This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20043
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Sociologia da Educação e das Organizações Educativas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: EDB20043    Sigla: SEOE
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 46 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Cristina Maria Gomes da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,00
Rahul Kumar   6,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta UC pretende-se atingir dois objectivos principais: por um lado, fornecer aos estudantes instrumentos teóricos que lhes permitam reflectir de forma mais objectiva sobre a realidade educativa actual. Por outro lado, alargar o âmbito de reflexão sobre essa mesma realidade apelando à ‘história da educação’ e à associação entre as transformações sociais e as transformações verificadas no sistema educativo. A análise das organizações educativas – das culturas de escola aos modelos de organização e gestão, do (auto-)conhecimento aos projectos de inovação e mudança – bem como a análise da situação profissional dos professores, para além de constituírem conteúdos programáticos, assumem também uma dimensão instrumental importante.

Conteúdos programáticos

1. Da escola como produto à escola como processo
1.1 Escola e contexto social: transformações sociais e sistema educativo em Portugal, nos últimos 40 anos
1.2 A escola como instrumento de mudança ou de reprodução social
1.3 A escola para todos e a escola igual para todos: igualdade de oportunidades e desigualdade de realizações
2. A escola como objecto de estudo: alguns contributos para uma análise dos estabelecimentos de ensino
2.1 As relações sociais na escola ou a interacção entre os agentes: actores e estratégias na instituição educativa
2.2 Culturas de escola e eficácia escolar: o efeito de escola
2.3 O clima das organizações escolares
2.4 Escola e territórios: o caso das periferias urbanas
3. O projecto educativo de escola
3.1 Autonomia, participação e projecto educativo
3.2 A escola enquanto comunidade educativa
3.3 A escola e os seus parceiros: famílias e comunidade educativa
3.4 Auto-avaliação dos estabelecimentos de ensino: um instrumento de regulação
4. A profissão de professor e a construção da sua identidade profissional
4.1 Identidades colectivas e estratégias identitárias nos estabelecimentos de ensino
4.2 Ser professor numa sociedade em mudança: que saberes? Que competências?
4.3 O papel do professor na escola democrática
4.4 O trabalho de projecto ou a outra forma de ensinar/aprender


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC de Sociologia da Educação e das Organizações Educativas (SEOE) faz parte de um corpo de disciplinas da área das Ciências Sociais e da Pedagogia que está presente ao longo dos três anos da Licenciatura em Educação Básica. Embora a formação em domínios específicos da leccionação seja imprescindível, é hoje inquestionável a necessidade da presença das ciências sociais e da educação na formação de futuros educadores e professores. O alargamento do campo de observação e acção dos professores faz parte dos actuais desafios da escola e dos educadores e professores. A sala de aula já não é o contexto único de aprendizagens e o entendimento da educação em sentido lato implica, por parte dos educadores e professores, o desenvolvimento de outras competências para além das especificamente relativas aos conhecimentos disciplinares.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa

Na gestão deste programa serão promovidos os seguintes tipos de actividade:
a) Sessões de discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
b) Leitura, discussão e análise de textos teóricos fundamentais disponibilizados pelos professores
c) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos, nomeadamente a análise de projectos educativos de escola, legislação variada, regulamentos, etc.

Acompanhamento tutorial

Os estudantes beneficiarão, presencialmente e a distância, do apoio que solicitarem para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Para além disso serão promovidas sessões tutoriais específicas e relativas às temáticas/problemáticas que os estudantes queiram abordar nos respectivos trabalhos.

Participação dos estudantes

Os estudantes devem procurar estar presentes nas aulas e realizar os trabalhos individuais e de grupo previstos no programa da disciplina.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Espera-se que no final desta UC, os estudantes consigam evidenciar competências adquiridas nos seguintes domínios: (a) organização e gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados e pertinentes para as problemáticas em causa; (b) produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis; (c) apresentação pública de trabalhos; d) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do seu papel profissional.
Deste modo e perante os resultados esperados pretende-se que as metodologias de ensino sejam coerentes com os objetivos de aprendizagem visados.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
Os estudantes serão avaliados a partir de um conjunto de actividades desenvolvidas ao longo do semestre. Essas actividades serão organizadas de modo a contemplar momentos de exposição oral e de prestações escritas, bem como de modalidades individuais e de grupo. A opção pela modalidade de avaliação contínua pressupõe a aceitação de algumas condições:
- obrigatoriedade de realizar todas as componentes de trabalho abaixo referidas
- assiduidade na frequência às aulas
- intervenção pertinente nas aulas
- obtenção de uma classificação superior a 8 valores em cada momento/produto de avaliação

A classificação final da disciplina é o resultado da média ponderada da classificação atribuída a cada uma das componentes de trabalho bem como à participação nas aulas. Considera-se aprovado na avaliação contínua o estudante que apresente uma classificação final maior ou igual a 10 valores.

Componentes de trabalho:

i. Trabalho individual – 35% - o trabalho consiste na comparação de dois artigos/textos dos pontos de vista de dois dos autores incluídos no programa ( o leque de escolhas será acordado entre docente e a turma)
ii. Trabalho de Grupo (individual) – 35% - Trabalho de pesquisa original a desenvolver em grupo sobre instituições, actores ou processos educativos. Deverá ser apresentado no final do semestre aos colegas em sala de aula. .
iii. Exposições orais (em grupo) – 30% (10% +10% +10%) - a realizar ao longo do semestre e sobre temáticas apresentadas pela professor ou sugeridas pelo(a)s estudantes desde que validadas pela docente. Cada estudante deverá participar, formalmente e com notificação prévia ao docente, em pelo menos três sessões, contando cada uma dessas participações para 10% da nota final.


Exemplos de trabalhos a desenvolver:
- Análise de um Projecto Educativo de Escola
- Análise de Regulamentos de escola
- Análise de legislação – Estatuto da Carreira docente, Estatuto do Aluno, diplomas relativos à auto-avaliação dos estabelecimentos de ensino
- Análise de jornais, noticiários de TV, etc., em que o tema seja a escola
- Levantamento e análise de “novidades” no SEP
- (…)

EXAME FINAL
A opção pelo exame final poderá ser feita desde início, constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajectória de avaliação contínua, ou ainda, para quem pretenda fazer "melhoria de nota" (ver diferentes épocas de exame).

Bibliografia

ABRANTES, Pedro (2003), Os sentidos da escola – Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, Oeiras, Celta
AZEVEDO, Joaquim (1994) Avenidas de Liberdade - Reflexões sobre política educativa, Rio Tinto, Ed. Asa
BARROSO, João (2003) (org.), A escola pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Ed. ASA
BENAVENTE, Ana (1994) "Democratização e qualidade de ensino - Contributos para a análise da situação", Parecer nº3/93 do Conselho Nacional de Educação in Diário da República - II Série, 15-2-1994, pp.1520-(48) - 1529-(58)
BOURDIEU, Pierre (1971) (1982) "Reprodução cultural e reprodução social" in GRACIO, Sérgio et alli (orgs.), Sociologia da Educação I, Lisboa, Livros Horizonte, 327-368
Bourdieu, Pierre (2003), "O racismo da inteligência", in Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século, 277-281.
CANÁRIO, Rui (1992) (org.), Inovação e projecto educativo de escola, Lisboa, Educa,
CARDOSO, C. (1996) Educação Multicultural - percursos para práticas reflexivas, Lisboa: Texto Editora
CERRILLO, Quintina Martin-Moreno (1989) (org.), Organizaciones educativas, Madrid, UNED
CONBOY, Joseph, et al (2013), "Práticas e consequências da retenção escolar: Alguns dados do PISA" Sucesso escolar: Da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, Lisboa, Mundos Sociais.
DEWEY, John (2002), A escola e a sociedade e a criança e o currículo, Lisboa: Relógio d'Água.
Durkheim, Émile (2007), Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70.
FORMOSINHO, João (1992), O Dilema Organizacional da Escola de Massas, in Revista Portuguesa da Educação, Universidade do Minho, 5 (3), pp. 23-24.
LELEUX, Claudine, (2006) Educar para a Cidadania, Vila Nova de Gaia, Edições Gailivro
MAGALHÃES, António M. (2007), “Entre a individualização e a individuação: a reconfiguração da educação na sociedade e economia do conhecimento”, in SANCHES, Maria de Fátima Chorão (et alli, org.), Cidadania e liderança escolar, Porto, Porto Editora, pp.13-37
MONTANDON, Cléopâtre; PERRENOUD, Philippe, (2001), Entre pais e professores. Um diálogo impossível? Oeiras, Celta
NÓVOA, António (1992) (org.), As organizações escolares em análise, Lisboa, D. Quixote,
PERRENOUD, Philippe, (2002), A escola e a aprendizagem da democracia, Porto, Ed. ASA
PIRES, Eurico Lemos, (1989)"Escolaridade básica, universal, obrigatória e gratuita" in AAVV, O ensino básico em Portugal, Rio Tinto, Ed. Asa, 14-40
QUARESMA, Maria Luísa; Abrantes, Pedro e Lopes João Teixeira (2012), "Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes." Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 70, 25-43
RODRIGUES, David, (2003), Perspectivas sobre a inclusão – Da Educação à Sociedade, Porto, Porto Editora
SANCHES, Maria de Fátima Chorão (et alli, Org.), (2007), Cidadania e liderança escolar, Porto, Porto Editora
SEBASTIÃO, João; Correia, Sónia (2007), "A democratização do ensino em Portugal" in Instituições e Política, n.º 1, 107-136.
SILVA, Cristina Gomes da (1999); Escolhas escolares, heranças sociais, Oeiras, Celta editora
SILVA, Cristina Gomes da, (2001) “Um caso de sucesso numa periferia pouco sucedida”, in Noesis nº60
Silva, Sofia Marques (2008), “Figuras e configurações da estranheza: o mundo da vida e o mundo da escola”, e-cadernos ces (online), n.º 1.
STOER, Stephen, (1986) Educação e mudança social em Portugal. 1870-1980, uma década de transição, Porto, Edições Afrontamento,
VIEIRA, Maria Manuel (et alli) (orgs.) (2002), Democratização, escolar, intenções e apropriações, Lisboa, CIE/FC-UL, pp.11-63

Opções
Página gerada em: 2024-05-06 às 19:54:35 Última actualização: 2010-07-19