interdisciplinares.
Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais de gestão e com a posterior análise de saberes diversos.
Metodologias de ensino
Apresentação e discussão das temáticas.
Aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos.
Apresentação de temas pelo docente/Análise e discussão de textos científicos/Realização de trabalhos práticos.
Apoio tutorial presencial e à distância na orientação de pesquisa e na realização dos trabalhos escritos.
Apresentação por parte de convidados externos, de exemplos concretos de projetos de gestão desportiva na área de gestão de organizações desportivas.
Realização de visitas de estudo a organizações e estruturas ou equipamentos de lazer e desporto: observação e análise de diferentes contextos e modelos de intervenção e gestão.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam competências de análise e de resolução dos problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no sector do desporto, em âmbitos e em organizações tão diversas como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas. Pretende-se ainda promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da gestão do desporto, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, multidisciplinares e interdisciplinares.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem na unidade curricular, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativamente aos conteúdos da unidade curricular. Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, apresentando, lendo, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre gestão do desporto, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem evolua para um contato mais autentico com a realidade das organizações do desporto e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a dinâmica da sua gestão e funcionamento. Assim o aluno pode sentir a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a pratica, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas. Numa terceira fase o aluno é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir os casos concretos, por vezes tão distantes dos enquadramentos teóricos base aprendidos. A possibilidade de ouvir gestores desportivos de diferentes áreas e realidades e a possibilidade de ver “in loco” uma organização desportiva a funcionar são as metodologias de ensino utilizadas e que a nosso ver são coerentes com os objetivos do processo de aprendizagem da unidade curricular de Gestão do Desporto.
Também o sistema de avaliação utilizando duas componentes, uma de processo e outra de produto, é coerente com os objetivos da unidade curricular, garantindo que o desempenho do aluno é dirigido e avaliado para as diversas componentes do processo, privilegiando a componente de aplicação prática de conhecimentos.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse, etc.
Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos (70%). O primeiro teste tem uma ponderação de 30% e o segundo teste uma ponderação de 40%.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão e Projetos de Desporto.
Bibliografia
CÂMARA, P.; GUERRA, P.; RODRIGUES, J. (2003). “Humanator. Recursos Humanos e Sucesso Empresarial”. Publicações D. Quixote. 5.ª edição. Lisboa.
CONSTANTINO, José Manuel (1994) – “Desporto e municípios”. Livros Horizonte. Lisboa.
EDGINTON, Christopher; Ford, Phyllis M. (1985) – “Leadership in recreation and leisure service organizations”. John Wiley & Sons, Inc. New York.
European Foundation for Quality Management – EFQM (2002). “Avaliar a Excelência. Um guia prático para o sucesso no desenvolvimento, implementação e revisão de uma estratégia de auto-avaliação nas organizações”. APQ/EFQM. Lisboa.
KRAUS, R.G.; Curtis, E. (1990) – “Creative management in recreation, parks, and leisure services”. Times Mirror. St. Louis.
MINTZBERG, Henry (1995) – “Estrutura e dinâmica das organizações”. Publicações D. Quixote, Lda. Lisboa.
PIRES, Gustavo (2007) – “Agôn–Gestão do Desporto. O jogo de Zeus”. Porto Editora. Porto.
PIRES, G. e SARMENTO, J.P. (2001). “Conceito de Gestão de Desporto: Novos desafios, diferentes soluções”. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol.1 nº 1. pp 88-103.
ROCHE, Fernando París (1996) – “La planificación estratégica en las organizaciones deportivas”. Editorial Paidotribo. Barcelona.
SANCHO, Juan A. Mestre (1995) – “Planificacion deportiva - teoria y practica”. INDE Publicationes. Barcelona.
SLACK, T. (1997) – “Understanding Sport Organisations”. Human Kinetics. Champaign.
TAKS, M.; HEBBRECHT, J. (1996). “Competencies of Sport Managers: an empirical analysis”. Faculty of Physical Education and Physiotherapie, K. U. Leuven, Bélgica. Não publicado.
TEIXEIRA, Sebastião (1998). “Gestão das organizações”. Edições McGraw-Hill Portugal. Amadora.
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