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Metodologias e Projetos de Animação Socio-educativa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
LAIS20022 |
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Sigla: |
MPAS |
Áreas Científicas: |
Matemática, Pedagogia |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
18 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Identifica necessidades de animação sócio-educativa;
- Identifica boas práticas de animação socio-educativa;
- Conhece, analisa e problematiza modelos, técnicas e práticas de animação sócio-educativa relacionando diferentes objectivos, contextos, áreas de intervenção e públicos
- Analisa um projecto de animação socio-educativa identificando as suas diferentes componentes;
- Concebe, implementa e avalia uma acção de intervenção socio-educativa
- Constrói ou recria diferentes materiais, dinâmicas ou jogos educativos de acordo com os objectivos de intervenção.
Conteúdos programáticos
- Conceitos de animação sócio-educativa;
- Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude;
- Metodologias e técnicas de animação sócio-educativa
- Concepção, implementação e avaliação de projetos de animação sócio-educativa;
- Contextos, projetos e práticas de animação sócio-educativa na sociedade portuguesa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conceitos de Animação Sócio-educativa são abordados para os estudantes poderem desenvolver projectos na área, teórica e tecnicamente fundamentados;
A abordagem das problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude (perturbações do comportamento social, abandono e insucesso escolar, negligência e maus tratos) possibilita trabalhar com diferentes populações
A elaboração, implementação e avaliação de projectos de animação sócio-educativa possibilita o saber necessário à actividade como animadores em contextos educativos diferenciados
A abordagem da realidade portuguesa e o estudo das boas práticas de animação sócio-educativa permite o aprofundamento do conhecimento das diferentes práticas de modo a desenvolverem uma profissionalidade actualizada e criativa.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas constantes do programa bem como a exploração e experimentação prática, individual e grupal, de metodologias e técnicas de animação sócio-educativa, com vista a uma compreensão e integração de saberes na elaboração de projetos para contextos e públicos diferenciados. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de textos e de documentos e a produção de trabalhos de diferente natureza.
Por outro lado, a metodologia compreende a realização de seminários com convidados externos, a dinamização a pares de atividades de animação socio-educativa e uma reflexão crítica e colectiva sobre o trabalho, bem como o delineamento de atividades de animação sociocultural e respetivo desenvolvimento em contexto (em articulação com as actividades de iniciação à prática profissional).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino reflectem a flexibilidade dos objectivos do programa. Por isso os estudantes, nas aulas, aprofundam os temas que mais os preocupam como futuros profissionais.
Por outro lado, os conteúdos abordados são necessários ao desenvolvimento das competências a trabalhar nesta unidade curricular.
Os trabalhos práticos permitem estudar a diversidade de contextos em que irão trabalhar.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: (a) participação nas aulas (10%) pesquisa e apresentação dos trabalhos (40%); elaboração de um projecto de animação sócio-educativo (50%).
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita
Bibliografia
Ambrósio, Teresa; Estevão, Lucas; França, Luís de; Pinto, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.
Brandes, Donna; Phillips, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e Pedagogia. Lisboa.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Jacquin, Guy (1963) A Educação pelo jogo. Livraria Editora Flamboyant. Colec. Psicologia e Educação. São Paulo.
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Lopes, João Teixeira (2000). A Cidade e a Cultura: Um Estudo sobre práticas Culturais Urbanas. Porto: Edições Afrontamento
Maisonneuve, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.
Salgueiro, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663
Sampaio, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial Caminho. Lisboa. P.214.
Vasconcelos, A. Â. (2007). A Música no 1.º ciclo do Ensino Básico: o estado a sociedade, a escola e a criança. Revista de Educação Musical, N.º 128-129, Maio - Agosto e Setembro - Dezembro
Observações
Dependendo das sessões e/ou tutoria será disponibilizada bibliografia mais específica de acordo com as temáticas e o trabalho desenvolvido
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