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Roteiros e Percursos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: LAIS20017    Sigla: RP
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 9 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
Luís André Carmo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identifica, seleciona e recolhe informação no âmbito das temáticas propostas, reconhecendo a credibilidade e
relevância das fontes.
Mobiliza conhecimentos na compreensão de problemáticas e contextos particulares.
Conhece e utiliza de forma adequada diferentes meios de comunicação e informação.
Recolhe e interpreta dados em contexto de trabalho de campo.
Reconhece e identifica a riqueza patrimonial (património natural e construído) de um determinado local.
Desenvolve uma atitude de respeito e o sentido da responsabilidade face ao ambiente.
Propõe e desenvolve projetos de roteiros e percursos para espaços e locais diversificados.
Dinamiza atividades de interpretação do ambiente e de sensibilização para a sua preservação.

Conteúdos programáticos

Roteiros e percursos
Âmbito. Limites. Definições, componentes e fases de elaboração
Tipologia de percursos pedestres
Metodologia de preparação e de organização de percursos
Percursos e cotação de dificuldade. Informações prévias e reconhecimento.
Vestuário, material individual e de apoio ao grupo.
Tipologias de acidentes mais comuns
Material básico (individual, colectivo, socorrismo)
Códigos de conduta em meio natural
Elaboração de projectos.
Identificação e motivação de potenciais interessados, sponsors, patrocinadores
Planeamento e divulgação
Cartografia e orientação no terreno
Estratégias de orientação no terreno (espaços urbano e rural)
Identificação, selecção e organização da informação
Identificação de locais pertinentes e critérios de selecção/classificação dos mesmos
Processos de organização de actividades
Produtos e estratégias de divulgação
Património construído, natural e imaterial


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa,
individual ou em grupo. Serão realizadas visitas de estudo e saídas de campo, nomeadamente para atividades
de orientação no terreno, realização de percursos temáticos citadinos, realização de percursos de natureza,
etc. Aos estudantes pede­se que tenham uma participação ativa, interveniente e crítica nas propostas de
trabalho e nas atividades empreendidas; organizem, analisem e interpretem informação oral, visual e escrita;
elaborem relatórios e comuniquem resultados
Avaliação:(a) um relatório individual sobre a participação numa atividade organizada por uma entidade ou
instituição, que inclua um percurso e/ou roteiro (b)um relatório, em grupo, sobre uma das visitas efetuadas no
âmbito da U. C (c)um trabalho de projeto (em grupo) de organização e realização de um percurso com o
respetivo roteiro

Metodologias de ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Ênfase nas abordagens integradas (física e humana) no território regional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios do de elaboração de roteiros e percursos e suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas

Bibliografia

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CMS (2016) Plano Estratégico de Desenvolvimento Setúbal 2026. CMS, Setúbal.
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ERTLisboa (2015) Plano Estratégico para o Turismo da Região de Lisboa 2015-2019. ERTLisboa, Lisboa.
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TdP (2012) Estudo de Satisfação de Turistas. TdP, Lisboa.
TdP (2014) Turismo 2020: Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal. TdP, Lisboa.
TdP (2015) Plano Estratégico Nacional do Turismo. Turismo de Portugal, Lisboa.
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