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Introdução à Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: EDB30017    Sigla: IDP
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 44 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   6,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Refletir sobre conceitos essenciais da Didática do Português.
- Recorrer a instrumentos de análise adequados à descrição de diferentes áreas da gramática da língua portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar tomadas de decisão em didática.
- Perspetivar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de crianças em idade pré-escolar e de alunos do 1.º e do 2.º ciclo.
- Planificar atividades para o desenvolvimento da compreensão oral, da expressão oral, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da língua.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Conhecer os documentos orientadores do ensino do português.

Conteúdos programáticos

A. Didática das línguas: alguns conceitos básicos
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia. Didática da língua materna e da língua não materna.
2. Conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento implícito, conhecimento explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, produção; competência linguística, competência metalinguística e competência comunicativa.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Metas curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos).
B. Conhecimento da Língua Portuguesa
1. Caracterização do conhecimento da língua decorrente das aprendizagens previstas nos documentos orientadores.
2. Instrumentos de análise do conhecimento fonológico, morfológico, sintático, semântico, textual/discursivo e pragmático.
3. Desenvolvimento linguístico, consciência linguística e conhecimento explícito da língua.
C. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. O ensino da gramática
1.1. O ensino da gramática e a explicitação de conhecimento linguístico.
1.2. Da consciência linguística à construção de conhecimento metalinguístico.
1.3. O laboratório gramatical.
2. A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
2.1. Emergência da literacia de escrita no jardim de infância.
2.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
2.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita e fases de aquisição da escrita.
3. A leitura: decifração e compreensão
3.1. O ato de ler: níveis e processos psicolinguísticos implicados na leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos.
3.2. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
3.3. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
4. A oralidade: compreensão e expressão
4.1. O desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem oral.
4.2. O treino da compreensão oral nos primeiros anos de escola.
4.3. O conhecimento de géneros do discurso oral; promoção de atividades de expressão orientada: planificação, apresentação e reflexão.
D. Como trabalhar a língua portuguesa em sala de aula
1. Construção e tipologias de atividades e de exercícios para a manipulação de estruturas linguísticas, para a construção de conhecimento explícito da língua e para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
2. Seleção e adequação das formas sociais de trabalho às atividades.
3. Pesquisa, seleção e tratamento de materiais para o desenvolvimento da oralidade, da escrita, da leitura e do conhecimento explícito da língua.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

De acordo com os objetivos da Unidade Curricular, os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da Didática do Português, assim como de outras áreas científicas, que contribuam para os seus conhecimentos do ensino da língua a crianças do ensino pré escolar, do 1.º ciclo e do 2º ciclo. O tratamento e reflexão sobre as questões abordadas, centradas nas competências específicas do ensino da língua portuguesa (a oralidade, a leitura e a escrita e a gramática), permitirão aos estudantes tomar consciência das dimensões do ensino da língua e aprofundar os conhecimentos linguísticos e didáticos necessários ao exercício da profissão docente na área da língua portuguesa.

Metodologias de ensino

- Estratégias de gestão do Programa
Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e de reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada e o debate sobre as temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
- Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e consistirá no acompanhamento das aprendizagens e na orientação dos trabalhos de grupo. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.
- Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre os temas propostos, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando que a Unidade Curricular Introdução à Didática do Português pretende lançar as bases para o ensino da língua no ensino básico e na educação de infância, as metodologias escolhidas privilegiam a reflexão e o debate sobre desenvolvimento linguístico, ensino e aprendizagem da língua portuguesa, consubstanciados nos conhecimentos teóricos e na sua aplicação numa prática pedagógica futura. A construção e apresentação de diferentes produtos, por parte dos estudantes, representam uma mais-valia, ao convocar a articulação entre teoria e prática, indispensável para o prosseguimento de estudos num 2.º ciclo.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incluirá a participação dos estudantes nas aulas e a realização de trabalhos práticos e de reflexão sobre os temas desenvolvidos. Neste sentido, a classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade, participação nas aulas e realização de pequenas tarefas de aula - 10%
- Reflexão individual orientada (presencial) - 40%
- Portefólio de materiais didáticos (pares/grupo) - 40%
- Apresentação oral de parte dos materiais do portefólio (individual) - 10%
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

Assistência a um mínimo de 75% das aulas, exceto para os estudantes com estatuto especial (trabalhador-estudante...).

Bibliografia

Bibliografia geral
AMOR, Emília (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora.
BARBEIRO, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BARBEIRO, Luís Filipe e Clara Ferrão Tavares (2011). Implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BATISTA, Adriana, Fernanda Leopoldina Viana e Luísa Álvares Pereira (2011). O ensino da escrita: a dimensão gráfica e ortográfica. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
DUARTE, Inês (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
________ (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2011). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência lexical. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
FERRÃO TAVARES, Clara (2007). Didáctica do Português língua materna e não materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
FREITAS, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
FREITAS, Maria João e SANTOS Ana Lúcia (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri, APP.
GONÇALVES, Fernanda, Paula Guerreiro e Maria João Freitas (2011). Conhecimento da língua. Percursos de desenvolvimento. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
LOPES, João A. (coord.). (2006) Desenvolvimento de competências linguísticas em jardins-de-infância. Manual de actividades. Col. Práticas Pedagógicas. Lisboa: Edições Asa.
MATA, Lurdes (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME
Pereira, Maria Luísa Álvares & Azevedo, Flora (2005). Como abordar… A escrita no 1.º ciclo do ensino básico. Lisboa: Areal Editores.
SILVA, Ana (2003). Até à Descoberta do Princípio Alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SIM-SIM, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2009). O ensino da leitura. A decifração. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
SIM-SIM, Inês, Ana Silva e Clarisse Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
Viana, F. L. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Edições Almedina.

Documentos orientadores
DGE (2015). Programa e metas curriculares de Português do ensino básico. Lisboa: DGE. ME.
DGE. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME.DGE.
DGIDC (2008). Dicionário Terminológico para Consulta em Linha (DT) [http://dt.dge.mec.pt/]
Oliveira Martins, Guilherme d’ (coord.). (2017). Perfil dos alunos para o século XXI. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Versão para consulta pública. Lisboa: ME

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