|
Linguística Comparada
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
LGP30008 |
|
Sigla: |
LC |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
6 |
Plano de Estudos |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Outra língua: Língua Gestual Portuguesa.
- Sistematizar e relacionar conceitos e métodos fundamentais da análise do léxico e da morfologia das
duas línguas de trabalho: português e LGP;
- Sistematizar e relacionar conceitos e métodos fundamentais da análise do texto e da sintaxe das duas línguas de trabalho: português e LGP;
- Analisar comparativamente as duas línguas de trabalho;
- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
- Utilizar as línguas como agente de intervenção e transformação da sociedade.
Conteúdos programáticos
Lexicologia e Morfologia do Português
. Léxico e vocabulário
. Significação lexical
. Relações semânticas entre palavras
. Formação de palavras
Linguística Textual e Sintaxe do Português
. Textualidade
. Frase negativa e interrogativa
. Frase simples e complexa
. Concordância e elipse
Semântica da LGP
. Sentido literal e sentido figurado
. Equivalentes linguísticos e culturais
. Polissemia e mudança de significado
. Crescimento da língua / neologismos
Sintaxe da LGP
. Análise de textos e da estrutura frásica em LGP
. Frases simples e complexas
. Frases interrogativas
. Frases negativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os três primeiros objetivos deste programa foram formulados tendo em vista a operacionalização direta de conteúdos programáticos. De modo a realçar a integração vertical dos conteúdos, todos estes objetivos
incluem vários núcleos de conteúdos. Todos os conteúdos programáticos são abrangidos pelos três
objetivos em questão.
Metodologias de ensino
- Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino
teórico).
- Realização de exercícios e trabalhos em sala de aula, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos
resultados (ensino teórico-prático).
- Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos
complementares de aprofundamento (estudo e avaliação).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos.
Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a orientação tutória e a avaliação. No
entanto, também aos três objetivos anteriores subjazem as metodologias comparatistas adotadas, em
particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
Metodologia e provas de avaliação
O processo avaliativo será partilhado entre os dois docentes da UC e orientado com incidência nos
seguintes parâmetros:
- Elaboração de trabalhos nas aulas, comportamento, participação e assiduidade (2x20%).
- Elaboração de 2 testes de avaliação escrita (2x30%). Esta componente de avaliação poderá assumir a
forma escrita e/ou ser registada, na forma gestual, em vídeo.
Bibliografia
Amaral, M. et al (1994) Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: Caminho
Correia, M. & Lemos, L.S.P. (2005) Inovação lexical em português. Lisboa: Edições Colibri / APP
Eliseu, A.S., et al. (2008). Enciclopédia do Estudante 13 & 14. Língua Portuguesa I & II. Carnaxide:
Santillana Constância
Faria, I. et al (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho
Fernandes, C. P. (2012) Inclusão na educação surdos: categorias gestuais e desenvolvimento "School
signs", Diss.Mestrado, Porto, ESE/IPP
Freire, M.J. (2012) A tradução e Interpretação de provérbios e expressões idiomáticas em língua gestual – equiv. linguístic.cult. In EXEDRA Português: Investigação Ensino, pp.123-130
Quadros, R. (2006). Estudos Surdos I. Petrópolis: Arara Azul [http://www.editora-araraazul.
com.br/ParteA.pdf]
Raposo, E,B.P. & outros (orgs)(2013). Gramática do Português. Lisboa: Gulbenkian
Silva, V.A. & Costa, J. (2008) Dicionário Terminológico. Lisboa: MEC. [http://dt.dge.mec.pt]
|
|