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Gestão de Infraestruturas e Equipamentos Desportivos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: DESP2010    Sigla: GIED
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 19 Plano de Estudos_2016_17 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Luis Baptista   3,20

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver a capacidade de promover processos neste domínio, particularmente ao nível da concepção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas.
Dominar os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas.
Manifestar uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das actividades que neles decorrem.
Adquirir uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas.
Caraterizar quanto aos objectivos, as diferentes fases de planeamento e gestão de uma instalação desportiva.
Conhecer com especificidade cada área de trabalho, tendo por referência as estruturas humanas, recursos associados e os riscos mais frequentes, bem como as principais estratégias de planeamento, controlo e gestão;
Saber ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, actualmente, emergem face às acções das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.
Saber aplicar o conhecimento a um caso específico de análise, adequando modelos de análise propostos e concluindo sobre medidas efectivas de gestão que contribuam para a eficiência e qualidade funcional de determinada instalação.

Conteúdos programáticos

Equipamentos Desportivos. As instalações desportivas: conceito. codificação espacial e desportiva. Instalação desportiva, infra-estrutura, complexo, recinto, unidade de base, núcleo, área de competição, etc.

Tipologias de Instalações. Instalações Desportivas de Base/Recreativas e Formativas; Instalações Desportivas Especializadas ou Monodisciplinares; Instalações Desportivas para o Espectáculo Desportivo. Espaços naturais de Recreio e Desporto: Espaços protegidos e não protegidos. Parques naturais, paisagens protegidas, praias, domínio público, parques urbanos, parques recreativos e parques temáticos. Espaços desportivos, anexos, técnicos e complementares.

O Planeamento e Construção de Instalações Desportivas. Instalações Desportivas e Ambiente; Instalações Desportivas e Planeamento Urbano; Enquadramento Legal das Instalações Desportivas. O Planeamento de Instalações Desportivas: Normas de Programação; Equipa técnica; Estudos de Viabilidade; Estudos de Planeamento; Projecto de uma Instalação Desportiva; Estrutura, objectivos e localização; O processo de obtenção de licença para a entrada em funcionamento.

A gestão das instalações. Indicadores-base de gestão: espaço; tempo; recursos materiais; humanos; financeiros; informação. Tipos de gestão: gestão pública, parcial, concessionada e privada. Vocação fundamental e complementar. A Responsabilidade Técnica da gestão de uma instalação desportiva. O Regulamento de gestão das instalações desportivas; A gestão dos acessos; A gestão desportiva/gestão das actividades.

A manutenção das instalações desportivas. Conceito. Estratégias. Operações: Manutenção contínua e periódica, específica. Manutenção preventiva. Normas: de segurança, higiene, funcionamento, etc. Conforto desportivo: geral, estético, acústico e auditivo, térmico, higrométrico, e quinestésico. O desconforto. O conforto. Populações especiais.

Aspectos económicos na gestão das Instalações Desportivas. Ciclo de vida; receitas e despesas; custos de utilização; indicadores. A contabilização desportiva dos espaços naturais.

Gestão da Qualidade nas Instalações Desportivas. Introdução às dinâmicas de Gestão da Qualidade aplicada às instalações desportivas - EFQM, CAF, TQM; Processos, Produtos e Serviços. Os livros de registo, de controle sanitário e de reclamações.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais sobre planeamento e gestão de instalações desportivas, com a posterior abordagem de saberes diversos e transversais, essenciais para se compreender e se lidar com a dinâmica e a especificidade própria de uma instalação desportiva, de acordo com os objetivos da sua construção, do seu funcionamento, do tipo de gestão, do público alvo, da sua vocação e da sua estratégia de ação na busca da qualidade no processo de desenvolvimento desportivo.

Metodologias de ensino

Aulas de natureza expositiva de apresentação dos conteúdos.
Aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Apresentação de temas; análise e discussão de textos científicos; a realização de trabalhos práticos.
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo/Apresentação por parte de convidados externos, de casos concretos de gestão de equipamentos desportivos/Visitas a organizações e estruturas desportivas, para observação e análise de diferentes contextos e modelos de intervenção e gestão em Desporto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam a capacidade de iniciar processos de conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas, dominando os fundamentos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas. Pretende-se ainda que manifestem uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das atividades que neles decorrem, adquirindo uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas. Os estudantes aprenderão a ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às ações das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem na unidade curricular, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativamente aos conteúdos da unidade curricular.
Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, apresentando, lendo, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre instalações desportivas, permitindo que o processo de aprendizagem evolua para um contato mais autentico com a realidade das instalações desportivas e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a sua gestão e funcionamento, realizando um trabalho prático de observação, análise e avaliação de uma instalação desportiva em concreto, visando um contacto precoce com o mercado de trabalho e com a realidade laboral no contexto da organização de eventos desportivos.
Assim o aluno pode sentir a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a prática, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas.
Numa terceira fase o aluno é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir os casos concretos, por vezes tão distantes dos enquadramentos teóricos base aprendidos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e consta de duas componentes: uma de processo e outra de produto.

Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse, etc.

Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do aluno na realização e apresentação de um Trabalho Prático Individual sobre o tema “Gestão de uma Infra-Estrutura ou Equipamento Desportivo”.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão de Instalações Desportivas.

Bibliografia

Andrés Pérez, F.: La evaluación de la gestión de un centro desportivo. Manuales de Gestión de Centros Desportivos. CSD – FEMP, 1997

Cabral Faria, A.: Planeamento e programação na gestão de equipamentos desportivos. Revista Nadar, (2): 9-12, Lisboa, 1997

Mestre Sancho, J. A.; Garcia Sanches, E.: La gestión del deporte municipal. Editorial INDE. Barcelona, 1997

Sarmento, J.P.: Qualidade de gestão das instalações e novo perfil do gestor desportivo.www.apogesd.org, 2004

Ammon, R.; Southall, R. & Blair, D. (2004); Sport Facility Management: Organizing Events and Mitigating Risks, Ed. Fitness Information Technology, Inc.. Morgantown – U.S.A..

Cunha, L. Miguel (1997), O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento, Ed. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.

Daly, J. (2000); Recreation and Sport Planing and Design, Ed. Human Kinetics, Leeds – United Kigdom.

Farmer, P. & Mulrooney, A. (1996); Managing the facility - The Management of Sport – Its Foundation and Aplication, Ed. McGraw-Hill Companies, Inc., USA, (1991), p.p. 223 – 248.

Paloma, J. (1994); Análisis y Diagnóstico del Sistema Deportivo Local: Punto de Partida para el Diseño de Políticas Deportivas Municipales, in Apunts: Educación Física y Deportes; N.º 36, Abr.; Ed. INEFC; Barcelona; pp. 38 – 45.

Cunha, L.M., (2007), Os Espaços do Desporto - Uma Gestão para o Desenvolvimento Humano, ed. Almedina, Coimbra, 2007, ISBN - 13:978-972-40-3245-0.

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