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Contextos Educativos e Prática Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: EDB20044    Sigla: CEPP
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 46 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Luís Santos   3,20
Luísa Ramos de Carvalho   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identifica, caracteriza e compreende diferentes contextos formais, informais e não formais de Educação.
Compreende e valoriza o papel dos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento integral da criança.
Conhece os princípios organizadores do Sistema Educativo Português (LBSE)
Conhece e compreende a dinâmica gestão e organização pedagógica de um agrupamento de escolas.
Conhece e compreende formas de organização do trabalho pedagógico do Educador/Professor.
Conhece, em geral, os princípios orientadores do currículo propostos para a Educação de Infância e para o 1º ciclo do Ensino Básico.
Identifica os diversos participantes no ato educativo e as missões diferenciadas e complementares de cada um.
Desenvolve competências de análise e reflexão crítica, nomeadamente sobre as funções sociais e educativas dos contextos visitados.

Conteúdos programáticos

Os diferentes contextos de educação e respetiva complementaridade e articulação
Educação formal, não formal e informal.
A Organização do Sistema Educativo em Portugal.
A gestão organizacional nos contextos de Educação Formal.
Os princípios de organização e construção do currículo e a flexibilização curricular.
Princípios orientadores da creche, orientações curriculares do Jardim de Infância e princípios orientadores dos programas do primeiro ciclo do Ensino Básico.
Os atores educativos e as suas múltiplas interações.
Os profissionais de educação: o educador de infância e o professor do primeiro ciclo – Perfis de desempenho.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta UC pretende-se que os estudantes se vão apropriando do significado deontológico e ético inerente à profissão de educador/professor e compreendam a complexidade da missão que estes têm na sociedade atual. É assim importante que compreendam o que enquadra e une os profissionais dos diversos níveis de ensino, pelo que é essencial que conheçam a legislação fundamental que regula o sistema educativo, a gestão das instituições escolares e os direitos e deveres inerentes aos profissionais da Educação, matérias que constam dos conteúdos programáticos. A par desse conhecimento sobre a profissão e sobre as instituições educativas, é trabalhado o significado amplo de currículo e a forma como ele ganha expressão em orientações curriculares (pré-escolar) e em programas (1º ciclo), bem como as tarefas que competem ao educador/professor na gestão do mesmo.

Metodologias de ensino

Serão abordadas as temáticas do programa através de metodologias diversificadas que incluem a exposição do professor, o trabalho e análise de textos em grupo, o debate de questões fundamentais, considerando-se ao longo das aulas dinâmicas diversificadas de participação dos estudantes. Serão ainda propostas aos estudantes um conjunto de visitas a contextos formais e não formais de educação, possibilitando, assim, uma visão global da intervenção profissional de um educador de infância ou de um professor do 1ºciclo do Ensino Básico. Prevê-se a apresentação e discussão das temáticas emergentes das realidades vivenciadas nos contextos educativos em que estiveram como observadores participantes. Procurar-se-á nos produtos de avaliação solicitados (relatório da visita, análise e apresentação dos textos) perceber a aquisição dos conhecimentos proposta no âmbito dos conteúdos programáticos, bem como se terá em conta a sua participação na UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC procura criar os alicerces para compreender as questões da profissionalidade, situando-a na complexidade da missão educativa e na sociedade atual. Para o fazer, considera-se uma metodologia adequada a que comporta a transmissão de conhecimentos contidos em textos fundamentais (legais, escritos por profissionais e académicos) e na experiência dos próprios docentes e outros profissionais da Educação convidados. Propõe-se ainda, por se considerar uma metodologia enriquecedora da própria experiência dos estudantes, o contacto com as instituições e práticas de profissionais no terreno em momentos de observação participante, devidamente preparados e amparados pelos professores/educadores que os recebem. A reflexão sobre essa vivência (nas modalidades de grupo e individual) proporciona compreender até que ponto adquiriram os conhecimentos propostos e se apropriaram do(s) significado(s) da profissão.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação terá em conta os seguintes elementos:

- participação, assiduidade e trabalhos desenvolvidos em aula (notícia e seminários) – 20%
- reflexão escrita individual sobre as aprendizagens individuais – 40%
- apresentação do oral do período da prática pedagógica – 40%

A não realização da prática pedagógica a inviabiliza a aprovação na UC (válido também para os trabalhadores estudantes). Os trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC na primeira quinzena do semestre para analisar a sua situação e perceber se é possível algum tipo de adequação em relação à avaliação proposta.

Regime de assiduidade

presencial

Bibliografia

ÁVILA DE LIMA, J. (Coord) (2002). Pais e professores, um desafio à cooperação. Porto: Asa.
CARDOSO, C. (coord.) (1998). Gestão Intercultural do Currículo. Lisboa: ME – Entreculturas.
DELORS, J. et all (1996) Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o sec. XXI, Porto, ASA
MORGADO, J. (1997). A Relação Pedagógica. Lisboa: Presença.
PERRENOUD, P. (2000). Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
PACHECO, J.A. (2014). Educação, formação e conhecimento. Porto: Porto Editora
FERNANDES, P. (2011). O Currículo do Ensino Básico em Portugal: políticas, perspetivas e desafios. Porto: Porto Editora.

Observações

A UC não pode ser realizada através de exame, a inscrição no mesmo serve apenas para melhorar os produtos de avaliação entregues.

Opções
Página gerada em: 2024-05-07 às 00:12:10 Última actualização: 2010-07-19