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Comunicação Empresarial e Marketing
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
LAIS303 |
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Sigla: |
CEM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
26 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objectivo geral
Compreender teorias e conceitos da comunicação institucional e aprender a desenvolver e aplicar estratégias de comunicação em organizações são os objectivos centrais da unidade curricular.
Objectivos específicos
Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações;
Desenvolver competências para a implementação de estratégias de comunicação;
Conhecer os diferentes sectores da comunicação institucional e as suas especificidades;
Actuar nos distintos campos do trabalho de comunicação empresarial e das relações públicas;
Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
Aprender a aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação.
Conteúdos programáticos
1. Teorias da comunicação institucional e empresarial.
Teorias e conceitos da comunicação empresarial e das relações públicas.
Evolução histórica.
2. Teorias e conceitos de Marketing.
Teorias e conceitos de marketing.
Micro e macro ambiente de acção.
Públicos.
3. Campos da comunicação institucional.
Empresas privadas.
Organizações corporativas e representativas.
Organizações públicas e órgãos de governo.
Organizações não-governamentais.
4. Ética e Responsabilidade Social.
Ética.
Responsabilidade Social.
5. Áreas da comunicação empresarial.
Comunicação interna.
Comunicação externa.
Assessoria de Imprensa.
Marketing e publicidade.
6. Estratégia de comunicação.
Missão, identidade e imagem corporativa.
Públicos-alvo.
Planeamento estratégico.
7. Tecnologias e ferramentas da comunicação empresarial.
Produtos e processos de Comunicação.
Produtos e processos de publicidade e marketing.
8. Gestão da comunicação.
A estratégia no contexto da empresa.
A execução da estratégia.
Serviços externos.
Gestão dos profissionais.
Distribuição e disseminação dos produtos, serviços e práticas.
Processos de avaliação.
Gestão de crises.
Palavras Chave
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação
Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas
Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor
Ciências sociais > Economia > Economia social
Ciências sociais > Economia > Marketing
Metodologias de ensino
A disciplina tem como método privilegiado a articulação entre teoria e estudos de caso para a concretização do seu objectivo.
Metodologia e provas de avaliação
1. Avaliação individual, através de trabalho escrito. O aluno deverá desenvolver o plano estratégico de comunicação de uma organização.
2. Avaliação colectiva, através de trabalhos em grupo com apresentação escrita e oral. Planear, criar e desenvolver um produto/serviço de comunicação e realizar a sua implementação.
3. Avaliação contínua: participação nos encontros; leituras, discussão e interacção com o grupo; capacidade de investigação, método de trabalho, reflexão, análise e criatividade.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
ALMEIDA, Vítor. 2000. A Comunicação Interna na Empresa. Práxis.
BÉON, Philippe. 1993. Como desenvolver a comunicação na empresa. Mem Martins: Publicações Europa-América.
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CAETANO e RASQUILHA, Joaquim e Luís. 2005. Gestão da Comunicação. Quimera Editores.
CORNELISSEN, Joep. 2011. Corporate Communication, A Guide to Theory and Practice. Londres: Sage.
GOMES, António Silva. 1994. Publicidade e Comunicação. Lisboa: Texto Editora.
GRUNING, James. E. 1992. Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
HACKLEY, Chris. 2009. Marketing: a critical introduction. Los Angeles: Sage.
LAMPREIA, J. Martins. 1998. Comunicação Empresarial: as relações públicas na gestão (colecção de textos). 1998. Lisboa: Texto.
LEE e KOTLER, Nancy R e Philip. 2016. Social marketing: changing behaviors for good. Londres: Sage.
LLOYD e LLOYD, Herbert e Peter. 1995. Relações Públicas: as técnicas de comunicação no desenvolvimento da empresa. Lisboa: Presença.
O’HAIN, Friedrich e Dee; Dan, Gustav W. e Lynda. 2005. Strategic Communication in Bussiness and the Professions. Boston: Houghton Miffin Company.
PIRES, Aníbal. 1991. Marketing: conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo.
SALLY, Dibb. 1995. Marketing: concepts and strategies. Boston: Houghton Migglin.
SEITEL, Fraser. 2004. The practice of Public Relations. New Jersey: Pearson Prentice Hall.
TAYLOR, Simon. 2005. Defending your reputation: a practical guide to crisis cummunications. Ghaziabad: Thorogood.
WESTPHALEN, Marie-Hélène. A comunicação na empresa. Lisboa: Rés-Editora.
WHITE e MAZUR, Jon e Laura. 1995. Strategic communications management: making public relations work. Wokingham: Addison-Wesley.
Observações
Páginas na internet
Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
http://www.apce.pt/
Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
http://www.apap.co.pt/
Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas
http://www.apecom.pt/
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
http://www.erc.pt/
SOPCOM
https://www.sopcom.pt/page/home
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