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Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: LAIS20020    Sigla: ABEM
Áreas Científicas: Linguas e Literaturas, Artes
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 13 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Pessoa   2,00
Fernando Casaca   2,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta Unidade Curricular de Opção desenvolver competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu. A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em seis eixos: Ver, Ler, Imaginar, Pensar, Produzir e Animar. O aprofundamento teórico actualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Com esta UC pretende-se dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, reflectir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita. Também se estimula a produção de
textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizam-se e planeiam-se atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos e organizam-se e produzem-se materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados.

Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.

Conteúdos programáticos

Conceitos fundamentais em Património, Museologia e Leitura
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus
- Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos
- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e boas práticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que as(os) estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da leitura, bibliotecas e museus para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a públicos diversificados. Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca e o museu podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região.
Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção

Metodologias de ensino

As sessões compreendem: (i) Leitura, discussão e análise de textos; (ii) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura; (iii) Elaboração de pequenos comentários críticos; (iv) Visitas de estudo reais ou virtuais com produção de 2 relatórios críticos finais (v) Apresentação e discussão de propostas de intervenção, feitas com base na não existência de outra anteriores para os mesmos espaços/públicos.
O trabalho desenvolvido na UC é objeto de avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco) + Avaliação sumativa (global) sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de Estágio, sobre bibliotecas ou museus (em grupo, até 3 elementos (se estiverem no mesmo local de estágio; individual se não for o caso)+ a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto que tem de ser aplicada e apresentada em sessão de aula (Individual).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Se se pretende que as(os) estudantes – dos dois Cursos que podem optar esta Unidade Curricular de Opção - sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) há que ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos, ver outras propostas de dinamização de coleções já existentes e ser capaz de produzir, em pequenos grupos de até 3 estudantes, um roteiro original para um espaço a escolher pelos estudantes e que pode até ser apresentado à instituição escolhida
Os produtos a) b) e e) são elaborados em grupo até 4 elementos. Os produtos c) e d) são individuais. Na alínea f) as intervenções são individuais em contexto grupal.

Datas e produtos de avaliação
a) documento com indicação genérica do trabalho a desenvolver até 23 de Fevereiro
b) proposta de projeto até 16 de Março
c) relatório de visita a Museu até 23 de Março
d) relatório de visita a Biblioteca até 13 de Abril
e) Projeto de animação – versão final até 15 de Maio (45%)
f) Apresentação do e/ou prática retirada do projeto 1 e 2 Junho


Metodologia e provas de avaliação

10% (b+c+d) + 45% e + 25%

o documento referido em a) não tem cotação autónoma. O atraso na entrega ou a sua não entrega terá implicações na nota final: menos 2% (1 dia de atraso) a que se soma 1% por cada dia extra de atraso até a um máximo de 15%

Regime de assiduidade

Realização dos trabalhos de forma individual com data de entrega e realização da apresentação prática a combinar com os estudantes até final semestre.

Bibliografia Principal

ANICO, Marta;Museus e pós-modernidade: discursos e performances em contextos museológicos locais., Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas., 2008 (tese] Cota: 069(469.411) ANI-MUS)
CASSEN, Bernard;Cette arme de domination., Manière de Voir. Nº 97. Fev.-Mar. p. 4
FRÓIS, João Pedro;Os Museus de Arte e a Educação. Discurso e Práticas Contemporâneas., in www.museologia.pt, ano II, n.º 2 (disponível no portal www.ese.ips.pt)
GUEDES, Maria Carmina Brito de Arriaga Correia;Guião para professores "A escola vai ao museu"., Lisboa: IIE. Cota: 371.233(036) GUE-GUI, 2002
Directrizes Da Ifla/Unesco;OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA PUBLICA, (s/l):Caminho, 2003
REBELO, Carlos Alberto;A Difusão da Leitura Pública., Porto: Campo das Letras., 2002
Conselho Internacional dos Museus: http://icom.museum/
Conselho Internacional da Música; www.icm-cim.org
Organismo mundial para as artes performativas: http://www.iti-worldwide.org
Rede bibliotecas escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
UNESCO: www.unesco.org
GARCIA, Nuno Guina;O museu entre a cultura e o mercado: um equilíbrio instável., Coimbra: Instituto Politécnico, 2003 (Cota: 069.1 GAR-MUS)
Instituto Português de Museus: http://www.ipmuseus.pt/pt/ipm/A3/IH.aspx
BARBOSA, Sandra Daniela Ferreira;Serviços Educativos online dos Museus: Análise de actividades, Universisdade do Minho, 2006
GONÇALVES, Alexandra R.;Museus, Turismo e Território., Peniche: Congresso Internacional Turismo da região de Leiria e Oeste, 2007
Museologia e animação de espaços museológicos:;Museologia e animação de espaços museológicos:, I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2000 (Cota: 069.61 MUS)
Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 03:19:19 Última actualização: 2010-07-19