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Estatística e Probabilidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: EDB30024    Sigla: EP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 45 Plano de Estudos 2015_16 5,0 15 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas bem como noções de probabilidades na análise e resolução de problemas da realidade.
• Recolher, selecionar e analisar dados para desenvolver projetos de carácter investigativo, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
• Interpretar e analisar criticamente dados para resolver problemas, fazer inferências estatísticas (informais) e tomar decisões apropriadas usando recursos tecnológicos.
• Usar simulações para estimar probabilidades de acontecimentos usando, sempre que possível recursos tecnológicos.
• Determinar e usar probabilidades experimentais ou teóricas para modelar situações da realidade e resolver problemas que envolvam situações de incerteza.

Conteúdos programáticos

• Estatística
Generalidades: Noções de população e amostra; Ciclo de investigação estatística; Classificação de variáveis
Organização de dados em tabelas e gráficos; Identificação e análise de erros comummente realizados na construção de tabelas e gráficos
Características amostrais: Medidas de localização e de dispersão; Identificação e análise de erros comummente realizados no cálculo e interpretação destas medidas.
Distribuições bidimensionais
Diagrama de dispersão
Coeficiente de correlação
Reta de regressão
A tecnologia como suporte ao desenvolvimento de estudos estatísticos e à realização de inferências estatísticas informais.
• Probabilidades
Generalidades
Definições de probabilidade
A tecnologia como suporte à realização de simulações de fenómenos aleatórios
Probabilidade condicional
Acontecimentos independentes
Modelos de probabilidade. Modelo normal.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem dos conteúdos relacionados com a estatística será realizada tendo em vista o desenvolvimento de competências de recolha, organização e análise de dados que permitam interpretar e efetuar estudos estatísticos. A partir de exemplos concretos de situações que incluem erros pretende-se, também, desenvolver a sensibilidade dos estudantes na identificação dos mesmos e envolvê-los na reflexão sobre as suas implicações na organização e análise dos dados. A abordagem dos conteúdos relacionados com as probabilidades tem em vista a compreensão de noções básicas de probabilidades, indispensáveis à resolução de problemas. As ferramentas tecnológicas constituem suportes importantes no trabalho em torno de conteúdos relacionados quer com o tema Estatística quer com o tema Probabilidade.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando alcançar os objetivos da UC. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de tarefas que permitam abordar os conteúdos programáticos e a realização de atividades de preparação para a conceção de projetos estatísticos de caráter investigativo.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação da preparação e apresentação do trabalho de grupo e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo. Poderá ser feito presencialmente ou à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação e realização de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, (iv) conceção, simulação e fundamentação de projetos, baseados nas fases do ciclo de investigação estatística, perspetivados para o trabalho a realizar com crianças do Jardim de Infância e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Serão tidos em conta a realização e apresentação de um trabalho de grupo (30%), que inclui a conceção do projeto referido no item (iv) no ponto anterior, e um teste escrito (70%).
Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua: Participação nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas.

Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com cada docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Bibliografia

Dinis Pestana, D. & Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elizabeth, R. (2008). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades – Exercícios propostos e resolvidos. Lisboa: Escolar Editora.
Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1999). Introdução às Probabilidades e Estatística. Lisboa: Universidade aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2010). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Graça Martins, M. E & Ponte, J. P. (2011). Organização e Tratamento de Dados. Obtido em 1 de janeiro de 2014, de http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_npmeb/matematicaOTD_Final.pdf
Guimarães, R., Cabral, J. (2010). Estatística. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.
Ministério da Educação. (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Obtido em 25 de Outubro de 2009, de http://www.dgidc.min-edu.pt/matematica/Documents /ProgramaMatematica.pdf
Ministério da Educação e Ciência. (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática. Ensino Básico. Obtido em 2, de julho de 2013, de http://www.dge.mec.pt/data/dgidc/noticias/Metas/Programa_Matematica_ Basico.pdf.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
National Council of Teachers of Mathematics. (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Santos, F. (2001).Sebenta de Matemáticas Gerais - Estatística. Lisboa: Plátano Editora.

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