This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS109
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Oficina de Animação Musical e Dramática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: LAIS109    Sigla: OAMD
Áreas Científicas: Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 33 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Amilcar Capinha GilResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
José Gil   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Introdução
A UC de Oficina de Animação Musical e Dramática inclui as áreas de trabalho de especialidade, desenvolvidas por profissionais que transportam para as suas intervenções um conhecimento profundo das suas áreas nucleares (Música e Teatro). Nesse sentido, esta Oficina destina-se a dotar os estudantes de vocabulário que facilitará o contacto com esses profissionais, um conhecimento intrínseco dos recursos disponíveis e, consequentemente, uma melhor integração na concepção e desenvolvimento de projetos de intervenção social que cruzem as diversas áreas culturais.

2. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Desenvolver aptidões e competências nos campos do teatro e da música tendo em consideração diferentes estádios de desenvolvimento, como por exemplo a infância e a 3ª idade.
B. Utilizar o corpo de forma expressiva na sua relação interpessoal e na transmissão de mensagens.
C. Compreender as estruturas musicais e reconhecer géneros contextualizados nas várias correntes e épocas da história da música e do teatro.
D. Apropriar-se e utilizar saberes básicos relacionados com o Teatro e a Música, mobilizando-os em projetos de intervenção sociocultural.

Conteúdos programáticos

3. Conteúdos programáticos
Tendo por base as temáticas “refugiados”, “sem-abrigo” e “fragilidades da 3ª idade”, os conteúdos da UC são:
1. Técnicas de desbloqueamento corporal. Técnicas de expressão corporal e verbal, jogos.
2. Técnicas de audição musical: compreensão de estruturas e formas;
3. Música como banda sonora;
4. Construção de guiões; da improvisação ao texto teatral. Escrita Criativa, Práticas do Teatro; testemunho para a construção das personagens do roteiro, adaptação teatral de contos e fábulas tradicionais.
5. Desenvolvimento interpessoal;
6. Projectos de intervenção cultural.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos (5) ligam-se com o objetivo (A); O conteúdo (1 ) com o objetivo (B); O conteúdo (2 e 3) com o objetivo (C); o conteúdo (4 e 6) com o objetivo (D).

Metodologias de ensino

5. Metodologias de ensino
As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de experimentação. Trabalho oficinal ou laboratorial. As sessões de tutoria serão essencialmente destinadas ao acompanhamento dos projetos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos articulam-se nos aspetos de criação, comunicação e fruição/consumo de espetáculos com as metodologias práticas de Oficina Artística (Teatro - Música), nomeadamente os jogos, a prática da escrita criativa aplicada ao Guião, as experiências de reflexão sobre as improvisações e a linguagem do corpo total.

Metodologia e provas de avaliação

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os objetivos (A), (B) e (C) relacionam-se diretamente com os trabalhos práticos das sessões; O objetivo (D) relaciona-se com os momentos de construção dos projetos

7. Avaliação e classificação
Avaliação Continua;
Assiduidade, 15%
Elaboração do Guião de um produto original,e PP Temático 20%
Trabalho individual e cooperativo, 20%
Performance e Guião Final e Relatório 45%

Avaliação Pontual 45%
Power-Point reflexivo sobre a temática escolhida, individual, (7ª Sessão) (5m), 15%
Apresentação em grupo do produto original de Intervenção Social, 25%
Portefólio Digital ( Guião final com reflexão em grupo), 5%.
A classificação final é obtida por média ponderada dos vários itens.

Exame
O exame inclui a performance individual do produto original de Intervenção Social (a realizar pelo aluno / temática fornecida antecipadamente pelos professores) e o Power-Point sobre o processo de construção do mesmo (15m).

Bibliografia

8. Bibliografia principal
Barret, G., & Landier J., C. (1991). Expression - Dramatique-Théâtre. Paris: Hatier.
Beauchamp, H. (1997). Apprivoiser le théâtre. Montreal. Les Éditions Logiques.
Beaudot, A. (1976). Vers une pédagogie de la créativité. Paris: Les Editions E.S.F.
Beja, Francisco, Drama Pois, Porto Editora, 1999
Boal, A. Teatro para actores e não actores Duzentos exercícios
Cabral, Carlos, Manual de Técnicas de Palco, Inatel, Lisboa, 2004.
Campos, Geir, Glossário de Termos Técnicos do Espetáculo, Edidouro, Brasil, 1985.
Holpp, L. (2001). Gerir Equipas. Amadora: McGraw-Hill de Portugal, Lda.
Lopes, Maria Virgílio Cambraia, Texto e Criação Teatral na Escola, Cadernos Pedagógicos, Edições ASA, Portugal,1999.
Ulrichs ,Michel, Atlas de Musica, Lisboa: Gradiva, 2003
Pavis, P. (2005). A Análise dos Espetáculos. São Paulo-Brasil: Editora Perspetiva, S.A.
Nery, Rui Vieira - CASTRO, Paulo Ferreira de - História da Música: Sínteses da Cultura Portuguesa. - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991
Pedro, António, Pequeno Tratado de Encenação, INATEL, Lisboa
Sadie, Stanley - The New Grove Dictionary of Music and Musicians.-London: Macmillan Publishers, 1980. - 20 vols.
Teatro do Oprimido – Congresso Internacional de Vila Nova de Cerveira,2014
Bibliografia complementar
ABC da Maquilhagem (O) Editorial Presença 2013
ÀVILA, Norberto, Algum Teatro II,INCM, 2009,
[Arlequim das Ruinas de Lisboa – Os Doze Mandamentos -Fortunato e Tv. Glória - O Café Centauro - Salomé ou a Cabeça do Profeta - Para além do Caso Maddie.]
Adorno, Theodor W. The Culture Industry. London: Routledge, 2001.
AGUILAR, L. F. (1989b, Setembro). Um cenário pedagógico para o jardim-de-infância centrado na prática do jogo dramático espontâneo. Percursos - Cadernos de Arte e Educação, 1,
AMORIM, T. AEncontros de Teatro na Escola - História de um Movimento. Porto: Porto Editora. . 1995
BARCA, Pedro Calderón, A Vida É Sonho, e O Alcaide de Zalamea, Livros Verbo RTP-56, 1971,
BANU, G. A., & BABLET, D. (1975). Les révolutions scéniques du XX siècle [as revoluções cênicas do século XX]. Paris: Société Internationale D'art - XX siècle.
BENTO, Avelino, Teatro e Animação, Edições Colibri, 2003,
BEST, D. (undated). Feeling and reason in the arts. London: Arts.
BARRET, Gisèle . & Landlier J.C. Expression Dramatique Théâtre,Paris
BROOK, P. (1993). O Diabo é o Aborrecimento. Porto: Edições ASA.
BROOK, Peter, O Espaço Vazio”Orfeu Negro,2011
BRECHT, Bertolt, Teatro II, A Vida de Eduardo de Inglaterra, Um Homem é um Homem, A Ópera dos Três Vintens, Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny, Ed. Cotovia 2004,
BRILHANTE, Maria João, Paula Magalhães e Filipe Figueiredo, Teatro em Imagens, Colibri, 2010,
RODRIGUES, Nelson, Teatro Desagradável, Cotovia, 2006,
ROSA, Antónia, Isabel Lindim, O Poder da Maquilhagem, Publicações D.Quixote,2006,
ROSTAND, Edmondo, Cyrano de Bergerac, Bichomato, Teatro Nacional D. Maria II, 2013,

Bibliografia Web
BAUSH,Pina, “Orfeu e Euridice”, consulta 5,12,2016
https://www.youtube.com/watch?v=lDJFMvU2ZqY
ABRAMOVIC, Marina ,Charles Atlas, Marina Abramovic:Biography,
www.theatstory.org/artist-abramovic-marina.htm
consulta 27-6-2016
ABRAMOVIC, Marina, Na Artis’s Life Moca, Gala 2011,
ABRAMOVIC, Marina, What is Perfomance Art? The Museum of Modern Art Mayo, 31/3/2010, consulta 9/6/2016,
ABREU Adélia Maria Nicolete, USP-ECA-Escola de Comunicação e Artes-2013,Biblioteca Digital USP,Consulta 19/7/2016,
ACT – American Conservatory Theatre – Cambridge Massachussetts, consulta 14/7/2016,

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 14:47:23 Última actualização: 2010-07-19