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Língua e Linguística Portuguesa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: EDB10042    Sigla: LLP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 52 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Boléo   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os alunos deverão refletir sobre a especificidade do fenómeno da linguagem humana por oposição a outras formas de comunicação, e também sobre a Língua Portuguesa. Assim, todos os pontos do programa têm por objetivo fornecer-lhes as bases teóricas necessárias à investigação em Ciências da Linguagem.
Mais concretamente, os alunos deverão desenvolver um domínio sólido e uma consciência específica das várias dimensões de uma língua natural, nas suas vertentes sincrónica e diacrónica, bem como atualizar e consolidar conhecimentos capazes de descrever e explicar a história, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa.
Estes objetivos têm como benefício adicional uma maior consciencialização dos alunos quanto à importância do domínio da Língua Portuguesa na sua formação pessoal, académica e profissional, pois serão encorajados a aprofundar e consolidar competências comunicativas de receção e produção orais e escritas.

Conteúdos programáticos

I. A Língua Portuguesa como instrumento de cognição e de comunicação
1.1. Competências em língua portuguesa e conhecimento explícito da língua. Obras de consulta
1.2. Contextos e necessidades comunicativas. Adequação do discurso aos contextos
1.3. Conceitos essenciais da Linguística geral
1.3.1. Linguagem, língua e fala
1.3.2. Fatores da comunicação verbal
1.3.3. Funções da linguagem e registos de língua
1.3.4. Características da linguagem oral e escrita
1.4. Questões de ortografia, acentuação e pontuação. O Novo Acordo Ortográfico

II. Origem e evolução da Língua Portuguesa
2.1. Português língua românica
2.2. Fontes e enriquecimento do léxico português
2.3. Domínio e variedades do Português atual
2.4. Os crioulos de base portuguesa

III. A Língua Portuguesa como objeto de estudo
3.1. A gramática como descrição do conhecimento linguístico e instrumento de regulação. Norma e variação
3.2. Particularidades e dificuldades da Língua Portuguesa: zonas críticas
3.2.1. Aspetos fonológicos, morfológicos e sintáticos
3.2.2. Aspetos lexicais, semânticos e pragmáticos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
Textos diversificados, orais e escritos, extraídos de obras literárias, de jornais, da televisão, bem como as produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo do funcionamento da língua.
A componente teórica visará sobretudo a reflexão sobre a história e a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos em exercícios práticos. Prevê-se ainda a realização de seminários para apresentação e discussão de temáticas do programa.

Metodologias de ensino

Textos diversificados, orais e escritos, extraídos de obras literárias, de jornais, da televisão, bem como as produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo prático do funcionamento da língua.
A componente teórica, com aulas mais expositivas, visará sobretudo a reflexão sobre a história e a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística e aspetos concretos da gramática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
Textos diversificados, orais e escritos, extraídos de obras literárias, de jornais, da televisão, bem como as produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo do funcionamento da língua.
A componente teórica visará sobretudo a reflexão sobre a história e a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos em exercícios práticos. Prevê-se ainda a realização de seminários para apresentação e discussão de temáticas do programa.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa, individuais ou em grupo. Para que os alunos possam fazer a disciplina por avaliação contínua devem estar presentem em pelo menos 75% das aulas.
A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
 Trabalho em grupo sobre um tema de gramática (apresentação oral) - 25%
 Duas fichas sobre funcionamento da língua - 40%
 Um teste final - 35% (+7,5v)

Regime de assiduidade

Só poderá realizar a UC por avaliação contínua os alunos que assistirem a um número mínimo de 75% das aulas, à exceção dos alunos cujo estatuto os isente da assiduidade.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

 Azeredo, M. O., Pinto, M. I. F. M. e Lopes, M. C. A. (2012). Gramática Prática de Português, 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (de acordo com os Dicionário Terminológico e o Novo Acordo Ortográfico). Lisboa: Raiz editora.
 Cardeira, E. (2006). O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
 Casteleiro, J. M. e CORREIA, P. D. (2008). Atual - O novo acordo ortográfico. Lisboa: Texto.
 Eduardo Paiva Raposo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa. F. C. Gulbenkian.
 Faria, I.H. et al (org.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho série Linguística.
 Lopes, A.C. M., RIO TORTO, G (2007). O essencial sobre Semântica. Lisboa: Caminho.
 Mateus, M.H.M., VILLALVA, A. (2006). O essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho
 Mateus, M. H. M. e CARDEIRA, E. (2007). O essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
 Pereira, D. (2006). O essencial sobre Crioulos de base portuguesa. Lisboa: Caminho.

Recursos na Internet
http://dt.dge.mec.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 18:38:00 Última actualização: 2010-07-19