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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: EDB20034    Sigla: ADL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 53 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Luísa Gaspar Costa   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Apropriar-se de conhecimentos básicos, essenciais ao estudo das Ciências da Linguagem;
- Refletir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da língua portuguesa;
- Problematizar as principais teorias interpretativas do fenómeno da aquisição da linguagem;
- Equacionar o papel do desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global da criança;
- Caracterizar processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal (oral/escrita; língua materna/L2; desenvolvimento típico/atípico);
- Relacionar linguagem, literacia e aprendizagem;
- Planificar estratégias educativas para promotoras do desenvolvimento da linguagem verbal das crianças;
- Compreender a importância da emergência da literacia no contexto do sucesso da leitura e da escrita;
- Relacionar práticas culturais e sociais, relativas à leitura e à escrita, com diferentes perceções sobre linguagem escrita;
- Problematizar o papel das práticas educativas no desenvolvimento da linguagem.

Conteúdos programáticos

A. Comunicação e linguagem: a especificidade da linguagem humana
1. Aquisição da linguagem
1.1. Bases biológicas, cognitivas e sociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem; 1.2. Teorias interpretativas: as perspetivas comportamental, inatista, cognitivista e socio-cognitivista;
1.3. Fatores favorecedores da aquisição e desenvolvimento da linguagem: a interação verbal.
2. Linguagem e cognição
2.1. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo;
2.2. Propriedades da linguagem (e dos usos da língua);
2.3. Aquisição e aprendizagem;
2.4. Metodologia de recolha de dados em aquisição (métodos naturalistas e métodos experimentais; métodos transversais e métodos longitudinais).
B. Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas no período pré-verbal.
2. Papel da linguagem dirigida às crianças na aquisição e no desenvolvimento linguístico.
C. A Comunicação verbal
1. Compreensão e produção em língua materna.
2. Desenvolvimento da consciência linguística.
3. Desenvolvimento fonológico:
3.1. Compreensão e produção dos sons da língua;
3.2. Aquisição da sílaba.
4. Desenvolvimento sintático:
4.1. A arquitetura frásica: aspetos essenciais;
4.2. A compreensão e produção de frases e discursos.
5. Desenvolvimento léxico-semântico.
6. Desenvolvimento discursivo e pragmático:
6.1. A língua em contexto: os usos de língua;
6.2. O desenvolvimento da competência comunicativa: objetivos e estratégias no âmbito da educação pré-escolar.
7. Bilinguismo e aquisição de L2.
8. Conceções precoces sobre escrita.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens decorrentes das leituras e da reflexão em torno dos conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento dos objetivos previstos, quer os de carácter mais teórico, quer os que visam a prática profissional.
Os temas e conteúdos programáticos selecionados constituem um corpo de conhecimentos a mobilizar no desenvolvimento de competências essenciais de um profissional de educação consciente do seu papel na promoção do desenvolvimento linguístico das crianças, capaz de intervir adequadamente em situações de desenvolvimento típico e capaz de reconhecer indícios de necessidade de intervenções especializadas.

Metodologias de ensino

Na UC Aquisição da Linguagem, valorizam-se metodologias que propiciam a relação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Considera-se prioritário o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de textos e de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temas do programa constituem estratégias preferenciais.

As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará sobretudo a compreensão dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, assumindo-se como conhecimentos pressupostos as aprendizagens sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.

A abordagem aos temas do programa será da responsabilidade da docente. O aprofundamento das reflexões e a apresentação de problemas práticos a tratar serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objeto de avaliação.
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e permitirá orientar e apoiar o trabalho autónomo dos estudantes. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Ao longo do processo de aprendizagem, os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos fundamentais de Ciências da Linguagem e produzir textos de acordo com as tipologias adequadas e sobre problemáticas diversificadas, tanto na apresentação de leituras, trabalhos, pesquisas e questões, como na reflexão presencial escrita. Em todos estes momentos, deverão evidenciar um domínio proficiente da expressão oral e escrita para fins académicos e recorrer a suportes convencionais e tecnológicos diversificados, tendo em vista não só o desenvolvimento de competências essenciais ao percurso académico, mas também a prossecução da sua formação profissional.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá a pontualidade, a assiduidade e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas. Integrará ainda o desenvolvimento de um trabalho prático (apresentado oralmente, com um suporte digital) e a elaboração de uma reflexão presencial escrita.
Os elementos de avaliação têm os pesos que de discriminam a seguir:
- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho prático: 45%.
- Reflexão presencial escrita sobre a totalidade dos temas e conteúdos do programa: 45%.
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Bibliografia

*Alves, D., Castro, A. & Correia, S. (2009). Consciência fonológica – dados sobre consciência fonémica, consciência intrassilábica e consciência silábica. In A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis (eds.). Textos Seleccionados do XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 169-184.
*Castro, A. (2009). Aquisição de morfologia plural em português europeu: sobre a produtividade das regras. In A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis (eds.). Textos Seleccionados do XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 277- 289.
Costa, J. & Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
*Costa, J., Lobo, M. & Silva, C. (2011). Subject-object asymmetries in the acquisition of Portuguese relative clauses: adults vs. children. Lingua, n.º 121, pp. 1083-1100.
Duarte, I. (2008). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC.ME.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
*Freitas, M. J., Afonso, C. & Castelo, A. (2015). Quantas sílabas tem “chav(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar. In Revista Linguística [no prelo].
Gonçalves, F., Guerreiro, P. & Freitas, M. J. (2011). O Conhecimento da Língua: percursos de desenvolvimento. Lisboa: DGIDC.ME.
*Madeira, A. (2008). Aquisição de L2. In P. Osório & R. M. Meyer (orgs.). Português Língua Segunda e Língua Estrangeira: Da(s) Teoria(s) à(s) Prática(s). Lisboa: LIDEL, pp. 189-201.
*Santos, R., Freitas, M. J. & Veloso, J. (2014). Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Revista Diacrítica – Universidade do Minho, 28.1, pp. 407- 436.
Sim-Sim, I. (1997/2006). Avaliação da Linguagem Oral: um Contributo para o Conhecimento do Desenvolvimento Linguístico das Crianças Portuguesas. (4.ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
__________ (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Sim-Sim, I. et al. (2008). Linguagem e comunicação no Jardim-de-Infância: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: DGIDC.ME.

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