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Português Complementar

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: ESE_PORT    Sigla: FC_PT
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
FC Plano de estudos - Formação Complementar 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Ana Boléo   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Compreender e interpretar criticamente textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros.
• Dominar diferentes registos orais, usando uma expressão fluente, correta e adequada aos interlocutores, aos objetivos comunicativos e ao contexto situacional.
• Ler, interpretar e avaliar criticamente textos escritos com diversos graus de complexidade e pertencentes a diversos géneros.
• Escrever textos de diferentes géneros para resolver problemas do quotidiano e para construir conhecimento.
• Desenvolver a consciência linguística e metalinguística, mobilizando-a na monitorização das interações discursivas.

Conteúdos programáticos

Compreensão oral
• Estratégias de audição global, seletiva e pormenorizada.
• Audição de textos predominantemente expositivos e argumentativos, como entrevistas, debates, documentários.
Expressão oral
• Planificação, execução e avaliação de textos orais, como exposições orais, entrevistas e debates ou mesas redondas.
Leitura
• Estratégias de compreensão global, de seleção de informação, de compreensão inferencial e de compreensão crítica.
• Leitura analítica e crítica de textos dos media e de textos literários de caráter expositivo-argumentativo, argumentativo e narrativo1.
• Leitura autónoma de uma obra selecionada pelo estudante (tendo por referência as listas do PNL para o ensino secundário e as obras disponíveis na biblioteca da ESE).
Escrita
• Estratégias de planificação, textualização e revisão de textos.
• Escrita de textos de diferentes géneros e com diferentes finalidades, como relatórios, textos expositivos argumentativos e textos de apreciação crítica.
Funcionamento da língua
• Características da fala espontânea e da oralidade formal.
• Conhecimento gramatical mobilizável em operações de textualização e de revisão de texto (ortografia, pontuação e conhecimento sintático, processos morfossintáticos de concordância, semântica lexical, semântica frásica, coesão textual).
Nota 1: Poderão também ser selecionados textos de teatro e poesia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para consecução dos objetivos da UC, que visam o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita e de expressão oral e escrita, é necessária a mobilização de capacidades e de estratégias metalinguísticas e metacognitivas associadas aos conteúdos processuais e declarativos Compreensão Oral, Expressão Oral, Leitura e Escrita. A reflexão sobre o Funcionamento da Língua deve garantir percursos de consciencialização linguística e metalinguística que partam da observação, da manipulação e da monitorização das estruturas gramaticais presentes nos textos escritos, lidos e nas interações orais.
Na gestão dos conteúdos programáticos, será atribuído maior peso ao desenvolvimento de competências e de práticas discursivas transversais ao prosseguimento de estudos nos cursos de Técnico Superior Profissional.

Metodologias de ensino

As metodologias a implementar no âmbito da UC Português Complementar centram-se na participação ativa dos estudantes, quer em práticas linguísticas e textuais a desenvolver individualmente, de acordo com necessidades e perfis diferenciados, quer em interações discursivas em trabalho de pares, de grupo e em turma.
A planificação das aulas parte de temas da atualidade e do interesse da turma, para que as práticas de escrita, de leitura e de oralidade sejam contextualizadas. Fundamentalmente, o desenvolvimento das competências de compreensão e de expressão é promovido através de abordagens processuais, com um acompanhamento pedagógico individualizado das diferentes fases de produção de textos orais e escritos e das diferentes estratégias e processos de compreensão na leitura e na oralidade.
A seleção dos temas e tipos de textos será feita em função do perfil dos alunos, privilegiando-se, contudo, os tipos de texto transversais às diferentes unidades curriculares, como as exposições orais (na apresentação oral de trabalhos) e os textos expositivos-argumentativos (nos trabalhos académicos). A leitura autónoma de uma obra fundamenta-se numa perspetiva de cânone aberto, devendo partir das preferências de leitura dos estudantes.
Dada a importância da contextualização social das práticas discursivas, recorre-se à participação em meios de comunicação mediada por computador, como fóruns. O recurso a ferramentas tecnológicas surge também associado à reflexão sobre a língua e à revisão de textos.
Os estudantes poderão solicitar apoio individualizado do docente para a orientação e organização dos trabalhos de escrita, leitura e oralidade e também para o esclarecimento de dúvidas. Este apoio poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Para a aferição do grau de consecução dos objetivos da UC, o ponto de partida da implementação do programa é um diagnóstico individualizado das competências em desenvolvimento. As metodologias são selecionadas com base nas necessidades identificadas no diagnóstico e visando os objetivos de desenvolvimento da compreensão oral e escrita, da expressão oral e escrita, bem como de reflexão sobre o funcionamento da língua. O recurso a ferramentas tecnológicas favorecerá o desenvolvimento de competências gerais e transversais e a contextualização das práticas discursivas.

Metodologia e provas de avaliação

De forma a integrar a avaliação da UC em práticas discursivas contextualizadas, o principal instrumento de avaliação é um portefólio. A avaliação contínua incide sobre todas as atividades e trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, incluindo (i) a assiduidade (com presença em pelo menos 75% das aulas) e a participação nas aulas (10%) e (ii) a constituição do portefólio, que deve retratar um percurso individual de trabalho.
O portefólio deve integrar, no mínimo:
• Apresentação e índice do portefólio (5%);
• Materiais de apoio a uma exposição oral (avaliação da execução da exposição oral) e a um debate (25%);
• Guião de compreensão oral (10%);
• Ficha de leitura analítica e crítica (15%);
• Ficha de leitura autónoma (10%);
• Texto expositivo-argumentativo (incluindo plano de texto e revisão de texto - 25%).

Os estudantes com estatuto especial devem contactar os docentes da UC durante as primeiras semanas de aulas, para definir as formas de avaliação.
Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Regime de assiduidade

Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às unidades curriculares, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24.º do RFA).

Bibliografia

AZEREDO, Olga, M. Isabel Pinto e M. Carmo Lopes (2009). Da comunicação à expressão. Gramática prática de português. Lisboa: Lisboa Editora.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dge.mec.pt/]
DUARTE, Cristina, Fátima Rodrigues, Lúcia Lemos e Madalena Dine (2015). Português. Cursos profissionais de nível tecnológico. Módulos 1, 2, 3, 4. Lisboa: Lisboa Editora/Raiz Editora.
__________ (2015). Português. Cursos profissionais de nível tecnológico. Módulos 5, 6, 7, 8. Lisboa: Lisboa Editora/Raiz Editora.
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
DUARTE, Isabel Margarida (org.) (2002). Gavetas de leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa.
IAVE. Banco de itens: http://bi.iave.pt/exames/exames/eSecundario/
FERREIRA, Idalina, Purificação Silvano e Sónia Valente Rodrigues (2014). Português + 10. Porto: Areal Editores.
FERREIRA, Idalina, Purificação Silvano e Sónia Valente Rodrigues (2014). Português + 11. Porto: Areal Editores.
FERREIRA, Idalina, Purificação Silvano e Sónia Valente Rodrigues (2014). Português + 12. Porto: Areal Editores.
Plano Nacional de Leitura: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php
Portal da Língua Portuguesa: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

Opções
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