This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10038
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Física e Química

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: EDB10038    Sigla: FQ
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 77 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Miguel FreitasResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
José Freitas   10,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotético­dedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.

Conteúdos programáticos

FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Micro-ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (emissão de luz, constante de Planck, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo
Forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem, circuitos elétricos, resistência, diferença de
potencial.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações).
2. Poluição e ambiente (efeito de estufa, chuvas ácidas).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende­se que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.

Metodologias de ensino

Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende-se que haja
um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho realizado
nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como
um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de relatórios e comunicação de resultados das investigações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A componente metodológica procura criar situações de envolvimento dos alunos na realização de experiências
simples a fim de despertar a sua curiosidade e participação na "construção" dos conceitos tratados. Apesar do
caráter essencialmente introdutório desta unidade curricular, são lançadas ferramentas e bases que permitem o
desenvolvimento e exploração de temas atuais e futuros relacionados com Física e Química. Daí ser privilegiada a
abordagem por inquérito, visando proporcionar aos/às estudantes a aquisição de uma conceção adequada do
conhecimento nas suas vertentes substantiva, processual e epistemológica.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 25%; participação individual 25%.
Os testes têm uma classificação mínima de média 7,0.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

BLOOMFIELD, L. (1997). How Things Work – The Physics of Everyday Life. New York:
John Willey & Sons
CHANG, R. (1994). Química. Lisboa: MacGraw Hil de Portugal
DEUS, J. et al. (1992). Introdução à Física. Lisboa: McGraw – Hill.
LEMBO, A. (1980) - Química vol. 1, 2 e 3, São Paulo: Atica
MORETO, V. P. (1980). A eletricidade. São Paulo: Atica.
MORETO, V. P. (1980). Optica, Ondas, Çalor. São Paulo: Atica.
RUSSELL, J. (1982). Química Geral. São Paulo: McGraw-HW do Brasil
SNYDER, C. (1998). The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things. New York: John
Willey & Sons.

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 20:24:04 Última actualização: 2010-07-19