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Linguística Portuguesa I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
LGP10004 |
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Sigla: |
LPI |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
16 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Sistematizar conhecimentos prévios por área de estudo das ciências da linguagem;
- Relacionar etapas de aquisição e distúrbios da linguagem verbal e gestual;
- Refletir sobre atitudes linguísticas portuguesas;
- Conhecer características linguísticas e não linguísticas da comunicação oral;
- Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas presentes na(s) comunidade(s);
- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas de escrita;
- Integrar o uso do português no contexto europeu e mundial;
- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
- Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas;
- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
- Utilizar a(s) língua(s) como agente de intervenção e transformação da sociedade;
Conteúdos programáticos
Ciências da Linguagem
. Áreas de estudo
. Aquisição e desenvolvimento
. Vícios de linguagem
. Cultura linguística portuguesa
. Fonética e fonologia
. Prosódia, paralinguísticos e extralinguística
Línguas na Comunidade
. Sistemas de escrita
. Perfil funcional das línguas
. Repertório linguístico-comunicativo
. Línguas da Europa e indo-europeias
. Comunicação em contexto multilingue
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os seis primeiros objetivos deste programa foram formulados tendo em vista a operacionalização direta
de conteúdos programáticos. De modo a realçar a integração vertical dos conteúdos, metade destes
objetivos (segundo, quarto e sexto) incluem vários núcleos de conteúdos. Todos os conteúdos
programáticos são abrangidos pelos seis objetivos em questão.
Metodologias de ensino
Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico).
Realização de exercícios, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos resultados (ensino
teórico-prático).
Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos
complementares de aprofundamento (estudo e avaliação).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos.
Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a orientação tutória e a avaliação. No
entanto, também aos seis objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no
ensino teórico, no estudo e na avaliação
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos:
Participação nas aulas e trabalho autónomo (10%);
Trabalho de pesquisa e apresentação em aula (40%)
Teste final escrito de avaliação de conhecimentos e de competências (50%).
Bibliografia
Crystal, D (1997). The Cambridge Encyclopaedia of Language, Cambridge: Cambridge University Press.
Dubois, J & outros (1994). Dictionnaire de linguistique et des sciences du langage. Paris: Larousse.
Eliseu, AS, Cardeira, E & Malagueiro, S (2008). Enciclopédia do Estudante 13 & 14. Língua Portuguesa I & II. Carnaxide: Santillana Constância.
Faria, IH, Pedro, ER, Duarte, I & Gouveia, CAM (org.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Margarido, A (2000). A Lusofonia e os Lusófonos: Novos Mitos Portugueses. Lisboa: Edições
Universitárias Lusófonas.
Mateus, MHM & Villalva, A (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
Pinto, P.F. (2001). Como Pensamos a Nossa Língua e as Línguas dos Outros. Lisboa: Editorial Estampa.
Raposo, EBP & outros (orgs)(2013). Gramática do Português. Lisboa: F.C.Gulbenkian.
Silva, VA & Costa, J (2008). Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em
http://dt.dge.mec.pt/]
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